Ministério Público e Prefeitura adotam medidas para garantir qualidade da carne
Maramata promove atividade com alunos da rede pública municipal
Festa em louvor à São Jorge tem ponto alto nesta 5ª feira
Prefeitura de Ilhéus inicia grande Operação Tapa-Buracos na cidade
Prefeitura de Ilhéus volta a discutir projeto para o Aterro do Itariri com badameiros
Visita de Danielle Mitterrand a Ilhéus abriu o “Ano da França no Brasil”
Newton recebe Ângela Sousa em audiência e atende reivindicações
Ilhéus participa da campanha nacional de vacinação contra a gripe neste sábado, 25
Prefeitura amplia o cadastramento para programa Bolsa Família em Ilhéus
Formação continuada movimenta a rede municipal de educação em Ilhéus
Bando de Teatro Olodum dias 24, 25 e 26 no TMI
Ministério Público e Prefeitura adotam medidas para garantir qualidade da carne
Por solicitação do Ministério Público, através da promotora Karina Gomes Cherubini, foi realizada na manhã de hoje (20), no salão nobre do Palácio Paranaguá, uma nova reunião sobre a comercialização da carne consumida pela população ilheense, sendo apresentado de início um retrospecto de todas as ações empreendidas nos últimos dois anos, e também das novas medidas que devem ser adotadas para que a setor funcione dentro dos padrões de higiene, garantindo desta forma a saúde do consumidor.
A promotora destacou que entre os empecilhos para um maior avanço das ações junto aos proprietários de frigoríficos e matadouros, destacam-se a completa descrença de que não haverá punição, a confiança em apoio político para que a situação permaneça como se encontra, e também a desorganização administrativa na permissão dos boxes. Já entre os avanços, apontou o total apoio das secretarias para encaminhamento das iniciativas, como a realização de palestras em escolas da rede municipal de educação; os seminários para os comerciantes de carne; as blitz realizadas em conjunto com a Vigilância Sanitária, entre outros.
Na sua opinião, uma das principais vitórias foi a conscientização dos comerciantes em adquirir frigoríficos, uma ação que contou com o apoio da Prefeitura em viabilizar recursos através dos órgãos financiadores. Mas, assim mesmo, considerou que novas ações devem ser empreendidas pelo conjunto de parceiros, incluindo-se nesta lista o Conselho Municipal de Saúde, ADAB, CRA, secretarias de Saúde, Serviços Urbanos, Interior, Procuradoria Jurídica, Assessoria de Imprensa, com a finalidade de que a carne consumida pelo ilheense obedeça todos os padrões de saúde e higiene.
Neste sentido, a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, sugeriu a criação de uma equipe, contando com representantes de todos os parceiros envolvidos, para que seja elaborado um projeto e o devido encaminhamento das ações. Entre as medidas discutidas, as que mereceram mais destaque foram as seguintes: realização de recadastramento de todos os proprietários; implantação de um disque-denúncia visando coibir principalmente o transporte de carne clandestina; fiscalização constante no comércio varejista de carne e medidas repressivas contra comerciantes que venderem carne sem refrigeração, além da continuidade de palestras nas escolas municipais.
O administrador da Central de Abastecimento do Malhado, José Victor Pessoa, apresentou várias sugestões para a área que comercializa carne, pois, embora a maioria dos comerciantes já esteja dentro dos padrões, com a aquisição de frigoríficos, não zelam pela higiene do local, jogando detritos em locais inadequados, necessitando desta forma de uma fiscalização rígida e diária. Da reunião, fizeram parte ainda o Procurador Geral do Município, Luís Carlos Nascimento; secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas; secretário de Administração, João Fraga; secretário de Infra-Estrutura, Paulo Goulart; entre outros.
Maramata promove atividade com alunos da rede pública municipal
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), promove nesta quarta-feira, dia 22, diversos eventos para marcar o Dia Mundial do Planeta Terra, em Ilhéus. Tendo como público alvo, professores e estudantes da rede municipal de ensino, o evento acontece das 9h às 13h na sede da Universidade, localizada no bairro Nova Brasília, zona sul de Ilhéus, com exposição de painéis e cartazes, entrega de cartilha sobre a importância da data e palestra “Planeta Terra”, que será proferida pelo arquiteto e especialista em gestão ambiental, Adilson Sitta.
De acordo com o presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, a atividade faz parte de um cronograma de ações elaborado pela entidade com o objetivo de levar à comunidade a refletir sobre os danos causados ao meio ambiente e a discutir novas atitudes que possam ajudar a conter o resultado das ações maléficas feitas á natureza. “Nosso objetivo é fazer com que esses jovens possam atuar como agentes multiplicadores, mobilizando toda a sociedade a estar ciente de seu papel e lutar pela melhoria da qualidade de vida de todos”, enfatizou.
Festa em louvor à São Jorge tem ponto alto nesta 5ª feira
A comunidade católica de Ilhéus celebra nesta quinta-feira, dia 23, o ponto alto das homenagens dedicadas a São Jorge, um dos padroeiros do município. Desde o último dia 14, a Paróquia São Jorge e a Diocese de Ilhéus promovem novenário com o tema “Catequese: caminho para o discipulado e a construção de uma cultura de paz”. Nesta terça-feira, dia 21, o público-alvo são os servidores públicos, para discutir “Catequese como processo de formação permanente e encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo”, com o palestrante Pe. José Benedito.
Na quarta-feira, dia 22, última noite do novenário, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário serão convidados para discutir o tema “Quem se encontra com Jesus Cristo se põe a caminho e faz a experiência do discipulado”, com o Padre Diogo. Para o dia 23, estão previstos alvorada à meia-noite, missa das intenções com animação do Coral Dom Eduardo às 7 da manhã e celebração do Pe. Edmilson, missa solene às 09:30h, que será concelebrada entre Pe Edmilson e outro sacerdotes. Ás 16:30h, acontece a caminhada de fé pelas principais ruas do centro da cidade.
Sobre São Jorge – De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Na adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas e foi promovido a capitão do exército romano e pouco depois se tornou o conde da Capadócia. Após a morte de sua mãe, ele distribuiu toda sua herança aos pobres e mais tarde voltou a ficar conhecido por defender a fé no catolicismo, sendo torturado por várias vezes à mando do imperador Diocleciano, vindo a ser degolado no dia 23 de Abril,data lembrada pela Igreja Católica até os dias de hoje.
Prefeitura de Ilhéus inicia grande Operação Tapa-Buracos na cidade
A Prefeitura de Ilhéus começou no último final de semana uma grande Operação Tapa-Buracos que deverá abranger diversas ruas e avenidas da cidade com ações de recapeamento asfáltico. Resultado de uma determinação do prefeito Newton Lima, o trabalho teve início na avenida Litorânea, localizada no bairro do Malhado, zona norte. Os serviços estão sob a responsabilidade da empresa Engemax Construção Ltda, que está utilizando concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, além de outras artérias do Malhado, também serão beneficiadas pela Operação Tapa-Buracos as avenidas Itabuna, Canavieiras, Princesa Isabel, Antônio Carlos Magalhães, Soares Lopes e Osvaldo Cruz, rua Bento Berilo e subida do alto Boa Vista (alto do Pacheco). “Na seqüência, estaremos dando início ao trabalho nas localidades da zona sul”, informa o secretário.
Além da nova Operação Tapa-Buracos, o secretário adianta que na próxima quarta-feira a Prefeitura também estará dando início a um mutirão de limpeza em vários distritos, vilas e povoados da zona rural, dentro do programa de combate a dengue desenvolvido pela Secretaria de Saúde, incluindo-se capinagem, poda de árvores, limpeza de canais, retirada de entulhos, melhorias de ruas, e ainda reforço na iluminação pública.
Prefeitura de Ilhéus volta a discutir projeto para o Aterro do Itariri com badameiros
Cumprindo pauta de reuniões programadas para discutir o projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário do Itariri, a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), participou de novo encontro, na manhã da última sexta-feira, dia 17, no salão nobre do Palácio Paranaguá, junto com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e representantes das secretarias de Assistência Social e Trabalho, Planejamento e Obras, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Transporte e trânsito. A reunião também contou com a participação de integrantes da comissão de Catadores de lixo.
A apresentação do projeto de requalificação do aterro aos badameiros foi o foco da reunião, que também se destinou a discutir o processo de transição dos catadores para as suas residências, já que técnicos do Conder e da Assistência Social detectaram que mais de 80% dos badameiros que trabalham no aterro do Itariri possuem residência fixa em outro local da cidade, porém, junto com suas famílias, eles residem no local próximo ao aterro a fim de diminuir o gasto com transporte. Atualmente, cerca de sessenta famílias residem no local. Além de conhecer todos os passos do projeto que prevê a requalificação do aterro, os catadores também foram informados sobre o cronograma de novas ações de saúde e da área social.
De acordo com a coordenadora do projeto, Fátima Espinheira, além de possibilitar um melhor destino para os resíduos sólidos, a iniciativa visa garantir uma melhor qualidade de vida aos Badameiros e suas famílias. “Através de uma parceria entre o governo municipal e Conder, as famílias vêm recebendo a visita de profissionais da saúde, que realizam consultas e exames, além de assistentes sociais, que agilizam a retirada de documentos e a inserção dessas famílias em programas sociais”, afirmou. Ainda de acordo com Fátima, assim que for iniciado o início das obras, as famílias deverão ser assistidas com auxílio transporte e também com cestas básicas.
Ainda durante o encontro, também foram discutidas novas ações que contemplam o reaproveitamento do lixo em todo o município. Na opinião do secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Olímpio, “os entulhos, por exemplo, poderiam ser utilizados como matérias-primas para a fabricação de tijolos ecológicos que poderiam auxiliar a construção de casas para famílias com baixa renda e em obras de sustentação de encostas”, sugeriu.
Já o secretário de Serviços Urbanos e de Transporte e Trânsito, Carlos Freitas, enfatizou a necessidade de estruturar um programa de coleta seletiva para as zonas urbana e rural, “o que iria ajudar a cidade a ficar mais limpa e bonita, facilitar o trabalho desses trabalhadores e contribuir para a proteção do meio ambiente”, afirmou. Na próxima semana, a equipe do Conder retorna à cidade para falar o cronograma para o início das obras, que prevê, entre outras ações, a reestruturação de toda a infra-estrutura do local, além da construção de um galpão central.
Visita de Danielle Mitterrand a Ilhéus abriu o “Ano da França no Brasil”
A ex-primeira dama francesa Danielle Mitterrand abriu o “Ano da França no Brasil” ao visitar a cidade de Ilhéus no último sábado, dia 18, quando logo ao desembarcar foi conhecer o Palácio Paranaguá, sede do governo municipal. Na oportunidade, Danielle foi convidada para participar da 3ª Conferência Estadual de Cultura, programada para acontecer no Centro de Convenções, no período de 26 a 29 de novembro. O “Ano da França no Brasil”, uma iniciativa do governo francês e do governo brasileiro, visa o desenvolvimento das relações culturais, políticas e econômicas entre os dois países.
Acompanhada por uma grande comitiva, Danielle Mitterrand foi recepcionada no aeroporto Jorge Amado pelo presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e pelo secretário de Turismo, Hermano Fahning. De lá, seguiu para o Palácio Paranaguá, ícone centenário da cultural regional, quando conheceu o prefeito Newton Lima e a primeira-dama do município, Inês Tavares. Além de vários profissionais de imprensa e do chefe de gabinete Jorge Bahia, também recepcionaram Danielle no Palácio os secretários de Governo, José Nazal, de Finanças, Gilvan Tavares, e de Educação, Sebastião Maciel.
Após sua visita ao Palácio Paranaguá, Danielle Mitterrand conheceu o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Doutor Euclides Teixeira Neto que toca um projeto de beneficiamento de amêndoa de cacau e de produção de chocolate na sede da Superintendência Regional da Ceplac. A programação também incluía uma reunião com os 12 produtores de cacau pré-selecionados para concorrer ao “Concurso Cacau por Excelência”, promovido pelo Centro de Pesquisa Agrícola Francês para o Desenvolvimento Internacional. Na opinião de Maurício Corso, presidente da Fundaci, além de representar um passo importante para a consolidação da cidade como sede do Terceiro Encontro Estadual de Cultura, “a visita de Danielle Mitterrand a Ilhéus também foi uma ótima oportunidade para que a ex-primeira dama, que foi amiga do escritor Jorge Amado, conhecesse de perto as nossas belezas e riquezas histórico-culturais”, diz.
Danielle Émilienne Isabelle Gouze é a vúva do 21º Presidente da República Francesa, François Mitterrand, tendo sido a primeira-dama da França entre 21 de maio de 1981 e 16 de maio de 1995. Atualmente, ela preside a Fundação “France Libertés”. Após assumir suas funções de primeira dama, criou um espaço autônomo de engajamento político terceiro-mundista bastante marcante. Em 1986, ela criou a fundação France Libertés, destinada a responder aos apelos de socorro de mulheres e homens pobres e oprimidos, através de ações varidas de sensibilização e financiamento de projetos. Nestes últimos anos, Danielle colocou o direito de acesso à água como sendo o primeiro dos direitos do ser humano, decidindo fazer desta ação uma de suas prioridades ao lado da educação, da democracia participativa e da economia sustentável.
Newton recebe Ângela Sousa em audiência e atende reivindicações
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã de hoje, dia 22, em seu gabinete, a deputada estadual Ângela Sousa, a qual se encontrava acompanhada do vice-prefeito Mário Alexandre, do secretário de Assistência Social, Augusto Macedo, do secretário do Interior, Isidoro Gesteira, e do secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas. Na oportunidade, a deputada fez um relato ao prefeito das suas ações na Assembléia Legislativa e das reivindicações ilheenses encaminhadas ao governador da Bahia, Jacques Wagner, a exemplo da reforma geral das centrais de abastecimento dos bairros do Malhado e Hernani Sá (Urbis).
Mas o foco principal da audiência foi a solicitação da deputada Ângela Sousa ao prefeito Newton Lima, para que o município faça a doação de dois terrenos, ambos com área de 6.300m2, para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, possa construir escolas de Ensino Médio no bairro de Nossa Senhora das Vitórias, zona sul da cidade, e em Ponta da Tulha, na zona rural. O prefeito se mostrou totalmente receptivo aos pleitos, e afirmou que a Prefeitura já está viabilizando uma área específica no Nossa Senhora das Vitórias, mas para Ponta da Tulha há a necessidade de se buscar um local adequado, uma vez que ainda não foram analisadas todas as áreas disponíveis.
A deputada também anunciou ao prefeito Newton Lima que o Governo do Estado se comprometeu a atender um outro pleito encaminhado, desta vez voltado a realização de reformas no Centro Social Urbano (CSU, na zona norte da cidade, e que se encontra em péssimo estado de conservação, prejudicando as ações sociais ali desenvolvidas. “Queremos cumprir nosso papel junto ao município de Ilhéus, e creio que esta parceria entre a Prefeitura e Estado facilita as tramitações das solicitações para que possamos promover ações concretas voltadas para o bem estar de nossa comunidade”, salientou Ângela Sousa.
Além de agradecer o empenho da deputada, e reafirmar sua disposição de cada vez mais fortalecer a parceria com o Governo do Estado, Newton Lima parabenizou Ângela Sousa pelo seu trabalho desenvolvido na Assembléia Legislativa, voltado não só para Ilhéus como também para toda a região, “que necessita de uma voz forte e atuante para viabilizar nosso desenvolvimento”. Ainda durante a audiência, ambos conversaram a respeito da construção do novo Departamento de Polícia Técnica (DPT), já garantido pelo Estado, e também da vinda até agora confirmada, do governador Jacques Wagner, no próximo dia 30, para inauguração da reforma da ponte Lomanto Júnior.
Ilhéus participa da campanha nacional de vacinação contra a gripe neste sábado, 25
A secretaria municipal de Saúde participa neste sábado, dia 25, das 8 às 17 horas, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, cuja meta municipal é imunizar 19 mil e 750 idosos a partir dos 60 anos de idade. Em Ilhéus, informa a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a vacinação começou desde a última segunda-feira, dia 20, em todos os postos de saúde da cidade, devendo se prolongar até o próximo dia 12 de maio. Na zona rural, abrangendo vilas, povoados e distritos, o trabalho está sendo realizado por dez equipes, formadas, cada uma delas, por dois vacinadores.
A coordenadora de imunização do município, Kátia Chagas, salienta que, além dos postos de saúde, o trabalho de imunização contra a gripe conta com a participação de unidades móveis, que, durante toda a semana, estarão visitando igrejas, associações de moradores e demais entidades que possuam uma significativa concentração de idosos. “Para reforçar ainda mais esse trabalho, no sábado, 25, dia nacional de mobilização contra a gripe, estaremos utilizando nove unidades móveis e 40 postos fixos, divididos nas regiões norte, sul, oeste e centro da cidade”, enfatiza a coordenadora.
Ainda como parte da campanha de vacinação contra a gripe, no dia 24 de abril, as equipes de imunização estarão visitando a localidade rural de Aritaguá; dia 28, Castelo Novo; dia 29, Banco do Pedro; dia 4 de maio, Ponta do Ramo; dia 5, Carobeira e Juerana; dia 6, Pimenteira; dia 7, Inema, Couto e Santo Antônio; e dia 8, Banco Central. As demais localidades terão suas datas de visitação definidas nos próximos dias.
Brasil – No ano passado, 80% dos idosos foram vacinados em todo o Brasil, evitando as complicações decorrentes da gripe, como pneumonia e bronquites, e diminuindo, consideravelmente, as internações causadas pela doença nos idosos. A vacinação protege contra os incômodos causados pela doença, como febre, indisposição, dor no corpo, falta de apetite e prostração, além de possíveis complicações.
A vacina contra a gripe, que tem ação durante 12 meses, é o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e de suas complicações. Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra gripe é composta por três tipos de vírus influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B), sendo que esta composição é atualizada a cada ano com base nos dados de vigilância epidemiológica da gripe (dados clínicos e laboratoriais, fornecidos por uma rede mundial de centros de vigilância, inclusive com informações coletadas no Brasil, o que a torna adequada para o Brasil.
A vacina atua de modo a ensinar o sistema imunológico a concentrar suas forças para um contra-ataque rápido. Como os vírus apresentam mutações constantes nos seus antígenos (alvos imunológicos), hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA), isso impede que os leucócitos B e T, treinados pela vacina anterior, venham a se juntar a eles. Por isso, uma nova vacina deve ser produzida com os vírus das campanhas anteriores. A meta do governo federal é vacinar em todo o Brasil cerca de 20 milhões de idosos.
Prefeitura amplia o cadastramento para programa Bolsa Família em Ilhéus
Com o intuito de aumentar a realização de cadastros no programa Bolsa Família, por determinação do prefeito Newton Lima, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus vêm realizando desde o mês de fevereiro, visitas constantes aos distritos da cidade. O programa procura beneficiar famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza com o objetivo de garantir nutrição, saúde e cidadania para a população.
Distritos como Japú, Serrado, Acuípe e Sapucaeira já passaram pelo recadastramento oferecido pela secretaria. O coordenador do Programa Bolsa Família em Ilhéus, Pedro Lucas Calazans confirma a importância da descentralização do projeto: “A importância da visita nos distritos é realizar a atualização cadastral que deve ser feita anualmente, realizar acompanhamento nutricional, da freqüência escolar além de promover fiscalizações para identificação de benefícios irregulares, verificar a situação de famílias que descumpriram algumas das condicionalidades do programa, pois é nesses distritos onde estão localizadas as famílias mais vulneráveis e que tem dificuldade de chegar até a cidade”, afirmou.
Para se cadastrar no programa, é necessário que a família tenha uma renda per capita de até R$ 137,00. Essa família pode se dirigir até secretaria, levando todos os documentos dos familiares e solicitar a sua inclusão no Bolsa Família. Esse cadastro é encaminhado para Brasília onde será avaliado, e caso seja aprovado, em até três meses o benefício é liberado.
Segundo o coordenador Pedro Lucas, “é através deste cadastro que o governo vai identificar a caracterização socioeconômica das famílias, a escolaridade das crianças, o acompanhamento nutricional e a análise das principais necessidades das famílias cadastradas, auxiliando o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população”.
Esse tipo de atividade faz parte da implementação da Política Pública da Assistência Social no município de Ilhéus. Outras informações podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que fica na Rua Mário Alfredo s/n, Av. Itabuna, em suas unidades de atendimento ao público como os CRAS – Centro de Referência da Assistência Social localizados nos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Barra e Banco da Vitória ou através dos sites (www.mds.gov.br).
Formação continuada movimenta a rede municipal de educação em Ilhéus
A rede municipal de educação vem investindo na formação continuada, possibilitando cursos, oficinas e seminários na tentativa de atender as necessidades urgentes do setor em Ilhéus. A informação é do secretário Sebastião Maciel, que explica que “a formação continuada é uma das ações de concretização da política de valorização do professor, que tem o objetivo de incentivar o profissional de educação infantil, Educação de Jovens e Adultos (Eja), educação especial e ensino fundamental séries iniciais e finais a investir na sua formação individual e coletiva necessárias na construção de competências profissionais”.
O secretário esclarece que um dos eixos de maior afirmação nessa gestão é a efetiva transformação da qualidade de trabalho realizada pelos professores como forma de elevar os índices de aprovação e realização sócio-educativa da comunidade, o que atende a determinação do prefeito Newton Lima. “É consenso que a melhoria da educação perpassa pela formação continuada constante, continuação dos estudos para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido por todos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, ou seja, quando se fala em nível de qualidade do ensino fala-se na formação profissional como um dos fatores determinantes”.
Projetos iniciados – Segundo Sebastião Maciel em abril a secretaria municipal de Educação iniciou a formação continuada com vários cursos a exemplo de Gestar I e Gestar II formados por língua portuguesa e matemática, pró-letramento linguagem e alfabetização e pró-letramento em matemática, novas perspectivas para a orientação educacional o público-alvo são os orientadores educacionais. Já os cursos de linguagens da arte e atitudes filosóficas constam de dança, música, artes visuais, teatro, os fazeres na educação infantil e de Libras.
Em maio a secretaria inicia o curso de aprendizagem e desenvolvimento humano a fim de atender as necessidades do trabalho com o ciclo. A coordenadora do Programa de Formação Continuada da secretaria municipal de Educação, professora Áurea Cristina diz que “enfim, a formação continuada é uma realidade em Ilhéus que procura atender a demanda do município e aos professores do estado e da rede particular que procuram investir na sua formação”.
Bando de Teatro Olodum dias 24, 25 e 26 no TMI
Uma das principais referências culturais na Bahia, o Bando de Teatro Olodum, retorna a Ilhéus após 10 anos. O grupo teatral participa, entre os dias 24 e 26, das comemorações pela reabertura do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Serão encenados dois dos grandes sucessos do Bando, ainda inéditos na região: “Ó Pai, ó!”, que se tornou filme de longa metragem e série de TV (Rede Globo/2008), e “Áfricas”, seu primeiro espetáculo infanto-juvenil.
Na agenda do grupo, além dos espetáculos (“Ó Pai, ó!”, nos dias 24, 25 e 26 de abril, às 20h30min; e “Áfricas”, nos dias 25 e 26, às 16 horas), também serão realizadas as Oficinas de Performance Negra, com moradores da região, nos dia 1º, 2 e 3 de maio. As oficinas fazem parte do projeto de intercâmbio do Bando com o interior da Bahia e outras cidades por onde se apresenta.
Serão quatro oficinas distintas: teatro, dança, música para teatro e memória e identidade. As inscrições serão gratuitas e realizadas no turno vespertino, na Fundação Cultural de Ilhéus, na rua Jorge Amado, 21, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73)3634-8986. As oficinas tem patrocínio da Petrobras, por meio da lei de incentivo à Cultura do Governo Federal, e tem como um dos objetivos obter relatos de afrodescendentes para, no futuro, servir de base para uma nova montagem do grupo.
Quem é – O Bando de Teatro Oludum é formado por um elenco de atores negros, iniciado em 1990 em colaboração como Grupo Cultural Olodum, tendo a frente os diretores Márcio Meirelles e Chica Carelli. Hoje conta com mais de 30 componentes, todos oriundos de oficinas e seleções promovidas regularmente. Com uma linguagem própria e contemporânea, o Bando já produziu cerca de 20 espetáculos de teatro – além de atuações no cinema e na TV – e ganhou expressão nacional. Vencedor do Prêmio Braskem de melhor espetáculo, com Sonho de uma noite de verão (2006) e Áfricas (2007). Merece menção também, além de Ó paí, ó!, Cabaré da RRRRRaça (1997) – o maior sucesso do grupo nos palcos.