“O SILENCIO DOS PASSAROS”
Performance do coreografo Ucraniano Waldemar Kretchkowsky e Alex Telles
“O Silêncio dos Pássaros é um sopro interior, a emergência dos sentimentos mais profundos que se alimentam do cotidiano, transformando-o em imaginário.
Uma batida de asas, um grito, um silêncio…
Um salto no desconhecido, onde os dois artistas se encontram e se alimentam do instante presente, buscando a força através da fragilidade gerada pelo acaso”.
Waldemar Kretchkowsky – Nascido na Ucrânia e residente na França há 7 anos, W.K. tem experiência de 22 anos com dança clássica e contemporânea, formado no conceituado Centro Coreográfico Nacional de Montpellier/ Mathilde Monnier (França). Suas maiores influências são a arte e a cultura soviéticas, o expressionismo alemão e o meio artístico contemporâneo francês. Na última década tem desenvolvido projetos em companhias de dança francesas e o seu trabalho é estreitamente relacionado às preocupações artísticas atuais, misturando diálogo e experimentação. Seus últimos trabalhos como dançarino foram nas companhias Gilles Veriépe (Don Quixote, 2009; Zoet, 2007) e Sui Generis (Eaux Forte, 2008), com os coreógrafos Gilles Veriépe e Emanuelle Vo-Dhin, respectivamente. Como coreógrafo, seu mais recente trabalho é a peça de dança contemporânea “Você vai chorar a tua liberdade”, foi o solo “The King of love is dead”, apresentado no Teatro Molière, na Aliança Francesa de Salvador (junho de 2008) e mais recentemente no Festival de Vanves Artdanthé, em Paris (jan/2009). Sua pesquisa coreográfica propõe colocar o corpo em consciência, como somos conscientes do sol que se levanta ou da chuva. Dessa forma, questiona permanentemente a simplicidade do movimento nascido do cotidiano. Ele próprio define: “Quando decidimos dançar e somos tomados pela dança (o movimento voluntário-involuntário), decidimos onde nos abandonamos, nos apegamos ou nos desprendemos, E para isso ocorrer com maior fluidez, integralidade e liberdade, a minha proposta é desconstruir os movimentos para reconstruí-los. É o que chamo “o desprendimento da forma e da beleza”, visando tocar a essência, num mundo onde tudo é dança” (W.K).
Alex Telles. Dançarino e ator. Aos 16 ans, participou como intérprete da peça de teatro” É positivo », representada por 3 anos. Neste período começou a fazer ança, participando de diversos festivais.Atualmente dança na Academia de Ballet Balare e na Companhia de Dança do Ventre Maktub, como dançarino. Seu mais recente trabalho é a peça de dança contemporânea “Você vai chorar a tua liberdade”, de Waldemar Kretchkowsky.
TERÇA-FEIRA 21 DE ABRIL DE 2009 – AS 20 HS
ALTO DE SAO SEBASTIAO – ILHEUS – BAHIA
INGRESSOS – 5,00