Improviso, Oxente! aborda descobertas de Galileu Galilei

As observações astronômicas de Galileu Galilei, feitas na primeira década do século XVII, nortearam o Improviso, Oxente! da última quarta-feira (15). O projeto da Casa dos Artistas de Ilhéus recebeu o professor Jules Soares, do grupo de Astrofísica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que falou sobre como o cientista italiano mudou as concepções sobre o universo, descobrindo novas estrelas, fases de planetas e vendo a superfície irregular da Lua.
Tendo as descobertas de Galileu Galilei como tema central deste bimestre, as discussões geradas pelo Improviso, Oxente! também servirão de base para a nova montagem do Teatro Popular de Ilhéus: A vida de Galileu, de Bertolt Brecht. “Estamos não só aprendendo a respeito da astronomia, mas também sobre como devemos ampliar o nosso olhar em relação ao universo”, declarou o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.

Seguindo a base do projeto, que proporciona explanações intercaladas por apresentações artísticas, o público conferiu as improvisações da banda responsável pela trilha sonora do espetáculo sobre o cientista italiano que revolucionou a astronomia. Na ocasião, houve também a performance artística dos atores Guilherme Bruno e Germano Lopes, interpretando as constatações de homens após terem observado a Lua através do telescópio de Galileu.
Assim como na abertura da atual edição do projeto, além de explanações e debates, haverá ainda mais observações do espaço através do telescópio. Na semana passada, o público conferiu os anéis de Saturno, sexto planeta do Sistema Solar. Na próxima quarta-feira (22), está prevista a visualização de Vênus, planeta mais próximo da Terra e antes confundido com uma estrela devido ao seu brilho intenso.
Com entrada franca, o Improviso, Oxente! acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas. A iniciativa conta com o apoio do Colegiado de Física e do Grupo de Astrofísica da Uesc. “Como a UNESCO escolheu 2009 como o ano da astronomia, toda a comunidade, principalmente estudantes, está convidada a participar do projeto”, disse o diretor da Casa dos Artistas.

Programação da Casa dos Artistas
Nesta sexta-feira (17), a partir das 20 horas, o grupo Improviso Nordestino presta homenagem a Raul Seixas, com o show “A mosca na sopa”. A vida de um dos principais nomes do rock brasileiro será contada e cantada com participações especiais de músicos convidados. No sábado (18), tem o infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta”, às 17h30min.
E, na próxima terça-feira (21), a Cia Itinerante de Teatro Pato Mojado faz apresentação única às 20 horas. O espetáculo do grupo argentino é baseado na tradição dos saltimbancos e arte circence. Utilizando máscaras, danças, números de contorcionismo e equilíbrio em pernas-de-pau, os artistas encantam público de idades variadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *