Prefeitura Municipal de Ilhéus

Fundação Cultural de Ilhéus inicia cursos e oficinas na próxima 2ª feira

Acusações de irregularidades na merenda escolar são inverídicas

Prefeitura segue levando serviços de saúde em Ilhéus com o Odontomóvel

Paróquia de São Jorge inicia novenário em homenagem ao santo padroeiro de Ilhéus

Fundação Cultural de Ilhéus inicia cursos e oficinas na próxima 2ª feira

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) inicia na próxima segunda-feira, dia 13, vários cursos e oficinas de teatro, expressão corporal, preparação de voz (canto e coral), pintura em tela, reciclagem e contação de histórias. O objetivo é despertar vocações e conhecimentos artístico-culturais, “fazendo com que os participantes passem a atuar como multiplicadores dessas experiências”, avalia o presidente Maurício Corso.

O Núcleo de Cursos, Oficinas e Eventos da Fundação Cultural de Ilhéus informa que os cursos de teatro e de expressão corporal estão sob a responsabilidade do professor e teatrólogo Pawlo Cidade e de Bianca Lavigne, respectivamente. Já a oficina de reciclagem “reciclarte” terá a coordenação de Jeferson Ferreira. Para o curso de pintura, a Fundaci contará com a experiência do artista plástico Carlos Makalé, para o de preparação de voz, Toninho Melo, e para o de contação de história, Érika Santos.

Acusações de irregularidades na merenda escolar são inverídicas

O secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel, rebateu esta semana algumas acusações que vêm sendo feitas, basicamente através de blogs e de um jornal de Itabuna, de que recursos da Merenda Escolar de Ilhéus foram aplicados na aquisição de alimentos que não chegaram às escolas. Em nota de esclarecimento, Maciel lembra que é, no mínimo, contraditória a informação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), uma vez que a entidade tem em seu poder documentos que atestam toda a movimentação financeira, “já que possui o dever de emitir um parecer a cada final de ano, opinando quanto à aplicação dos referidos recursos. Assim, qualquer leitor mais atento percebe que a intenção é fazer oposição ao governo com o intuito de tentar desestabilizar o processo”.

Maciel afirma que a notícia de que grande volume de recursos foi pago entre 17 de dezembro de 2008 e o início de 2009 não pode prosperar, uma vez que todos os pagamentos foram realizados e contabilizados como despesas correntes de 2008. “Esqueceu a denunciante ou não quis informar que somente os cheques foram compensados em janeiro de 2009, não constituindo nenhuma irregularidade, com amparo no processo de licitação, na modalidade pregão presencial nº 009/2008”.

Ainda de acordo com a nota, “a comunidade é testemunha de que não faltou merenda nas escolas. Todos os pagamentos foram efetuados até 31 de dezembro de 2008, sendo que a merenda adquirida durante o exercício de 2008 foi consumida até o dia 6 de janeiro de 2009, quando as últimas unidades escolares encerram o seu ano letivo, não existindo nenhum pagamento com recursos orçamentários do ano anterior”.

O secretário municipal de Educação garante que, em todo o ano de 2008, foram aplicados os valores que compõem a prestação de contas anual do programa escolar de alimentação de Ilhéus. “E essa documentação foi conferida pelos auditores do FNDE, quando de sua auditoria anual, feita de 16 a 20 de fevereiro deste ano, oportunidade em que foram pontuados pelos auditores todos os itens levantados pelo CAE dentro da mais perfeita legalidade. Será que os auditores não perceberam nada sobre o ‘sumiço’ da Merenda? E por que o CAE não fez a denúncia na reunião citada para a qual foram convocados exatamente para esclarecer possíveis dúvidas?”, questiona Maciel.

Uma outra prova da normalidade é que o FNDE quando constata má aplicação dos recursos da Merenda suspende o repasse pela conta da Prefeitura, transferindo para as contas das escolas. Uma notícia veiculada na imprensa deu conta de que os recursos das primeiras parcelas de 2009 estão na conta da Prefeitura. “Assim sendo, não teria sido mais ético, correto e justo, como, aliás, deve se comportar o controle social, antes de acusar publicamente e sem provas, pedir ou até mesmo exigir explicações sobre o que houve? Será que a Secretaria de Educação não tem deixado claro em todas as suas ações de que trabalha de forma correta, criteriosa e transparente diante dos conselhos e da comunidade? Algum dia este governo negou informações solicitadas pelo CAE ou dificultou o diálogo?”, indaga, na nota de esclarecimento, o secretário de Educação.

Prefeitura segue levando serviços de saúde em Ilhéus com o Odontomóvel

Oferecendo suporte principalmente às famílias da zona rural de Ilhéus, através da oferta de serviços preventivos de saúde, o governo municipal intensifica ações este mês por meio da unidade móvel odontológica – Odontomóvel. A secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, lembra que o atendimento é realizado sempre das 8 às 17 horas, período que a equipe formada por dentista e auxiliares realiza tratamento dentário, aplicação de flúor, realização de palestras e distribuição de material informativo.

A coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde informa que a equipe de assistência odontológica presta atendimento nos dias 13 e 14, no São Miguel, zona norte da cidade. Nos dias 15 e16, será a vez de Pimenteira receber o “Odontomóvel”. Já no dia 17, o atendimento chega ao distrito de Inema. A programação inclui visitas, no dia 22, à localidade de Novo Ilhéus e, dia 24, à escola municipal de Itariri.

Pela escala de atendimento de abril serão contempladas as comunidades das localidades rurais de Rio do Engenho (27), Areia Branca (28), Santo Antonio (29) e Couto (30). Marleide diz que a visita do “Odontomóvel” pode ser solicitada por administradores, presidentes de associações de moradores de bairros e representantes de escolas ou creches. O contato é feito através do telefone (73) 3234-3712.

Paróquia de São Jorge inicia novenário em homenagem ao santo padroeiro de Ilhéus

A comunidade religiosa de Ilhéus inicia no próximo dia 14 festa em louvor a São Jorge. Para homenagear um dos santos padroeiros da cidade, a Paróquia São Jorge e a Diocese de Ilhéus realizam novenário até o próximo dia 13 com o tema “Catequese: caminho para o discipulado e a construção de uma cultura de paz”. Durante os nove dias de oração, vários sub temas serão abordados entre a comunidade cristã e grupos da sociedade. O ponto alto da festa se concentra no dia 23, com programação festiva que contará com alvorada, missa solene e caminhada de fé.

Na terça-feira (14), o novenário será aberto com a discussão do sub tema “Como promover uma cultura de paz”. Para discutir o assunto, que será ministrado pelo bispo da cidade, Dom Mauro Montagnolli, serão convidados representantes dos setores de indústria e comércio. ércio, paróquias, além dos colégios Santa Ângela, IME, Catalão, Instituto Piedade e famílias. A segunda noite (15) é voltada para a área de segurança e discute o tema “O discipulado no ministério de Jesus Cristo” com o Pe. Gilberto Reis e terá como convidadas representantes da segurança pública, paróquias e dos colégios Militar e Estadual.

Na quinta-feira (16) o sub tema a ser discutido é “Discípulos de Emaús: experiência do Encontro com Jesus Cristo no caminho, na palavra e na Eucaristia”. A terceira noite do novenário terá como palestrante o padre Paulo Brandão e será dedicada à área de cultura e turismo, e também contará com a participação de novas paróquias, escolas e famílias. A quarta noite de louvor traz o tema “Paulo Apóstolo, o catequista itinerante”, será abordado pelo Pe. José Alvino Cristo e contará com a presença dos profissionais da área da saúde, Apostolado da Oração, paróquias, escolas e famílias.

Dando seguimento ao novenário em louvor a São Jorge, na quinta noite, sábado (18), será discutida, pelo Pe. Carlos Granja, “A identidade de Jesus é mais uma maneira de exercer o discipulado” e terá entre seus convidados representantes de Clubes de Serviços e da Pastoral familiar. No domingo (19) “Catequese, serviço eclesial e caminho para o discipulado” será abordado pelo seminarista Wellington e é voltado para toda a juventude. Na segunda-feira (20) profissionais da educação serão convidados para discutir junto com o Pe. Marcos Lemos o sub tema “A segurança é fruto da paz e a paz é fruto da justiça”.

A catequese volta a ser discutida na penúltima noite do novenário, terça-feira (21), através do tema “Catequese como processo de formação permanente e encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo” e terá como público convidado os servidores públicos e como palestrante o Pe. José Benedito. Na última noite do novenário, quarta-feira (22) representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário serão convidados para discutir o tema “Quem se encontra com Jesus Cristo se põe a caminho e faz a experiência do discipulado”, que será abordado pelo Padre Diogo.

Todas as noites do novenário serão animadas por corais e grupos de canto da cidade, a exemplo do Coral Dom Eduardo, grupo Celebrai, Missa para os homens, Ava, entre outros. As reuniões acontecem sempre a partir das 19 h na Igreja Matriz de São Jorge e no último dia de homenagens em louvor ao santo padroeiro está programada alvorada, às 0h; missa das intenções com animação do Coral Dom Eduardo às 7 da manhã, missa solene às 09:30h e caminhada de fé pelas principais ruas do centro da cidade, às 16:30h, com saída da Igreja Matriz de São Jorge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *