Prefeitura Municipal de Ilhéus

Programação de eventos do TMI para este mês de abril

Ações da Secretaria de Serviços Urbanos contemplam diversas áreas de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus decreta ponto facultativo nesta 5ª feira

Governo de Ilhéus trabalha para valorizar artistas locais e regionais


Programação de eventos do TMI para este mês de abril

“A vida é uma comédia” estará em cartaz de 17 a 19 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus, sempre às 20h30min. A direção é de Marcos Wainberg, o “Diretor”, do quadro Severino, do humorístico “Zorra Total”, da Rede Globo de Televisão. A produção informa que o espetáculo já foi assistido por mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil, através do ator Fábio Moraes, que interpreta diversos personagens que contagiam o público. O ingresso custa 20 (inteira) e 10 reais (meia entrada).

Conforme a direção de eventos do teatro, outros eventos estão programados para este mês no Municipal. De 24 a 26, sempre às 20 horas, o Bando de Teatro Olodum traz o espetáculo “Ó Paí, ó!”, com direção de Márcio Meirelles. E, para os dias 25 e 26, a partir das 15 horas, o mesmo grupo apresenta o show “Áfricas”.

“Quebra nozes” – Já no dia 29, às 20 horas, o público de Ilhéus e região terá a oportunidade de assistir o espetáculo de dança “Quebra nozes”, protagonizado por alunos da academia Tonus. O ingresso – 20 reais (inteira) e 10 reais (meia entrada) – pode ser adquirido antecipadamente na bilheteria do teatro, em horário comercial.

A programação deste mês para o Teatro Municipal de Ilhéus traz também no dia 30, às 15 horas, o espetáculo “Via sacra em versos”, que conta a história de Jesus Cristo como personagem histórico e humano, rompendo com as imagens estereotipadas dos personagens que compõem esta saga (Maria Madalena, Maria) e promovendo releituras e ampliando o universo de cosmovisão do público. Ele é apresentado pelo Grupo Arte Viva Perna-de-pau e possui o selo do Ministério da Cultura (Cultura Viva).

Diário do hospício – Encerrando o período mensal de eventos, está programado o espetáculo “Diário do hospício”, a ser protagonizado por atores da Companhia Trapizonga de Teatro. A direção é de Márcio Gledson. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, lembra que essa pauta está sujeita à modificação.

Ações da Secretaria de Serviços Urbanos contemplam diversas áreas de Ilhéus

Mantendo um cronograma para contemplar toda a extensão de Ilhéus com serviços essenciais, a exemplo de roçagem, capinagem e limpeza, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, vem realizando diversas atividades na cidade. Além de garantir a boa aparência e uma melhor qualidade de vida para a população, a medida da Prefeitura visa dificultar a formação de focos da larva do mosquito transmissor da dengue.

Na avenida Soares Lopes, trabalhadores da Secretaria realizam limpeza e capinagem próximo ao campo da Adebi. No Malhado, outra equipe está fazendo a limpeza de um dos trevos localizados na avenida Antônio Carlos Magalhães para a construção de um jardim. A medida visa estimular a população a não jogar lixo ou entulhos no local, o que vinha acontecendo com freqüência, colaborando, inclusive, para a formação de pontos de focos de proliferação da larva do Aedes Aegypti

Por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, alguns locais da cidade estão recebendo uma atenção maior dos serviços básicos feitos pela secretaria municipal de Serviços Urbanos como limpeza, roçagem e capinagem, a fim de evitar a formação de focos das larvas do mosquito transmissor da dengue. Segundo informou o secretário da pasta, Carlos Freitas, em bairros como Nossa Senhora da Vitória e Salobrinho, além da Estância Hidromineral de Olivença, essas ações vêm sendo intensificadas já que possuem índices preocupantes de infestação do mosquito.

Esta semana, técnicos da Secretaria estão fazendo levantamento de áreas e terrenos baldios, que podem estar servindo como focos de proliferação do mosquito. “Após a inspeção, será feita uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde no sentido de identificar e extinguir esses criadouros”, explicou. Nos demais bairros e localidades rurais, o trabalho vem seguindo o cronograma de rotina.

Prefeitura de Ilhéus decreta ponto facultativo nesta 5ª feira

A Prefeitura de Ilhéus, bem como as demais repartições públicas do município, não funcionará nesta quinta-feira (9). Por se tratar do período em que se celebra a Semana Santa, o prefeito do município, Newton Lima, decretou ponto facultativo na quinta-feira, uma vez que a Sexta-Feira da Paixão (10) é feriado nacional. Mesmo com o ponto facultativo, órgãos e entidades que desempenham atividades essenciais e que não podem sofrer interrupção, a exemplo de coleta de lixo e serviços em hospitais e postos de saúde, estarão funcionando dentro da sua normalidade.

Seguindo o calendário de feriados nacionais e municipais, na próxima semana, também não haverá expediente no feriado nacional de Tiradentes, lembrado no dia 21, e no feriado municipal de um dos padroeiros da cidade, São Jorge, celebrado no dia 23. De acordo com o secretário municipal de Administração, João Fraga, os pontos facultativos são datas instituídas pelos poderes municipal, estadual e federal, “estando vinculadas a comemorações de populares ou religiosos”, afirmou.

Governo de Ilhéus trabalha para valorizar artistas locais e regionais

Desde setembro de 2007, quando assumiu o governo municipal pela primeira vez, o prefeito Newton Lima vem buscando novos caminhos para valorizar os artistas locais e regionais com o objetivo de fortalecer a cidade e o Sul da Bahia como grandes pólos culturais. A noite de reabertura do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), ocorrida na última sexta-feira (3), com a presença de centenas de convidados, deu o tom desse esforço. Vários artistas de Ilhéus e da região, ligados à música, à dança e à arte de representar, participaram da festa, emocionando e arrancando aplausos entusiasmados da platéia.

Antes da reabertura do TMI, cuja obra de reforma foi tocada pessoalmente pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, o público ganhou uma bela apresentação da Filarmônica Capitania dos Ilheos. Todos os músicos, adolescentes conduzidos pelo músico e regente Letto Nicolau, estavam em trajes de gala e emocionaram os convidados com interpretações nacionais e internacionais. Na entrada e no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, estátuas humanas de deusas gregas e uma ambientação especialmente produzida, com móveis da década de 30 e cenas dos espetáculos que compõem a programação futura da Casa, como “Cangaço”, “Áfricas” e “Ó Paí, Ó”.

Na abertura da solenidade, uma belíssima declamação do poema “Búfalo de Fogo”, de Sosígenes Costa, pela atriz Tereza Damásio, com direção e fotogramas de Eliane Sabóia. Na seqüência, a declamação do poema “Produção ou Frustração”, da poeta e atriz Patrícia Galdino. No final do primeiro ato, a declamação do poema “Jequitibá Rei” feita pelo premiado ator José Delmo. Todos com uma participação brilhante e elogiada por Márcio Meirelles, secretário de Cultura do Estado da Bahia.

No segundo ato da noite, o público pôde conferir uma verdadeira celebração musical, com a apresentação do grande músico ilheense, o cantor e compositor Délio Santiago, que interpretou as músicas “E daí”, de Milton Nascimento, e “Itamarandiba”, inspirada no poema de Carlos Drumond de Andrade. A cantora Selma Aguiar, acompanhada pelo pianista argentino Pablo Fornasari, foi um dos pontos altos da festa, dando vida às músicas “Besame”, de Flávio Venturini e Murilo Antunes, e “Balada para un loco”, de Astor Piazzola, interpretações que levaram o público ao delírio.

Exposição, MPB e Bossa Nova – Um dos momentos mais aguardados da reabertura do TMI foi a apresentação do espetáculo “Engenho”, com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), a principal companhia de dança do Norte e Nordeste e uma das cinco principais do país. Sob a direção artística do bailarino e diretor Paullo Fonseca e coreografia do alemão Felix Ruckert, “Engenho” fez do amargo da escravidão à doçura do açúcar uma “experiência estética fantástica e sensualmente adorável”. Logo após o espetáculo, os convidados puderam participar, na Galeria do Teatro, do coquetel de abertura da exposição inédita do artista plástico Guilherme Albagli de Almeida, intitulada “O Felino Voador”. Encerrando a noite, foi realizado um grande show com a cantora Márcia Alencar, que apresentou, na praça do teatro, o melhor da MPB e da Bossa Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *