Em Salvador, Newton Lima tratou de vários assuntos de interesse de Ilhéus
Redução do FPM já afeta as finanças do município de Ilhéus
Saúde de Ilhéus já notificou 1.690 casos suspeitos de dengue clássica
Curso de formação de professores da EJA será aberto amanhã em Ilhéus
CONVITE – Missa de 7º Dia – Paulo Roberto Pinheiro Gonçalves
Em Salvador, Newton Lima tratou de vários assuntos de interesse de Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado do secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub, participou esta semana (1 e 2), em Salvador, de uma série de reuniões, audiências e encontros com autoridades estaduais para tratar de vários assuntos de interesse do município. A programação incluiu uma reunião com Hitoshi Ishihara, diretor da Base Aerofotogametria e Projetos, e com o consultor Guarani Valença de Araripe, que teve como tema o serviço de levantamento aerofotogamétrico realizado em janeiro passado, com cobertura de 80% da área do município de Ilhéus.
Newton Lima teve também uma audiência com Antônio Carlos Batista Neves, secretário de Infraestrutura, e Jorge Tuffic, Diretor Geral do Derba. Na oportunidade, foi discutido o serviço de iluminação da Ponte Lomanto Júnior, a celebração de um convênio com o Derba, para realização dos serviços de melhoria e manutenção das estradas vicinais do município, e a formalização de uma parceria voltada para o estudo do levantamento aerofotogramétrico do município, com vistas a elaboração e formatação de projetos de infraestrutura urbana e rural.
O chefe do Executivo ilheense teve, ainda, audiências com Cesar Nunes, secretário de Segurança Pública, e Raul Coelho Barreto Filho, diretor geral do Departamento de Polícia Técnica, para tomar conhecimento sobre o andamento da instalação do DPT de Ilhéus, que foi desativado e vem causando sérios problemas à comunidade. No bojo da programação, Lima participou de uma reunião na Casa Civil, com os coordenadores de Políticas Governamentais do Estado, Eracy Lafuentes Pereira e Sérgio Manzione; superintendente de Transporte, Neville Chamberlain da Silva; Floro, da secretaria de Indústria, Comércio e Mineração; e o consultor de Transportes da DUX, Carlos Alberto Nóbrega, para tratar sobre o projeto do Porto Sul com agendamento das reuniões de apresentação do projeto definitivo.
Ainda em Salvador,o prefeito Newton Lima participou também de uma reunião com Otávio Pimentel, Isaias e Edmundo Pereira sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), cuja regulamentação será assinada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva no próximo dia 6, na cidade de Montes Claros (MG). Lima teve ainda um encontro com Antônio Celso Pereira Filho, Diretor da Codeba, para tratar do projeto de revitalização do antigo porto e da implantação do Porto Pesqueiro de Ilhéus. Por último, participou de uma reunião na EDZA, com José Carlos Zanata, para retomada do Programa de Modernizaçao Administrativo Tributária – PMAT, financiado pelo BNDES, e abandonado desde 2006.
Redução do FPM já afeta as finanças do município de Ilhéus
O município de Ilhéus vem sendo afetado duramente com a queda de 25% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) verificado nos três primeiros meses deste ano, isso, sem contar com os seqüestros nos repasses realizados pelo INSS para pagamentos de dívidas junto aquele órgão, assim como para pagamentos de precatórios. Esta situação, explica o secretário de Finanças, Gilvan Tavares, vem levando a Prefeitura de Ilhéus a enfrentar alguns problemas para honrar seus compromissos junto aos seus fornecedores, e também com a folha de pagamento dos servidores efetivos e comissionados.
A situação financeira do município, continua o secretário, só não se encontra em estado mais caótico devido as medidas adotadas pelo prefeito Newton Lima, desde o início do ano, determinando a contenção total de despesas, procurando desta forma, pelo menos, manter o básico em funcionamento. Mesmo assim, acrescenta, áreas primordiais da administração, a exemplo da saúde, infraestrutura e serviços urbanos, vêm sendo bastante prejudicados para dar continuidade às suas ações, em que pese a total dedicação dos gestores destas pastas.
Lembra Gilvan Tavares que a filosofia do governo Newton Lima sempre foi a de buscar solucionar os problemas financeiros do município sem tornar essa situação pública, por entender que a comunidade não deve ser afetada e tem direito ao atendimento aos seus pleitos. “Entretanto, diante da gravidade do atual momento, chegamos a conclusão da necessidade de comunicar estes fatos, não só porque não sabemos quando a situação irá minimizar, como também para prestar esclarecimentos claros sobre os motivos que vem levando a Prefeitura a conter seus investimentos”, afirmou. Entretanto, salienta Tavares, o governo municipal está se readequando a mais essa crise, que é conjuntural, no sentido de restabelecer de imediato a normalidade de seus serviços
UPB – A União dos Municípios da Bahia (UPB) atribui a redução do FPM, “à crise econômica mundial, que provocou diminuição na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Imposto de Renda (IR), que compõem o fundo. Com a redução do FPM e as demais perdas provocadas pela crise econômica, como a redução de 46% nos royalties do petróleo, de 15% no Imposto sobre Serviços (ISS) e de 26% no Imposto sobre a Transferência de Bens Imóveis (ITBI), podem tornar o município deficitário”.
Para discutir as ações que serão desenvolvidas para combater o impacto da redução do FPM, a UPB estará realizando na próxima segunda-feira, dia 06, em sua sede, em Salvador, uma Assembléia Geral dos Prefeitos Baianos, tendo o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já confirmado a sua participação. “Somente com a união de todos poderemos obter resultados satisfatórios e garantir a normalidade administrativa em nossos municípios”, frisou Newton.
Saúde de Ilhéus já notificou 1.690 casos suspeitos de dengue clássica
Segundo diagnóstico da coordenação da Vigilância à Saúde da Prefeitura de Ilhéus, foram notificados até ontem (2), no município, 1.690 casos suspeitos de dengue clássica e 35 casos confirmados por laboratório, não sendo registrado nenhum óbito por dengue hemorrágica. Enfatizando que “a prevenção continua sendo a principal arma”, a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, explica que os agentes de endemias intensificam ações diárias e conscientizam a população para os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Com o objetivo de desafogar o atendimento de emergência nos hospitais de Ilhéus e atender os moradores com suspeitas da doença, além de pessoas de cidades circunvizinhas, a exemplo de Itacaré e Una, a secretaria municipal de Saúde instalou na zona norte, o posto de atendimento e ambulatório do bairro do Malhado. Da mesma forma, no Teotônio Vilela, foi instalado um posto de pronto de atendimento 24 horas que já se tornou referência para os pacientes com suspeitas da enfermidade. Marleide Figureido lembra que no posto funciona laboratório de análises clínicas para agilizar o diagnóstico e o tratamento, realizando, também, hemogramas e outros exames necessários.
A secretária de Saúde de Ilhéus ressalta que um outro posto avançado de atendimento foi montado na área psiquiátrica do Hospital Geral Luís Viana Filho, localizado no alto da Conquista. “Essa estratégia da prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, foi formada para desafogar o atendimento nos hospitais, além de propiciar um atendimento mais rápido”, afirma.
Sobre a dengue – A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, na maioria dos casos, de evolução benigna. O principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A dengue clássica geralmente se apresenta com febre e dores na cabeça, no corpo e nas articulações. Já a dengue hemorrágica que é a forma mais severa da doença, em alguns casos, o paciente pode ter sangramentos e, nas situações ainda mais graves, ir a óbito.
Nas palestras, visitas domiciliares e nos materiais informativos são sempre repassados esclarecimentos à comunidade. A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Já o ciclo de transmissão ocorre da seguinte forma: num primeiro momento a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao sair os ovos as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Depois se transformam em mosquitos adultos que vivem em média 45 dias. A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16º C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30 a 32º.
Tratamento – A reidratação oral deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e principalmente da febre. O tratamento da dengue serve apenas para aliviar os sintomas: fazer a reposição dos líquidos perdidos e manter a atividade sangüínea. A pessoa deve mantida em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre. Não há tratamento específico para o paciente com a dengue clássica. O médico deve tratar apenas os sintomas, como febre, dores na cabeça e no corpo, além daqueles devido à desidratação (perda de líquidos do organismo por causa da febre, diarréia ou vômito).
Curso de formação de professores da EJA será aberto amanhã em Ilhéus
A secretaria municipal de Educação realiza amanhã (4), a partir das 8 horas, na sala de reuniões de sua sede, localizada na avenida Itabuna, a abertura do Curso de Formação de Professores da Eja (Educação de Jovens e Adultos). Segundo o secretário de Educação, professor Sebastião Maciel Costa, a proposta é aperfeiçoar e atualizar a prática pedagógica dos profissionais que trabalham com esta modalidade de ensino.
Durante o evento, acontecerão duas palestras: “inclusão de pessoas com necessidades especiais na Eja”, proferida pela professora Lucília França; e “andragogia” (educação voltada para adultos), tema abordado pela orientadora educacional Marilene Araújo. A coordenadora geral da Eja, Jozair Anunciação do Amaral, informa que essa formação terá uma carga horária de 80 horas para os concluintes do curso. “Vale ressaltar, que o curso se dará de 15 em 15 dias, contemplando três turmas: quarta-feira à tarde; quinta-feira à noite; e sábado, pela manhã”, completa a coordenadora.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. No início dos anos 90, o segmento passou a incluir também as classes de alfabetização inicial. O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996 (LDB).
CONVITE
Missa de 7º Dia
Paulo Roberto Pinheiro Gonçalves
A Prefeitura de Ilhéus, através de sua Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, convida a todos para a celebração de Missa de 7º Dia do saudoso amigo e companheiro jornalista Paulo Roberto Pinheiro Gonçalves, que acontecerá neste domingo, dia 5, às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Malhado.
Desde já agradece a todos aqueles que comparecem a este ato de fé cristã