Diretor anuncia que ZPE de Ilhéus sairá do papel

O engenheiro civil Otávio Pimentel, sócio-diretor da empresa concessionária das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) na Bahia, garantiu que a ZPE de Ilhéus nunca esteve tão próxima de tornar-se realidade. Além do presidente Luís Inácio Lula da Silva assinar na próxima segunda-feira em Montes Claros (MG) a Lei que regulamenta o projeto, os caminhos que estão sendo tomados pelo governo do Estado para a implantação do Complexo Intermodal (Ferrovia-Porto-Aeroporto), no sul da Bahia, são fundamentais para a consolidação da ZPE ilheense.


O projeto que cria a ZPE de Ilhéus foi assinado há 19 anos pelo então presidente José Sarney. Uma área de 2 milhões 230 mil metros quadrados, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, foi desapropriada e está abandonada. Mas o projeto não andou. Segundo Pimentel, àquela época não havia força. “O presidente Lula retomou a idéia, promoveu as mudanças necessárias para adequar as ZPEs à nova realidade mundial e, agora, elas vão sair do papel”, garantiu. Para ele, a implantação da ZPE de Ilhéus agora dependerá apenas do cumprimento das exigências dos órgãos ambientais.

O prefeito Newton Lima, que está em Salvador e participou da reunião, mostrou-se favorável ao projeto e disse que todas as medidas necessárias serão tomadas para garantir o empreendimento em Ilhéus. Ontem, o prefeito de Ilhéus esteve com técnicos do governo do Estado e recebeu a informação de que, até o final deste mês, estará em suas mãos o projeto oficial com detalhes sobre a implantação do Porto Sul.

O que é a ZPE?

A ZPE caracteriza-se como uma área de livre comércio especialmente delimitada. É destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. As empresas instaladas terão um regime aduaneiro e cambial especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *