Prefeitura Municipal de Ilhéus

Informar continua sendo o melhor caminho para combater a Dengue

Ilhéus comemora temporada de verão e já se prepara para a próxima

Prefeitura de Ilhéus inaugura unidade de saúde no São Miguel

Inscrições para cursos de arte se encerram no dia 6 de abril

Comitê de Controle da Dengue promoverá reunião na segunda-feira, dia 30, em Ilhéus


Informar continua sendo o melhor caminho para combater a Dengue

Nas últimas semanas, o governo ilheense vem intensificando a execução de uma série de medidas com a finalidade de combater, de forma concreta, o perigo da dengue. Entre as ações, a exemplo do que ocorre em várias partes do país, está o trabalho de conscientização. A secretaria municipal de Saúde entende que o melhor caminho para afastar, de uma vez por todas, a infestação pelo mosquito transmissor, o Aedes aegypti, é fortalecer medidas capazes de prevenir a possibilidade da doença.

Palestras, visitas domiciliares e distribuição de materiais informativos, entre outros instrumentos, seguem sendo utilizadas para levar importantes esclarecimentos à comunidade. A dengue é uma doença febril aguda, causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e que tem como principal vetor o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A dengue clássica apresenta-se, geralmente, com febre e dor de cabeça, no corpo e nas articulações. Já a dengue hemorrágica, que a exemplo da clássica também afeta crianças e adultos, é a forma mais severa da doença, podendo causar sangramentos e levar o paciente a óbito.

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Já o ciclo de transmissão ocorre da seguinte forma: num primeiro momento, a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Depois deste período, transformam-se em mosquitos adultos, que vivem em média 45 dias. A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16º C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30 a 32º.

O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta, e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. Todavia, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem ocorram durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois, num primeiro momento, ela não dói e nem coça. Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. Segundo os especialistas, o tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem.

Tratamento – A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, serve apenas para aliviar os sintomas, fazer a reposição dos líquidos perdidos e manter a atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre. Não há tratamento específico para o paciente com a dengue clássica, devendo o médico tratar apenas os sintomas, como a febre, as dores de cabeça e no corpo, além daqueles devidos à desidratação (perda de líquidos do organismo devido a febre, diarréia ou vômito).

Prevenção – O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias, como ensolaradas. Portanto, a comunidade deve tomar cuidado com caixas d’água, barris, tambores, vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, calhas de telhados, bacias, canaletas e drenos de escoamentos, entre outros. A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a população a partir da adoção de medidas simples, mas importantes, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

Algumas medidas – As principais medidas para eliminar os locais de reprodução do mosquito são, entre outras, cobrir depósitos de água, uma vez que uma boa vedação de tampas em recipientes como poços, tanques e caixas d’água impedem que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, alertam as autoridades, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos. É importante também remover o lixo, uma vez que detritos em volta das casas podem servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Finalmente, não basta trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. Agentes de saúde enfatizam que é preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, uma vez que, nesses locais, os ovos eclodem e se transformam em larvas.

Ilhéus comemora temporada de verão e já se prepara para a próxima

A temporada de verão chegou em sua reta final e Ilhéus já está colhendo os frutos dos bons resultados obtidos durante o período da estação do sol. Com o número recorde de paradas de transatlânticos – este ano foram 48, enquanto que no último verão foram apenas 37 –, gerando, de acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), a visita de mais de 120 mil turistas e um incremento de aproximadamente R$ 150 milhões na economia local, o município se consolidou definitivamente com umas rotas mais requisitadas da Bahia.

A grande procura pela cidade este ano foi bastante comemorada não só pela Secretaria de Turismo como também por representantes de segmentos ligados ao comércio e à prestação de serviços. Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus, Nelson Oliveira, mesmo em períodos de crise econômica mundial, esse foi um dos verões de maior movimento em Ilhéus. “Nossa categoria ficou muito satisfeita com a grande procura dos turistas pelos serviços, principalmente pelos pacotes para passeios, que atraiu muitos cruzeiristas que aportaram na cidade”, afirmou.

O empresário do ramo da culinária típica, Guido Paternostro, também confirma a ótima temporada. “A cidade esteve bastante cheia durante todo o verão, o que ajudou a aquecer vários setores da economia, como bares, restaurantes, comércio e artesanato, entre outros”. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Marcelo Oliveira, o comércio também foi outro setor bastante beneficiado com as paradas. “Era possível notar a cada chegada de navios um movimento incomum nas ruas e lojas do comércio, assim como nos bancos, lanchonetes e casas lotéricas, por exemplo”.

Com relação a redução de números de paradas feita por uma das empresas que operava no receptivo de turistas à cidade, Fahning explicou que a operadora em questão está expandindo sua atuação no nordeste e, por questões operacionais, vem utilizando em maior escala os serviços do Porto de Salvador. “No entanto, os espaços deixados pela operadora já estão sendo devidamente absorvidos por outras operadoras, que compreendem a cidade como um dos principais pólos turísticos da Bahia, conhecido mundialmente pelas obras de Jorge Amado”, enfatizou.

Além do seu belo litoral e de seu patrimônio histórico e cultural, outro setor que vem se destacando e chamando cada vez mais a atenção dos visitantes no roteiro turístico é a rica gastronomia regional. Já para a próxima temporada, Ilhéus possui 43 paradas de transatlânticos pré-agendadas, e segundo a Setur, este número deve crescer ao longo do ano e superar as expectativas previstas pelo órgão para o verão 2009/2010.

Prefeitura de Ilhéus inaugura unidade de saúde no São Miguel

O bairro São Miguel, que abriga uma comunidade de pescadores localizada na zona norte da cidade, passa a contar com unidade de saúde básica, em atendimento a uma antiga reivindicação dos moradores e determinação do prefeito Newton Lima. O posto foi equipado com consultório médico e salas destinadas a outros procedimentos, como injeção e curativos, além de serviço de farmácia destinado à distribuição de medicamentos. A unidade vai ser inaugurada às 17 horas de segunda-feira (29), pelo prefeito e pela secretária de Saúde, Marleide Figueiredo.

Está é primeira unidade de saúde do bairro e vai funcionar na principal avenida de acesso de veículos à localidade. Há muitos anos que os moradores do São Miguel vinham solicitando intervenção da prefeitura, no sentido de instalar uma unidade no bairro, tendo em vista o crescimento populacional da comunidade. Os moradores, em sua grande maioria pessoas de origem humilde, não possuem condições financeiras para se deslocar, em busca de atendimentos médicos, para uma das unidades localizadas no centro da cidade, como, aliás, vem ocorrendo.

A iniciativa da Prefeitura de Ilhéus deixou a comunidade contente por vários motivos, sendo que, um deles, está relacionado à possibilidade de atendimento da nova unidade. O bairro, península margeada pelo rio Almada e pelo oceano, possui muitos problemas, entre os quais os relacionados às questões de saúde e aos avanços da maré, ameaça constante às habitações da localidade.

Inscrições para cursos de arte se encerram no dia 6 de abril

O projeto de desenvolvimento de cursos e oficinas que a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) promove anualmente já se encontra com inscrições abertas. Os interessados devem procurar a sede da instituição, na rua Jorge Amado, centro histórico da cidade. O processo para participar de um dos cursos oferecidos, gratuitamente, envolve apresentação da cópia da carteira de identidade e comprovante de residência. Os cursos e oficinas são destinados a jovens acima dos 13 anos e adultos. O presidente da Fundaci, Maurício Corso, lembra que as aulas começam na próxima quinta-feira (2).

Segundo o presidente, existem vagas para interessados em cursos de teatro, expressão corporal, preparação de voz (canto e coral), pintura em tela, reciclarte e contação de histórias. Todos os cursos serão ministrados por instrutores capacitados e possibilitam uma base para o início de carreiras correlatas, a depender do interesse do aluno em uma das iniciativas da Fundaci, que tem como finalidade ampliar a atividade cultural no município, através da oferta de cursos artísticos variados e gratuitos.

Maurício Corso lembra que este ano o trabalho foi descentralizado como forma de ampliar a oferta de vagas e oferecer atividades para estudantes, principalmente de bairros periféricos. “Com os cursos, a Fundaci se propõe a levar para adolescentes, jovens e adultos, formas distintas de se fazer arte, tendo como meio maior o ensino de atividades artistas voltadas para o despertar vocacional”, comenta o presidente.

A coordenadora da iniciativa, Dida Maria, que integra o Núcleo de Cursos, Oficinas e Eventos da Fundaci, chama atenção para o fato de que todos os cursos possuem vagas limitadas. O de teatro oferece 40 e o de expressão corporal o mesmo número. O primeiro ficará sob a responsabilidade do professor e teatrólogo Pawlo cidade, enquanto o segundo será ministrado por Bianca Lavigne. A oficina de recliarte tem 15 vagas e as aulas ficarão a cargo de Jéferson Ferreira. O curso de preparação de voz possui 20 vagas disponíveis e elas serão ministradas por Toninho Melo.

Seguindo a programação do projeto, o curso de técnica de pintura, que será orientado pelo artista plástico Carlos Makalé, tem 15 vagas disponíveis para jovens e adultos. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, na sede da Fundaci. No que concerne à oficina de contação de histórias, a coordenadora disse que as aulas ficam sob a responsabilidade da professora Érika Santos. Neste caso, o número de público é ilimitado e acontece em escolas, centros comunitários ou em clubes sociais.

Comitê de Controle da Dengue promoverá reunião na segunda-feira, dia 30, em Ilhéus

O Comitê de Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue em Ilhéus está convidando representantes de diversos órgãos, entidades e instituições para participarem de uma grande reunião que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30. O encontro, considerado estratégico para o combate à doença, será realizado no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, centro da cidade.

Programada para começar às 15 horas, a reunião tratará de vários assuntos, entre eles a posse dos membros do Comitê, a definição da Diretoria Administrativa e um grande debate com apresentação de novas propostas capazes de reduzir os riscos da dengue. Deverão estar presentes, entre outras autoridades, o atual presidente do Comitê, Jorge Luiz Santos, e a secretaria municipal de Saúde, Marleide Oliveira Figueiredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *