A questão da falta de incentivos financeiros às instituições que ofereçam tratamento aos dependentes químicos que não possuem recursos para mantê-los afastados das drogas, será o assunto da próxima sessão especial que a Câmara dos Vereadores de Ilhéus realizará na próxima terça-feira (31) a partir das 16h. Além disso, vereadores e sociedade organizada vão discutir outras questões ligadas ao aumento da violência em decorrência do consumo e a importância da participação do poder público e da sociedade no combate às drogas e no tratamento dos dependentes químicos do município.
A proposição para sessão foi do vereador professor Alzimário Belmonte (Gurita), que usa como justificativa a necessidade de se tratar a dependência como uma questão de Saúde Publica, fazendo os investimentos necessários nas instituições que tratam da doença. “Muitas famílias não possuem condições financeiras de cuidar de parentes com este problema e os centros de reabilitação têm feito um trabalho extraordinário na recuperação destes cidadãos, apesar da carência de recursos”, lembrou.
O vereador justifica ainda a necessidade para a realização da sessão dizendo que é preciso determinar a responsabilidade de cada setor na busca por soluções que atenuem o drama dos dependentes químicos e de seus familiares. Em sua proposição, ele sugere medidas capazes de reduzir o sofrimento do viciado e familiares, a exemplo do apoio de parceiros na busca para a solução do problema junto a administração municipal e aos centros de reabilitação para o cidadão que não pode arcar com um tratamento particular. De acordo com o presidente Jailson Nascimento, além da realização de sessões especiais abordando temas de interesse da população, para o segundo semestre serão realizadas sessões itinerantes nos bairros e distritos de Ilhéus.
Para debater o assunto foram convidadas Associações de moradores, Diretores de Escolas, os Comandantes das Policias Militar, Civil e Federal. Os centros de reabilitação Talitha Kum, Comunidade Terapêutica Vida Serena, Casa de Repouso Palavra da Vida, Casa de Recuperação Cidade de Refúgio, centro de Recuperação Leão de Judá e o Centro de Recuperação do Teotônio Vilela, além de todos os seguimentos interessados no assunto.