Será realizado nesta 5ª feira, dia 26, em Ilhéus, grande encontro com orientadores educacionais
Em Ilhéus, moradores do Hernani Sá promovem mutirão contra a dengue
Prefeitura conclui obras no jardim do shopping popular
Ilhéus implanta coleta seletiva para resíduos odontológicos
Será realizado nesta 5ª feira, dia 26, em Ilhéus, grande encontro com orientadores educacionais
Com o objetivo de ouvir e atender às principais necessidades dos orientadores educacionais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, promove nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 14 horas, um grande encontro com profissionais da área. Denominado “Tempo de estabelecer laços”, o evento acontecerá no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, centro da cidade, e será aberto pelo secretário de Educação, Sebastião Maciel.
A coordenadora educacional Sandra Catharina Santos enfatiza que a realização do encontro, que também contará com a participação de gestores escolares, é de grande importância para a rede municipal de ensino, “uma vez valoriza profissionais que prestam assistência ao alunado no plano social, emocional e cognitivo”. Ela informa que o “Tempo de estabelecer laços” contará também com a participação de várias entidades, como Caps, Conselho Tutelar, Ministério Público, Projovem, Peti e Projeto Sentinela.
Criada no governo Newton Lima, a Coordenação de Orientação Educacional tem o papel de fortalecer o trabalho dos orientadores. “A Prefeitura de Ilhéus concluiu que os orientadores ficavam isolados nas diversas unidades escolares da rede municipal. A coordenação foi criada, então, para unificar esse trabalho e dar, também, um maior suporte a esses profissionais, tão importantes no dia-a-dia das escolas”, enfatiza Sandra.
Melhoria – A orientação educacional é uma área que atua no processo pedagógico com a finalidade de colaborar para a formação dos alunos. No contexto atual, busca uma maior aproximação com o projeto pedagógico da escola, priorizando não mais atender “alunos-problema”, mas discutir, com todos os alunos e professores, os problemas vivenciados e as possíveis soluções. Especialistas acreditam que a Orientação possa contribuir positiva e significativamente para a melhoria da qualidade de ensino, bem como para a busca de uma sociedade mais justa, democrática e humana.
Em última análise, o orientador educacional é um profissional que exerce um papel político-pedagógico na relação com a escola e com a sociedade em geral. Como profissional voltado para a educação pedagógica, o orientador deve contribuir para uma educação de qualidade, com atendimento às necessidades individuais e sociais, tendo em vista a construção de uma sociedade melhor. A função do orientador educacional deve ser entendida como um projeto que tende a proporcionar os meios necessários para a formação integral e personalizada do aluno em todas as suas capacidades. A idéia é procurar ajudar o estudante na formação de uma cidadania crítica e na construção do conhecimento; facilitar as condições de aquisição desse conhecimento; e promover as interações e toda a teia de relações capazes de envolver o sujeito e o meio.
Em Ilhéus, moradores do Hernani Sá promovem mutirão contra a dengue
O trabalho realizado pela Prefeitura de Ilhéus com o objetivo de conscientizar a população para a necessidade de combater a dengue vem gerando diversas iniciativas populares. Em uma delas, a Associação de Moradores do Hernani Sá, bairro localizado na zona sul da cidade, em parceria com a comunidade e diversos órgãos, iniciou ontem (23) um grande mutirão, que prevê a execução de diversas e variadas atividades.
Além da comunidade em geral, as ações contam com a parceria da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Funasa, Polícia Militar, Núcleo da Mulher e associações de moradores da Faelba e Santo Antônio. O coordenador do mutirão, Odaílson Aranha, afirma que a mobilização comunitária para combater a dengue já está contando com a participação de dezenas de moradores, “que, mais do que iniciativas isoladas, integram um grande exército contra a doença”.
Odaílson informa que o mutirão começou ontem (23) com a abertura de um estande na praça do Hernani Sá (Urbis), poda de árvores, entrega de material informativo nas residências e distribuição de sacos de lixo para coleta seletiva. A exemplo do que aconteceu na segunda-feira, durante todo o dia de hoje (24), o mutirão continuará promovendo palestras nas escolas Horizontina Conceição, Caic, Apae e Moisés Bohana. Para amanhã (25) e quinta-feira (26), a programação prevê a montagem de um grande acampamento em área localizado nas proximidades do Caic com o objetivo de inibir que moradores continuem jogando lixo no local. Para sexta-feira (27), a organização reservou um apitaço, com concentração marcada para às 8 horas, na praça do Hernani Sá. Logo depois, informa Odaílson Aranha, haverá caminhada pelas ruas do bairro e localidades adjacentes. Finalmente, no sábado (28), acontecerá o recolhimento dos sacos para coleta seletiva com a participação do Núcleo da Mulher.
Prefeitura conclui obras no jardim do shopping popular
A Prefeitura de Ilhéus concluiu as obras no jardim que fica localizado entre o escritório da Ceplac e o Shopping Popular, na praça Cairu, centro da cidade. A reurbanização da área é parte da política de transformação de espaços ociosos em parques e jardins, seguindo orientação do prefeito Newton Lima. O trabalho foi tocado com recursos próprios, pela Secretaria de Serviços Urbanos, com a proposta de criar uma área de lazer para comerciantes, consumidores e moradores das proximidades.
Depois de ter concluído os serviços relacionados à construção de bancos, canteiros, instalação de luminárias e sombreiros, entre outros equipamentos importantes para o espaço, a Secretaria de Serviços Urbanos vai começar uma segunda etapa da obra: o plantio de mudas florais e ornamentais, nos canteiros centrais, para deixá-lo mais belo e humano. A área foi cedida pela Ceplac, em atendimento à solicitação da prefeitura, no sentido de tornar o local mais agradável e oferecer opção de lazer à população, principalmente ao segmento que trabalha no Shopping Popular.
Apesar de ainda restarem alguns serviços de jardinagem, o espaço já está sendo bastante utilizado pelos microempresários e consumidores do shopping, como estava previsto no projeto de realização do jardim, que vai fazer conjunto com outro que fica ao meio da praça Cairu. A iniciativa está deixando a praça Cairu ainda mais bela.
O secretário Carlos Freitas disse que outras iniciativas da mesma natureza foram autorizadas pelo prefeito Newton Lima. Algumas ações estão planejadas para bairros e, outras, para a zona central de Ilhéus. Freitas cita as melhorias realizadas num pequeno jardim instalado na praça do Malhado, o que permitiu mudança do visual do local e a humanização da área. Carlos O secretário destaca também os trabalhos de recuperação de diversos espaços ociosos que foram aproveitados pela Prefeitura, como a construção de canteiros na praça Misael Tavares, ainda em fase de conclusão; praça Santa Rita, na Conquista; Parque Luis Eduardo Magalhães, no bairro do Malhado, além de outros.
Ilhéus implanta coleta seletiva para resíduos odontológicos
A partir do dia 6 de abril, a Prefeitura de Ilhéus, através da empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar em Ilhéus, vai recolher, diariamente, os Resíduos do Serviço de Saúde (RSS) Odontológico. É a primeira vez que a cidade passa a contar com esse serviço, que já vem sendo executado em várias cidades do país e segue recomendações da resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os RSS, que determina o compromisso dos profissionais de saúde em coletar corretamente esses resíduos. No Brasil, calcula-se que apenas 40% dos municípios brasileiros fazem a coleta seletiva deste material.
Para discutir os procedimentos que serão utilizados para o tratamento do RSS, a Prefeitura de Ilhéus, através da Coordenação de Saúde Ambiental e da Vigilância Sanitária, promoveram reunião com os profissionais da área. A reunião foi realizada na tarde da última segunda-feira, dia 23, no auditório da Justiça Federal e se destinou a tratar sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, que será elaborado com orientação dos dois órgãos municipais pelos odontólogos que atuam na cidade. O plano deve seguir as normas locais e devem contemplar coleta, transporte e disposição final desses resíduos. Além de odontólogos e de representantes de associações odontológicas locais, a reunião contou também com a presença de representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além de sensibilizar os profissionais de saúde no que diz respeito ao tratamento dos resíduos, outro objetivo dos órgãos responsáveis em orientar e supervisionar esse serviço é viabilizar formas alternativas e provisórias para realizar este gerenciamento em Ilhéus. Os RSS são detritos gerados durante a prestação de serviços assistenciais em estabelecimentos de saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas, centros médicos, sala de primeiros socorros e todos os estabelecimentos onde se presta atendimento humano ou animal. Em Ilhéus, esse serviço de gerenciamento de coleta já vem sendo realizado em outras áreas da saúde, mas no caso do setor odontológico, ainda não havia sido discutido um serviço que pudesse contemplar os detritos produzidos pelos profissionais da área.
A reunião foi marcada pela palestra da advogada e professora Najara Gomes, que falou sobre as leis na qual esta resolução da Anvisa está baseada. De acordo com a palestrante, a Constituição Federal prevê a captação e o tratamento do lixo como atividades essenciais. “Caso não sejam realizados da forma recomendada pelos órgãos de saúde, além de causar danos à população e ao meio ambiente, a falta de gerenciamento pode ocasionar multas tanto para os geradores dos resíduos como para o município”. Ela falou ainda que no caso da Bahia, algumas cidades já estão criando soluções para tratar desse lixo de forma adequada, “a exemplo da criação de valas sépticas e transporte de RSS por empresas especializadas”, afirmou.
Durante o encontro, o técnico da Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus, Waldemar Antunes, explicou que o município vem lutando pela reestruturação do aterro sanitário do Itariri, e que esse plano vai evitar, principalmente, que as famílias que sobrevivem economicamente do que retiram do aterro possam estar em contato direto com esses detritos. “Além de garantir novas soluções para preservar o meio ambiente, queremos garantir também que a população também seja preservada”. Ainda de acordo com o técnico, a separação do lixo domiciliar do de saúde vem sendo realizada, na medida do possível, pela Prefeitura, através da empresa responsável pela coleta.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chauí, lembrou das recomendações dos procedimentos técnicos necessários do manejo desses detritos a fim de garantir que não haja nenhum contato com o meio externo e nem com o responsável pelo transporte. “O RSS deverá ser transportado em local adequado e seu recolhimento deverá ser feito em horário pré-determinado”, salientou. Ainda de acordo com Débora, Cada área ou condomínio deverá disponibilizar um local exclusivo e de acesso limitado para a coleta, atendendo às normas de segurança. Em Ilhéus, a coleta será realizada das 7 às 17h em três pontos da Avenida Soares Lopes, e em mais três localizados nos edifícios Cidade Ilhéus e Misael Tavares, e no depósito da Direc. Também serão cadastrados quatro pontos de coleta na zona sul e mais quatro na zona norte da cidade.
Para obter maiores informações sobre esse procedimento, os profissionais da área e demais interessados poderão obter maiores informações através dos telefones (73) 3231 – 7214, da Coordenação de Saúde Ambiental ou (73) 3231 – 6990 da Vigilância Sanitária.