639 mil ainda não sacaram o abono PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (23) que cerca de 639 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do calendário atual do PIS, o que representa 4,83% do total de pessoas com direito ao benefício, no valor de R$ 465. O pagamento está disponível até 30 de junho deste ano.
Até agora, a Caixa Econômica Federal já liberou mais de R$ 5,1 bilhões em pagamentos e atendeu 12,6 milhões de trabalhadores em todo o país. Neste exercício 2008/2009 foi registrado o maior pagamento da história do programa. Mais de 13,2 milhões de abonos foram liberados, 11,16% a mais do que no calendário passado.
Os estados que apresentam maior volume de benefícios a serem pagos, segundo a Caixa Econômica Federal, são: Distrito Federal, com 327.420 trabalhadores restantes; São Paulo, com 85.444; e Rio de Janeiro com 52.952.

Verificação – Antes de ir aos locais de atendimento, a Caixaa informou que é importante que o trabalhador verifique primeiro se recebeu, ou não, os benefícios antecipadamente.

Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2008 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado.

Os trabalhadores que não receberem os benefícios pelo crédito em conta ou no contracheque podem retirar o abono com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui, inclusive em fins de semana.

Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Quem tem direito – Tem direito ao abono as pessoas que foram cadastradas no PIS, ou PASEP, até 2003, e que trabalhou pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2007 com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS-PASEP, e que tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. A empresa também tem de ter informado corretamente seus dados de emprego na RAIS do ano-base 2007.

Quotas – Atualmente, segundo a Caixa Econômica Federal, também é permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao Idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *