Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito visita a unidade de combate a dengue no Malhado

AMPLIADO HORÁRIO PARA PAGAMENTO DO IPTU

Peti ministra curso para capacitar supervisores

Prefeitura de Ilhéus garante apoio para a educação de Tupinambás


Prefeito visita a unidade de combate a dengue no Malhado

Moradores do Malhado e áreas circunvizinhas já dispõem de atendimento ambulatorial de dengue mais próximo de suas residências. Um posto para pacientes suspeito da doença entrou em funcionamento na manhã de ontem (17), na avenida Severino Vieira, no bairro, por decisão do prefeito Newton lima. A medida visa desafogar os leitos dos hospitais Geral Luis Viana Filho e São José, unidades de referência da dengue na cidade. O procedimento facilita o atendimento aos pacientes e traz tranqüilidade para a população da zona norte de Ilhéus.

O prefeito visitou a unidade na manhã de hoje (18), em companhia do vice Mário Alexandre. Conversou com a equipe médica e um paciente com suspeita da doença transmitida pelo mosquito aedes aegpty. A unidade provisória do Malhado atendeu 24 pacientes com sintomas da dengue, no primeiro dia de funcionamento, e nas primeiras horas da manhã de hoje (18) realizou seis procedimentos.

O posto de atendimento ambulatorial da dengue do Malhado funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Diariamente, dispõe de equipe composta de um médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, recepcionista, ajudante de serviços gerais e vigia. É equipado com sala para consultas e macas, farmácias e recepção, além de possuir ar condicionado para possibilitar comodidade e conforto aos usuários e acompanhantes.

A prefeito garantiu que também será instalado outro posto de atendimento da dengue na cidade, desta vez no bairro Nossa Senhora das Vitorias, zona sul de Ilhéus. Este será voltado ao atendimento dos pacientes que residem no Nossa Senhora das Vitórias e nos bairros que ficam próximos, a exemplo do Hernani Sá, Ceplus, e o distrito do Couto, entre outros. Com isso, a prefeitura busca meios para reduzir o número de procura por atendimento na unidade de referência.

Segundo Newton Lima todas as medidas necessárias para o combate a dengue estão sendo adotadas pela Secretaria de Saúde, “mas é preciso que os meios de comunicação também colaborem no sentido de conscientizar toda a população para que se engaje nesta luta que é de todos nós, uma vez que a maioria dos focos do mosquito transmissor é encontrado nas residências, sendo por isso, imprescindível a participação de cada cidadão ilheense”, afirmou.

AMPLIADO HORÁRIO PARA PAGAMENTO DO IPTU

O setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, funcionará amanhã, dia 19, e na sexta-feira, dia 20, das 8 às 18 horas, sem intervalo para almoço. O objetivo é atender aos contribuintes que ainda desejam retirar seus boletos para pagamento, em cota única, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 20% de desconto. Para pagar o imposto, o contribuinte pode comparecer à sobreloja do Banco do Brasil, situada na Marques de Paranaguá, das 10 às 16 horas, ou a qualquer agência bancária ou casa lotérica da cidade.

Mesmo com o fim do desconto de 20%, que este ano foi estendido pelo prefeito Newton Lima até o mês de março, a Prefeitura de Ilhéus ainda estará facilitando o pagamento, que, a partir de segunda-feira, dia 23, poderá ser feito em parcelas. Apesar de a Prefeitura ter decidido entregar os boletos nos domicílios, muitos contribuintes continuam optando por comparecer à seção tributária para retirar o documento. Normalmente, segundo o chefe do setor, Luís Melo, são proprietários de terrenos ou pessoas que desejam fazer a transferência do nome do atual proprietário do imóvel para pagar o documento atualizado.

A campanha do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano vem ressaltando a importância do pagamento do tributo para que as receitas próprias sejam incrementadas e, assim, o governo municipal tenha maiores condições de realizar as obras que a população espera. Com o slogan “investir em Ilhéus é resultado garantido”, a campanha enfatiza que, pagando o IPTU, o contribuinte estará ajudando a administração a investir em novos projetos, serviços e obras de infra-estrutura. A proposta central do governo ilheense é construir uma “cidade mais limpa, bonita e com muito mais qualidade de vida”.

Peti ministra curso para capacitar supervisores

Professores selecionados para supervisionar as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Maraú estão participando de um curso de capacitação profissional. Ministrado no Auditório Olavo Bilac, da 18ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), em Ilhéus, a iniciativa se estende até sexta-feira (20), com abordagens sobre a jornada do programa, a bolsa a que têm direito os cadastrados e o encaminhamento das famílias dos estudantes que deixam de ser contemplados pelo Peti.

O curso é ministrado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e tem como parceiro o Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), organização não-governamental. O Cecup se propõe promover a organização, mobilização e fortalecimento dos movimentos sociais e populares, baseados no principio da educação popular e na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos, valorizando a diversidade socioambiental, étnica racial, cultural, religiosa, de gênero e geracional.

A iniciativa tem a finalidade ainda de passar informações imprescindíveis a respeito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, incluindo neste universo as ações que devem ser adotadas para manter crianças e adolescentes na sala de aula. Outras questões também serão tratadas durante a realização do curso, a exemplo dos pontos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e a Lei Orgânica de Assistência Social (Loa).

Os coordenadores disseram que, dos 109 candidatos que se inscreveram para participar do monitoramento do Peti, 32 foram selecionados como titulares e 16 suplentes. Depois do curso de capacitação, eles vão atuar nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Maraú. Segundo a Assistente Social Bernizzeth Zorthea e o coordenador geral do Cecup, Edmundo Kroger, outros temas serão tratados no decorrer do curso, como o processo de contrato de trabalho, que deverá ser adotado para a prestação de serviço no programa.

Prefeitura de Ilhéus garante apoio para a educação de Tupinambás

Representantes da tribo indígena Tupinambá estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 18, no salão nobre do Palácio Paranaguá com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. O motivo da reunião deve-se ao fato de uma construção indevida feita pelos indígenas numa área ao lado do Centro Cultural Tupinambá, localizado na Estância Hidromineral de Olivença. No local, cuja área pertence ao município e integra o Parque Municipal de Ianarana, foi iniciada a construção de três salas em forma de oca.

De acordo com uma das representantes dos Tupinambás, a cacique Valdelice, as salas seriam destinadas para abrigar os alunos do ensino infantil da rede estadual de educação, que estão sem estudar, devido ao fato da unidade mais próxima estar sediada em Sapucaeira. Para discutir o assunto estiveram presentes à reunião os secretários municipais Paulo Goulart (Engenharia e Obras), José Nazal (Governo), Carlos Freitas (Serviços Urbanos), João Fraga (Administração), além do procurador geral do município, Luís Carlos Nascimento.

Durante a reunião o secretário Paulo Goulart lembrou ainda que as construções voltadas para servir como unidades escolares devem seguir um padrão técnico exigido pelo Ministério da Educação. “Independente de seu formato, as unidades precisam seguir um modelo que contemple, por exemplo, a instalação de água encanada e de cozinhas e banheiros com piso em cerâmica”, explicou.

Para o secretário Municipal de Educação, Sebastião Maciel, mesmo sendo alunos do estado, o município deve assegurar que essas crianças não sejam prejudicadas com a falta de aula. “O importante agora é agilizar um espaço provisório que possa abrigar uma unidade escolar indígena, a fim de que os estudantes possam acompanhar o ano letivo em atividade”. Ainda segundo Maciel, o governo municipal irá alocar um espaço para funcionar como sede provisória, porém, a equipe de professores e auxiliares continuará sob a responsabilidade do governo do estado.

A intenção do governo municipal, salientou o prefeito Newton Lima, é de construir uma sede própria para abrigar esta unidade, e desta forma, contribuir para que possa servir como centro de referência para a preservação das tradições e manifestações ligadas à cultural indígena. “Devemos respeitar os direitos indígenas, e lutar por condições mais dignas de acesso a uma educação de qualidade”, afirmou. Ainda de acordo com Lima, já foi definida uma programação de atividades artistico-culturais para a reativação do Centro Cultural, que deverá começar a ser executada a partir do próximo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *