MDA e CEPLAC vão produzir 250 mil mudas de dendê na Bahia

O Centro de Pesquisas do Cacau da CEPLAC (CEPEC) vai produzir 250 mil mudas selecionadas de dendê com sementes provenientes da Embrapa e da própria CEPLAC para serem distribuídas entre agricultores familiares de municípios do Baixo-Sul e do Recôncavo baiano dentro do Programa de Biocombustíveis do Governo Federal. O tema foi discutido hoje, 18, durante encontro do superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa e o Coordenador-Geral de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marco Antonio Viana Leite, na Superintendência da CEPLAC na Bahia.

O MDA está investindo no projeto cerca de R$ 935 mil para melhorar a oferta de óleo de dendê proveniente da agricultura familiar para a produção de biocombustíveis. Pelo projeto, o primeiro lote de 70 mil mudas permitirá atender 400 famílias. Num prazo mais longo, a previsão é de se beneficiar cerca de 1,2 mil famílias.

A escolha da CEPLAC pelo MDA para tocar o projeto se deve aos avanços tecnológicos e científicos da Instituição na dendeicultura e à experiência com a agricultura no Sul da Bahia. “No encontro também se discutiu o trabalho conjunto que pode agrupar o MAPA/CEPLAC, MDA e outros órgãos federais e estaduais no desenvolvimento de projetos voltados para a produção de biodiesel na região”, explicou o fiscal agropecuário federal Hermann Celso Fonseca Isensée, pesquisador da CEPLAC.

ÁREA PRODUTORA

A intenção é contribuir para organizar a base produtiva com o envolvimento, inclusive, de empresas voltadas para produção de biocombustíveis como forma de atuar também no campo da comercialização. Neste contexto, a Petrobrás é um parceiro com quem o MDA vem desenvolvendo entendimentos como explicou Marco Antonio Leite.

O Chefe do Núcleo Regional da CEPLAC em Valença, Joailton Manoel de Jesus, explicou que as regiões do Baixo-Sul e Recôncavo concentram as principais áreas produtoras de dendê, sendo que o trabalho abrangerá inicialmente 15 municípios, cujos agricultores familiares poderão se beneficiar também com a possibilidade de assinatura de Termo de Cooperação entre MDA, CEPLAC, agentes financeiros e Governo da Bahia num futuro próximo.

Depois de discutir sobre a produção de mudas selecionadas com os dirigentes da CEPLAC, o Coordenador-Geral de Biocombustíveis do MDA, Marco Antonio Viana Leite, visitou viveiros onde se encontram mudas de dendê objeto do convênio entre as duas instituições. Também visitou áreas e instalações de produção de sementes, localizados na Estação Lemos Maia da CEPLAC, no município de Una.

Além do coordenador participaram do encontro na Superintendência da CEPLAC pelo MDA: Lessandra Silva Rodrigues e Hermes Gonçalves Monteiro; e os chefes do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), Adonias de Castro Virgens Filho; e do Centro de Extensão da CEPLAC (CENEX), Sérgio Murilo Correia Menezes; o pesquisador Hermann Celso Fonseca Isensée e os coordenadores do Projeto Biodiesel, nos dois Centros, Jonas de Souza e Ivanildo Sobral Santos; e o Chefe do Núcleo Regional da CEPLAC em Valença, Joailton Manoel de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *