Prefeitura Municipal de Ilhéus

Professores fazem curso de capacitação em Ilhéus

Governo apresenta diagnóstico financeiro à Câmara Municipal

Ilhéus intensifica ações contra dengue com novas frentes de trabalho

Prazo para pagamento do IPTU com desconto segue até dia 20 em Ilhéus

Temporada de transatlânticos em Ilhéus será concluída no próximo dia 20 de março

Professores fazem curso de capacitação em Ilhéus

O curso de capacitação profissional do Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa que envolve o Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Prefeitura Municipal de Ilhéus, teve inicio na manhã de hoje (6), no auditório do Meira, rua Araújo Pinho, centro da cidade. Educadores de forma geral é o público-alvo do curso, que prepara professores para o ensino de jovens e adultos não alfabetizados. A redução dos índices de analfabetismo e o aumento dos índices de escolaridade são as principais propostas do Programa Brasil Alfabetizado.

A realização do curso fica a critério do Centro de Formação e Capacitação do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (Ibec). A inserção de professores no mercado de trabalho e do próprio alfabetizando, tendo em vista o contato deste com a escola, também integra as propostas de valorização profissional, que visa ainda melhorar a condição do individuo na sociedade e promover seu desenvolvimento profissional.

O secretário de Educação do município, Sebastião Maciel, a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, em Ilhéus, Celiney Tavares, o professor Mozart Petruy e o representante do IBEC, Reynaldo Soares, participaram da mesa da solenidade de abertura do curso de capacitação profissional, que conta com o trabalho de 70 professores. Um total de 945 pessoas se cadastrou para acompanhar às aulas do Programa de Educação de Jovens e Adultos, que terá duração de oito meses.

Durante a solenidade de abertura do curso, o secretário Sebastião Maciel destacou a necessidade do fortalecimento de um trabalho centrado na satisfação de alfabetizar, além da busca do crescimento continuado. A captação da informação para ser utilizada tecnicamente em sala de aula e aplicação do lúdico para facilitar o aprendizado de jovens e adultos foram focadas por Maciel. A coordenadora Celiney Tavares enfatizou outros aspectos, a exemplo da importância do curso para a carreira dos professores.

Logo depois do credenciamento e da solenidade de abertura, foi ministrada palestra sobre o tema Escola e Sociedade: Uma Perspectiva Contemporânea na Educação de Jovens e Adultos, por Mozart Patury. Na parte da tarde, as atividades ficam por conta das oficinas pedagógicas, a exemplo da denominada de Aprendendo Matemática – Jogos e Brincadeiras, que também estão sob a orientação de Mozart.

Ainda na parte da tarde de hoje, o curso prossegue com a segunda oficina do dia: Produção Textual – Produzindo a Leitura e Escrita. Professor Odilon Pinto é o responsável por esta. Para amanhã (7), estão programadas mais oficinas, num total de quatro. São elas Aprendendo Matemática – Jogos e Brincadeiras (Mozart Patruy) e Produção Textual – Produzindo a Leitura e Escrita (Odilon Pinto). As oficinas se repetem na parte da tarde de amanhã. Para o dia 13, está programada uma palestra sobre o tema Pensamento, Linguagem e Educação – Uma Visão Cultural da Linguagem, com o professor Jorge Batista. Depois disso, durante os dois períodos dos últimos dias do curso, acontecem as oficinas O lúdico no processo de aprendizagem na EJA (professor Jorge Batista) e Libras: Perspectiva de inclusão na EJA (professora Lucília Lopes).

Governo apresenta diagnóstico financeiro à Câmara Municipal

Cumprindo determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e também de manter a transparência como procedimento natural do atual governo municipal, o secretário de Finanças, Gilvan Tavares, acompanhado pelo secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub, e o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, apresentou àquela Casa, na última quarta-feira, dia 04, um diagnóstico da situação financeiro-econômico do município, quando na oportunidade foi sabatinado pelos vereadores. A reunião ocorreu no gabinete do presidente, Jailson Nascimento.

Para demonstrar a grave crise financeira que o município enfrenta, devido a atual crise internacional, como processo conjuntural, e da injustiça fiscal decorrente da Constituição Federal, como processo estrutural, Gilvan Tavares apresentou relatórios detalhados e números, entre os quais o resultado da arrecadação dos meses de janeiro/fevereiro de 2009, onde foi detectada uma queda de 30% com relação ao mesmo período do ano passado.

Mas, destacou o secretário, por orientação do prefeito Newton Lima, a administração já está dotando medidas para se adequar a esse novo tempo, no propósito de não prejudicar os serviços essenciais para a comunidade em geral. Disse ainda que, embora não se tenha conhecimento de todos os danos que podem advir da crise financeira internacional, este não é momento para pessimismo, “pois acredito na recuperação da economia brasileira, ao tempo em que, também, solicitei de todos os colegas de governo, que continuem a mesma austeridade que tem marcada as ações deste governo”.

Na sua explanação, Tavares se referiu como problemas sérios que afetam diretamente os cofres públicos municipais, os seqüestros constantes nos depósitos das contas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e também do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), o que prejudica o planejamento de pagamento de folhas e fornecedores. Entretanto, ressaltou, a administração Newton Lima vem procurando de todas as formas vencer essas dificuldades e também vem buscando incrementar as receitas próprias, a exemplo da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que este ano vem sendo alvo de uma forte campanha junto à comunidade.

Da reunião, se fizeram presentes os vereadores Alcides Kruschewsky, Aldemir Almeida, Alysson Mendonça, Edvaldo Nascimento (Dinho do Gás), Valmir Freitas, Alzimário Belmonte (Gurita), Gilberto de Sousa (Bel), Marcus Flávio, Paulo Carqueija, e Tarcísio da Paixão. Ao final, o secretário Gilvan Tavares parabenizou o presidente Jailson Nascimento pela efetiva participação dos vereadores na reunião, demonstrando o interesse geral da Câmara em conhecer detalhes da economia municipal.

Ilhéus intensifica ações contra dengue com novas frentes de trabalho

Ilhéus é considerada uma cidade estratégica, seja pelo fluxo turístico que recebe durante todo o ano, e que se intensifica no verão, seja por ser referência para atendimento e tratamento de diversas doenças de moradores de municípios circunvizinhos. Esse foi o principal motivo que levou o Governo do Estado, através de decreto publicado na última quarta-feira, dia 04, a incluir a cidade em ‘situação de emergência’ com relação à dengue. Além de Ilhéus, outras seis cidades também foram consideradas em ‘situação de emergência’ – Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro –, além de Itabuna, onde o caso é mais grave.

Essas cidades listadas pelo Governo do Estado concentram 60% dos casos e permanecerão em estado de alerta por 180 dias, período em que órgãos estaduais e do município se mobilizarão para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. No caso de Itabuna, a situação permanece por 90 dias. Ao contrário das demais cidades que foram inclusas nessa lista, Ilhéus não registra nenhum caso de dengue hemorrágico do tipo 4 – considerado o estágio mais grave – e nenhum óbito. Somente em Itabuna já foram registrados nove mortes com suspeita de dengue hemorrágica e 2, 2 mil casos da doença.

De acordo com a secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, o fato de Ilhéus ser colocada entre as cidade em estado de emergência pelo Estado mostra que o governo está preocupado em viabilizar todos os aportes necessários para que a população ilheense tenha acesso à todos os serviços de combate. “Se o assunto já era considerado prioritário para nossa pasta, ele agora passa a ser prioritário para outros setores do município”, afirmou.

E com o objetivo de readequar as estratégias para este novo quadro, representantes de todos os órgãos ligados à Secretaria de Saúde do município participaram de uma reunião emergencial na manhã desta sexta-feira, dia 06. Além da secretária Marleide Figueiredo (Saúde), também estiveram presentes os secretários Carlos Freitas (Serviços Urbanos), Sebastião Maciel (Educação), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho) e José Nazal (Governo).

De acordo com o técnico da Vigilância da Dengue em Ilhéus, Júlio Diaz, o município vai atuar em várias frentes de trabalho. Além do monitoramento diário da epidemia, que já vem sendo feito, já está circulando na cidade o carro pulverizador, cedido pelo Governo do Estado, do inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV – fumacê). Além disso todas as ações de campo já estão sendo colocadas em prática, a exemplo de um mutirão que acontece neste sábado, durante todo o dia, no Alto do Coqueiro, com a presença de agentes da dengue, e da Secretaria de Serviços Urbanos”, afirmou.

Ações de mobilização social, com distribuição de material informativo, e reforço nas escolas municipais e junto às lideranças de bairros, também fazem parte da estratégia, montada pela atual gestão para conter os índices de dengue no município. Atualmente, Ilhéus registra 325 casos suspeitos da doença, do tipo normal e 25 do tipo, hemorrágica. “Dos casos de suspeita de dengue hemorrágica, nenhum caso evoluiu para o estágio mais grave da doença, já que vem sendo feito um acompanhamento bastante eficaz”, afirmou Diaz.

Reforço – A frente de trabalho lançada pela Secretaria de Saúde de Ilhéus, com o apoio de outras secretarias, reforça o trabalho já desenvolvido na cidade para combater a dengue. Além das visitas dos agentes da dengue, em domicílios, terrenos, áreas de difícil acesso, e até em locais fechados, o combate também vendo sendo feito com ações educativas junto às escolas, postos de saúde, além da implantação do Pronto Atendimento, na área psiquiátrica do Hospital Regional, voltado para cuidar, exclusivamente, de casos de suspeita da doença. O serviço está disponível em plantão de 12 horas, mais período de sobreaviso.

Prazo para pagamento do IPTU com desconto segue até dia 20 em Ilhéus

Falta pouco menos de duas semanas para o encerramento do prazo, dado pela Prefeitura de Ilhéus, para que os contribuintes possam realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 20% em cota única. Essa é uma estratégia adotada pela atual gestão municipal com o objetivo de incentivar os cidadãos a garantir que a cidade continue sendo beneficiada com serviços básicos, obras de infra-estrutura e novos projetos.

A medida vem dando bons resultados e, a cada dia, no setor tributário, cresce a procura pela emissão do boleto para o pagamento com desconto. Mesmo a Prefeitura de Ilhéus tendo iniciado a entrega dos boletos nos domicílios, muitos contribuintes estão optando por comparecer até a seção tributária para retirar o documento. Segundo o chefe do setor, Luís Melo, parte do público que tem comparecido são donos de terrenos ou pessoas que desejam fazer a transferência do nome do atual proprietário do imóvel para pagar o documento atualizado.

O militar Wilson Ferreira Lobo, morador do Parque Infantil, zona norte de Ilhéus, comparece todos os anos ao setor para retirar o documento “e assegurar o pagamento do imposto com desconto”, salientou. Assim como Wilson, a enfermeira Milena Lopes, acabou de adquirir um imóvel na cidade e também compareceu ao local para ter acesso ao documento. “Desta forma, todos saem beneficiados. Tanto os contribuintes, que podem pagar com o tributo com desconto, e a cidade, que ganha com arrecadação do Imposto”, afirmou.

O setor de tributos funciona no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal de Ilhéus, e o serviço está disponível, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h. Além da emissão do IPTU, a seção de tributos também é responsável pela emissão do alvará de funcionamento de empresas, Imposto sobre Serviços e outras taxas. O pagamento do tributo com o desconto pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica, sendo que, após o prazo, o tributo poderá ser pago sem desconto, mas em parcelas.

Temporada de transatlânticos em Ilhéus será concluída no próximo dia 20 de março

Será encerrada em Ilhéus no próximo dia 20 de março uma das melhores temporadas de paradas de navios da história do município. A previsão é de que, até lá, cerca de 120 mil turistas, oriundos de várias partes do país e do mundo, visitem a cidade de São Jorge dos Ilhéus, conhecida nos quatro cantos do planeta a partir da obra do escritor Jorge Amado. Durante a atual temporada, iniciada no dia 1º de dezembro do ano passado, com o transatlântico Costa Mágica, o município passou a receber milhares de visitantes, que incrementaram substancialmente a economia local.

Dando seqüência à programação 2008/2009, no próximo domingo (8), chega ao Porto Internacional o Radiance of the Seas (Estados Unidos), que tem capacidade para 2 mil e 500 pessoas. As paradas prosseguem com os navios MSC Sinfonia (Panamá), que chega no dia 12, e o Island Escape (Inglaterra), que atraca cinco dias depois. Ainda no dia 17 de março, será registrada a primeira parada nesta temporada do MSC Ópera (Panamá). O Costa Mágica, navio de bandeira italiana, aporta no dia 18, com o Costa Mediterrânea, também da Itália, fechando a temporada dia 20.

Cresce, ano após anos, o número de paradas de navios de passageiros no Porto de Ilhéus, aumentando a quantidade de pessoas que chega à cidade através dos cruzeiros marítimos. Com a movimentação, diversos setores da economia registram aquecimento sazonal, tendo em vista a procura por restaurantes, frota de táxis e mercado de artesanato, entre outros. O secretário de Turismo, Hermano Fahning, entende que a inclusão do município no roteiro dos transatlânticos é resultado do desempenho da Prefeitura visando o fortalecimento do turismo em suas várias vertentes. “Esse avanço acontece em função do grande empenho do governo municipal em consolidar a nossa cidade como um roteiro regular de turistas”, enfatiza Fahning.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *