Prefeitura Municipal de Ilhéus

Festival do Chocolate da Costa do Cacau acontecerá de 8 a 12 de abril em Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus avança com obra na orla sul da cidade

Maramata divulga seus projetos e atividades para o ano de 2009

Mais de mil abordagens foram realizadas no Carnaval de Ilhéus


Festival do Chocolate da Costa do Cacau acontecerá de 8 a 12 de abril em Ilhéus

Está confirmada para a Semana da Páscoa (8 a 12 de abril) a realização do Festival do Chocolate da Costa do Cacau, programado para acontecer no Centro de Convenções, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Organizada pela MBiz Eventos, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur), Atil, Costa do Cacau Convention e do Governo do Estado, através da secretaria estadual de Turismo e Bahiatursa. Além de posicionar o município e a região como grandes produtores de cacau e de chocolate, o evento tem como propostas promover os destinos Ilhéus e Costa do Cacau, incrementando o fluxo de turistas, oferecer aos visitantes e à comunidade em geral uma diferenciada opção de lazer e realizar negócios através da Feira do Chocolate, promovendo a expansão do setor e a geração local de renda.

Segundo os organizadores, o Festival do Chocolate da Costa do Cacau será dividido em três eventos, que acontecerão simultaneamente, sempre das 14 às 22 horas: a feira do chocolate, a jornada do chocolate e o planeta chocolate. O primeiro constará de uma grande exposição feita por diversas empresas, entidades e órgãos públicos que estarão representando os mais diversos setores relacionados à produção do cacau e do chocolate, como fábricas de equipamentos, fazendas produtoras, indústrias de chocolate e empresas de distribuição e representação. Ainda segundo a organização, ao todo, o projeto prevê a participação de 16 estandes montados no salão Nacib.

A jornada do chocolate, por sua vez, incluirá a realização de workshops, cursos e oficinas, que irão tratar da produção nas suas diversas escalas, produção cooperada, produção associada ao turismo, linhas de crédito, equipamentos diversos, programas de governo para o setor, cursos para produção caseira, avaliação de mercados produtores e consumidores, técnicas de manejo para produção do cacau fino e orgânico, certificações, sustentabilidade e outros assuntos e novidades sobre o tema.

Por fim, o planeta chocolate será voltado para o público infantil e também para os adultos apaixonados por este universo. No hall de exposições, será montado um grande parque com os temas Páscoa e Chocolate, oferecendo, entre outros atrativos, muita animação, brinquedos, atividades educativas, personagens da páscoa, conscientização sobre o meio ambiente e pontos para comercialização de produtos como chocolate, doces, sucos, refrigerante, salgados, “enfim, um universo alegre e colorido para pessoas de todas as idades viverem a magia da páscoa”, diz a organização.

Prefeitura de Ilhéus avança com obra na orla sul da cidade

O projeto de urbanização da orla sul está em sua primeira fase e os trabalhos compreendem limpeza, nivelamento das pistas e instalação da rede pluvial. Com recursos alocados junto ao Ministério do Turismo, como parte do Programa Brasil Turismo, a obra de infra-estrutura urbana vai trazer benefícios para os moradores da área e das imediações, além dos motoristas e pedestres que utilizam a pista da rodovia Ilhéus/Olivença.

O prefeito Newton Lima explicou alguns detalhes do investimento, defendendo a importância de recursos voltados para os municípios com vocação turística e que necessitam de infra-estrutura para o desenvolvimento do setor. A respeito dos beneficiamentos para a cidade, Newton falou da urgência em desafogar o trânsito no trecho da obra e da maior comodidade para a população fixa e flutuante, tendo em vista a grande movimentação da rodovia Ilhéus/Olivença, principalmente no verão, quando a cidade recebe muitos visitantes.

A primeira etapa da obra consumirá um montante de 3,7 milhões de reais, valor que está sendo repassado pela Caixa Econômica Federal (CEF), agente financeiro do investimento. Estes recursos serão destinados à construção de ciclovia, pavimentação da vias paralelas e parte do trecho da Ilhéus/Olivença, além de implantação de sistema de iluminação pública e de canteiros com jardinagem. Segundo o secretário de Engenharia e Obras do município, Paulo Goulart, também como parte da primeira etapa dos trabalhos, foram executados serviços de levantamento topográfico. Para acabar com os alagamentos que ocorrem em dias de chuvas, a prefeitura está fazendo serviços de nivelamento e alocação da rede pluvial.

Maramata divulga seus projetos e atividades para o ano de 2009

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), sediada no bairro Nova Brasília, Zona Sul de Ilhéus, elaborou uma vasta relação de projetos e atividades para serem executados em 2009. Com o objetivo de divulgar e fortalecer várias datas ligadas de alguma forma à causa ambiental, também foi definido o calendário ecológico da instituição, que vai do dia 1º de janeiro ao dia 15 de dezembro. O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, salienta que a proposta do conjunto de ações é oferecer aos estudantes e à população em geral “uma melhor compreensão dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da responsabilidade de cada um e de seus papéis críticos como cidadãos”, completou.

Entre os projetos já iniciados, mas que terão várias ações executadas em 2009, destaca-se o “jogue limpo com seu bairro”, trabalho que visa sensibilizar a comunidade do Pontal, através de processo educativo, para a necessidade de preservar o meio ambiente. Durante este ano, a Maramata continuará mostrando aos alunos das escolas públicas e particulares a importância do reaproveitamento do papel. Outra iniciativa interessante vai possibilitar a captação das águas das chuvas que caem sobre o telhado da Maramata para serem utilizadas na lavagem de pisos e para regar jardins. “A idéia é demonstrar a viabilidade das águas pluviais voltadas para o abastecimento doméstico aliado ao uso do sistema de geração de energia elétrica”, explica Geerdson.

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata assinou recentemente convênios com o Ministério do Meio Ambiente para viabilizar a execução de dois novos projetos: “Coletivo Educadores” e “Sala Verde”. O primeiro visa formar multiplicadores ambientais capazes de estimular as instituições a refletir sobre os problemas ambientais, focando em condições locais e nas diversas formas de mudar a realidade. O segundo tem a proposta de democratizar o acesso a informações sócio ambientais, potencializando intervenções de educação ambiental que contribuam para o ‘enraizamento educacional’, através de matérias e publicações ambientais à população.

Outras ações – A Matarata também estará executando em 2009 várias ações, tais como analisar áreas degradadas para posterior elaboração de projetos de desmatamento zero, reflorestamento e recuperação de diversas áreas da Mata Atlântica; reativação do Jornal Eco Notícia; implementação de projetos ambientais em distritos, vilas e povoados do município; realização de campanhas educativas variadas através dos meios de comunicação disponíveis; reativação da home page da Fundação; promoção de seminários e palestras educativas; promoção de oficinas de trabalhos; criação do vídeo institucional de divulgação da história da Maramata; formatação de novas parcerias com empresas para viabilizar a execução de novos projetos e eventos culturais; e realização do workshop “o universo para você descobrir” no ano internacional da astronomia.

Calendário Ecológico – Já o calendário ecológico da Maramata ficou assim definido: janeiro (01, Dia Mundial da Paz), fevereiro (02, Homenagem à Iemanjá; 06, Dia do Agente de Defesa Ambiental; 19, Dia do Esportista; 22, Dia da Criação do Ibama); março (21, Dia Mundial da Floresta; 22, Dia Mundial da Água; 26, Dia do Cacau), abril (07, Dia Mundial da Saúde; 15, Dia da Conservação do Solo; 22, Dia da Terra), maio (03, Dia do Pau Brasil; 18, Dia Internacional dos Museus; 22, Dia Internacional da Biodiversidade; 27, Dia Nacional da Mata Atlântica), junho (05, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia; 10, Aniversário da Maramata; 29, Dia do Pescador), julho (02, Dia Nacional do Bombeiro; 17, Dia de Proteção às Florestas), agosto (09, Dia Internacional da Qualidade do Ar; 14, Dia de Combate à Poluição); setembro (13, Canoagem; Dia Mundial pela Limpeza das Praias, Rios, Lagoas e Lagos; 21, Dia da Árvore); outubro (05, Dia Mundial dos Animais; 12, Dia do Mar; 15, Dia do Educador Ambiental), novembro (05, Dia da Cultura e da Ciência; 24, Dia do Rio; Dia do Estatuto da Terra), dezembro (15, encerramento oficial dos trabalhos da Maramata).

Mais de mil abordagens foram realizadas no Carnaval de Ilhéus

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans) de Ilhéus apresentou relatório com o resultado da campanha educativa ‘Se beber não dirija, vá de táxi’, realizada em parceria com o Ciretran para evitar acidentes envolvendo veículos durante o Carnaval. Segundo os números apresentados pela coordenação da campanha, foi realizado um total de 1.240 abordagens em pontos estratégicos como semáforos, área do próprio circuito e algumas próximas a ele. A campanha foi considerada positiva, segundo avaliação do secretário Carlos Freitas.

Além disso, para impedir motoristas trafegando embriagados, foi instalado um estande na avenida Soares Lopes para distribuição de materiais informativos sobre a importância da educação no trânsito. O secretário Carlos Freitas disse que das blitzen realizadas como parte da campanha, 820 envolveram motoristas de carros e 420 condutores de motos. No caso dos condutores de carros, 246 apresentaram efeito de álcool (30 por cento), 328 estavam sem cinto de segurança (40 por cento), 82 conduziam crianças no banco traseiro (10 pro cento) e 123 levavam passageiros em compartimentos de cargas (15 por cento).

Em relação aos condutores de motos, o secretario informou que dos 420 casos de abordagens, 231 foram relacionados à condução de veículos sem capacete (55 por cento), e 126 casos estavam conduzindo motos com sandálias (30 por cento). Na avaliação dos coordenadores da campanha educativa, a iniciativa foi produtiva, tendo em vista a convicção de que educar é mais eficiente do que punir. Para a realização das abordagens, foi utilizado o bafômetro. No estante instalado na avenida, os coordenadores promoveram palestras sobre a proibição e a necessidade do motorista não ingerir álcool quando estiver ao volante. Ainda sobre a avaliação dos realizadores da campanha, a educação é o principal elemento para a construção de uma sociedade mais justa e um trânsito mais humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *