Bloco Ouro faz nesta sexta-feira a pré-abertura do carnaval de Ilhéus
Programa de distribuição de leite será ampliado em Ilhéus
Ilhéus entra na folia neste sábado com o Carnaval 2009
Prefeitura adota medidas para facilitar vida do folião
Bloco Ouro faz nesta sexta-feira a pré-abertura do carnaval de Ilhéus
O bloco Ouro, um dos mais tradicionais e animados da cidade, será o responsável pela pré-abertura do carnaval oficial de Ilhéus. Com concentração ao lado da agência local do Banco do Brasil, sua entrada na avenida Soares Lopes está marcada para esta sexta-feira (20), a partir das 18 horas. Sai com carro-bar e animação por conta de músicos locais se revezando durante o percurso em cima de mini-trio.
Formado basicamente por sócios da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e por funcionários de agências do banco de vários municípios do estado, o Bloco ouro conta ainda com a participação de políticos, comerciantes, bancários, profissionais liberais, jornalistas, radialistas e servidores públicos municipais, estaduais e federais, dentre outras categorias que levam descontração e mensagens de paz na avenida.
Antonio Ocké, um dos coordenadores do bloco, diz que o Ouro entra este ano na Soares Lopes com cerca de 450 pessoas de ambos os sexos. A camisa custa 40 reais –com direito a cerveja, refrigerante, água mineral e caldos quentes – e pode ser adquirida nas lojas Etc&Tal e Grafite, secretaria da AABB e na Estação do Carioca. “O Ouro é um dos mais tradicionais blocos de Ilhéus, uma vez que já temos cerca de 15 anos participando ativamente do carnaval do município”, enfatiza Ocké.
Programa de distribuição de leite será ampliado em Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na tarde de ontem (18) termo de adesão ao convênio 070/2007, que incentiva a produção e o consumo de leite no âmbito do Programa Fome Zero. Celebrado com o Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, o convênio vai beneficiar centenas de crianças, de 2 a 7 anos, matriculadas em creches e pré-escolas, governamentais ou não, com o recebimento diário de 1.252 litros de leite. Outro requisito para que seja favorecida pela distribuição é que a criança também esteja contemplada pelo “Bolsa Família”, programa de renda mínima que favorece hoje 22 mil famílias em Ilhéus.
“É importante salientar que, após a formalização de um aditivo, devemos elevar essa distribuição para cerca de 3 mil litros diários”, informa o secretário municipal de Assistência Social, Augusto Macedo. Segundo ele, o programa é de grande importância para comunidades socialmente vulneráveis porque possibilita que suas crianças ganhem um significativo reforço nutricional. Outra observação feita por Augusto Macedo é que o leite utilizado pelo Programa é adquirido pela Ebal (Empresa Baiana de Alimentos) em Laticínios que tenham pequenos produtores rurais como seus principais associados.
Durante a reabertura dos trabalhos legislativos em Ilhéus, ocorrida na última terça-feira (17), o prefeito Newton Lima reafirmou seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o social. Na oportunidade, ele enfatizou a importância do município continuar trabalhando para ampliar alguns programas de grande impacto social, como o “Bolsa Família”, o Creas e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “É nossa obrigação permanente cuidar da proteção social básica da população, prevenindo situações de risco, fortalecendo os vínculos familiares e garantindo a todos seus direitos sociais e pessoais”, ressaltou.
Ilhéus entra na folia neste sábado com o Carnaval 2009
A partir das 20 horas deste sábado, dia 21, Ilhéus cai na folia e se transforma num dos pólos do carnaval na Bahia. Até as primeiras horas da quarta-feira de cinzas, dia 25, Ilhéus receberá atrações do eixo regional e também da capital baiana, graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal com o Governo do Estado. Além dos trios elétricos, o folião também poderá curtir toda a musicalidade e beleza dos blocos afro da cidade, e toda a irreverência e alegria dos blocos de rua.
No palco da folia, a Avenida Soares Lopes, a decoração e a estrutura dos camarotes estão recebendo seus retoques finais. Este ano foram montados cinco pontos elevados para que autoridades e imprensa possam acompanhar todos os detalhes da folia. Também foi montando um ponto elevado para que pessoas com algum tipo de deficiência possam acompanhar as atrações do carnaval com mais segurança e comodidade. Para isso, foram colocados rampa de acesso, banheiro químico adaptado e para-peito rebaixado. A Prefeitura Municipal também montou uma praça de alimentação ao lado dos camarotes.
Informações – Outra novidade desta edição do carnaval em Ilhéus, garantida pela Secretaria de Turismo do Estado, é a presença de doze monitores nos principais pontos de entrada e saída de pessoas na cidade. Eles atuarão durante os quatro dias, em horários alternados disponibilizando as principais informações sobre o carnaval, como atrações, horários de saída de blocos, entre outras. Locais para hospedagem e alimentação próximos ao circuito e demais informações sobre a cidade também farão parte do guia de informações.
A equipe, que recebeu treinamento na tarde desta quinta-feira, dia 19, na sede da Fundação Cultural de Ilhéus feito pela Secretaria Municipal de Turismo, vai atuar devidamente credenciada no Porto Internacional, no Aeroporto Jorge Amado, na Rodoviária, em outros locais de grande movimentação de pessoas. Os monitores serão coordenados por um instrutor credenciado no Ministério do Turismo.
Segurança – Para garantir a tranqüilidade e segurança dos foliões que participarem do carnaval, a Prefeitura de Ilhéus juntamente com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal montou um esquema de monitoramento tanto no circuito como em pontos próximos à Avenida. De acordo com comandante do 2º BPM, o tenente–coronel Júlio Pereira, a polícia atuará com em efetivo de 140 homens/dia, realizando rondas e abordagens nos bairros, durante o dia, e em todo o circuito, nos pontos de ônibus e em locais próximos ao circuito da folia, à noite.
Além da PM, a segurança do carnaval também contará com o reforço da Polícia Civil, Guarda Municipal e de seguranças particulares. A redução do circuito, que este ano começa em frente ao Edifício Santa Clara vai centralizar a folia e permitir a otimização do monitoramento feito pela equipe de segurança. Cerca de 10 postos elevados serão instalados por todo o circuito, com o objetivo de facilitar o trabalho dos policiais em relação à identificação de alguma ocorrência, inibindo a ação de marginais. Também estarão em funcionamento dois postos de comando, um Posto de Reunião de Tropa (PRT) na seda da 1ª Cia e outro, próximo aos camarotes. O Carnaval de Ilhéus, acontece de 21 e 24 próximos, e é uma realização da Prefeitura Municipal e recebe o apoio da Bahiatursa e da Secretaria de Turismo do Estado, e patrocínio da Rede Meira de Supermercados e Nova Schin.
Prefeitura adota medidas para facilitar vida do folião
A Prefeitura de Ilhéus está tomando algumas medidas para facilitar a vida das populações fixa e flutuante durante a realização do carnaval, que acontece de 21 a 24, no circuito da avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade. Uma delas está relacionada ao trânsito e se destina a evitar acidentes e garantir a integridade física de motoristas e pedestres. A secretaria responsável por este procedimento está lançando a campanha publicitária “Se dirigir, vá de táxi”, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Além de alcançar os motoristas que transitarem no perímetro urbano, o procedimento será refletido no tráfego das estradas do município e aquelas de acesso à cidade, tendo em vista as blitze com utilização de bafômetros para coibir o consumo de álcool, segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Carlos Freitas. Explicou que além de procurar preservar a vida de pedestres e motoristas, os procedimentos adotados visam educar condutores a respeito da Lei 9.503, de 27 de setembro de 1997, do Código Brasileiro de Trânsito.
Informou que as blitze serão realizadas fora e dentro do circuito e que Setrans e Ciretran vão ficar atentos para evitarem acidentes em decorrência do consumo de álcool por parte dos motoristas. Em relação à lei 9.503, ele disse que define como crime o uso de 0,7 miligramas de álcool por litro de sangue, neste caso, o infrator pode ser punido com pagamento de multa e prisão.
Como parte da peça publicitária, segundo a Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), uma das coordenadoras da campanha, haverá distribuição de folderes, panfletos e cartazes com enfoque maior para os apelos antiálcool da campanha. Este procedimento também vai ser aplicado dentro e fora do circuito do carnaval.
Nos quatro dias da festa, as empresas de transporte coletivo que operam na cidade vão funcionar em regime de 24 horas, de 21 a 24 de fevereiro, com o fim de permitir que o usuário possa se deslocar mais facilmente e de cobrir a procura pelo serviço. Técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito garantiram que não vai faltar transporte coletivo para o folião e apreciadores do carnaval.
Saúde – Outra medida que a administração municipal encaminha para deixar moradores e população flutuante seguros, procura tratar dos procedimentos de prevenção contra o vírus HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria de Saúde vai distribuir 10 mil preservativos para o folião, cinco mil a mais do que o ano passado. O bloco da Saúde se encarregará de levar o preservativo para o circuito e fazer com que chegue às mãos do público.
Para oferecer atendimento médico no circuito, a Secretaria de Saúde vai instalar um posto no andar térreo da Biblioteca Publica Adonias Filho, antigo prédio do Ginásio General Osório. Uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se encarregará de disponibilizar os primeiros socorros em casos de menor complexidade. Os casos mais complexos serão encaminhados para os hospitais Geral Luis Viana Filho, São José, Coci, Antonio Viana e Vida Med. Duas ambulâncias darão suporte ao atendimento. Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, os casos mais comuns de transtornos durante o carnaval acontecem em decorrência da ingestão de álcool em excesso, problemas de pressão arterial e agressões. Neste caso, alerta o folião visando evitar consumo elevado de bebida alcoólica.