A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC inicia, no dia 2 de março, as atividades referentes ao primeiro período letivo de 2009, recebendo alunos novos e veteranos dos seus 29 cursos de graduação. A instituição vai oferecer uma extensa programação organizada com o objetivo de integrar e acolher os calouros.
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com os Colegiados dos cursos e os Departamentos, realiza, nos dias 4 e 5 de março, a “Calourada Acadêmica 2009.1”, com a temática “Troca Solidária”. A UESC incentiva a participação dos alunos em campanhas de doação de sangue, de alimentos, brinquedos, roupas e livros. Em contrapartida, os calouros receberão uma lembrança da Universidade como reconhecimento ao ato de doação.
Nesses dois dias, ocorrerão também atividades culturais, apresentações teatral e musical, mostra acadêmica sobre a estrutura e funcionamento da UESC, além da exibição de vídeos da TV UESC e de projetos, como o Caminhão com Ciência, Projeto Jovem Bom de Vida, entre outros. A Pró-Reitoria de Graduação da UESC alerta aos estudantes quanto à proibição da prática de “trotes” para recepcionar os calouros, conforme a Resolução Nº 05/2008, aprovada pelo CONSU – Conselho Universitário, em 30 de setembro de 2008.
De acordo com a Resolução, estão proibidos “trotes” que utilizarem práticas/condutas, elementos ou substâncias, gêneros alimentícios ou não, em especial os podres ou deteriorados, dejetos de animais ou humanos, bebidas alcoólicas e quaisquer substâncias ou elementos repugnantes ou malcheirosos, que possam constranger ou causar danos à saúde e à integridade física a quem quer que seja”.
Estão proibidos também atos que possam configurar coação moral ou física aos que participam ou sejam submetidos ao “trote”, assim como atitudes que causem “constrangimento de qualquer forma a quem quer que seja, com violação de liberdade individual e integridade moral”. Além disso, estão proibidos atos que acarretem danos ao Patrimônio da Universidade ou perturbem a ordem no campus Professor Soane Nazaré de Andrade.
Penalidades – Para os que insistirem com tais condutas a Resolução Nº 05/2008 do CONSU destaca que a prática dos atos citados pode acarretar as penalidades previstas no artigo 178 do Regimento Geral da Universidade, como advertência escrita, suspensão de 3 a 30 dias e até desligamento da Instituição.
A Calourada Acadêmica foi instituída pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 2007, na ocasião contou com o apoio da maioria dos estudantes. Os alimentos arrecadados foram doados a instituições assistenciais em Ilhéus e Itabuna. Outra ação sugerida aos estudantes é a doação de sangue para o hemocentro de Ilhéus.