Prefeitura cede Tonho Matéria para puxar o bloco do Sinsepi
Bloco Zé Pereira sai na primeira hora de sábado
Beleza dos blocos afros invade carnaval oficial de Ilhéus
Blocos de Sujo marcam presença no Carnaval Cultural de Ilhéus
Ilhéus quer coibir uso de álcool pelos motoristas durante carnaval
Prefeitura cede Tonho Matéria para puxar o bloco do Sinsepi
Para a realização do carnaval em sua data oficial, de 21 a 24 deste mês, a Prefeitura de Ilhéus conta com o importante apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo. Na parceria firmada, o Estado se responsabiliza pela participação do cantor Tonho Matéria, além das bandas Arrumba, Anegada e Alobened, incluindo-se ainda dois trios elétricos de grande porte para animar a festa que promete agitar a avenida Soares Lopes durante quatro dias.
O secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, esclarece que, num entendimento entre o prefeito Newton Lima e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Cláudio Viana Macedo, o cantor Tonho Matéria irá puxar o bloco daquela categoria, acompanhado pela banda Arrumba, abrindo a folia no sábado de carnaval, dia 21.
Para Luiz Cláudio, o apoio do prefeito Newton Lima em ceder o cantor Tonho Matéria para puxar o bloco do Sinsepi, a exemplo do que já aconteceu no carnaval do ano passado, “é de uma importância fundamental, pois ajuda no fortalecimento do nosso bloco, que, a cada folia vem demonstrando crescimento, atraindo cada vez os foliões, e isso também se reflete na alegria e descontração de toda a festa”,afirmou.
O bloco do Sinsepi sairá este ano à avenida com a presença de cordeiros e seguranças internos, num total de 300 profissionais, contando ainda com um carro-bar e apoio na área de saúde. Explica o presidente do sindicato que, para participar do bloco – que volta à Soares Lopes na segunda-feira, com o Sambágua -, o funcionário associado deve apresentar o contra-cheque do mês de janeiro passado, podendo apresentar um ou mais dependentes, arcando com a quantia de R$ 12,00, a ser descontado no salário do associado. As camisas poderão ser retiradas no dia 19, no período da tarde, na sede do Sindicato.
Bloco Zé Pereira sai na primeira hora de sábado
O bairro do Pontal, na zona sul da cidade, vai “pegar fogo” a partir da primeira hora de sábado (21), quando o Zé Pereira anunciar o carnaval de Ilhéus 2009. Há 20 anos que o bloco faz a alegria dos foliões do bairro e de outros locais, além de dar um toque de nostalgia com a execução das marchinhas que embalaram os antigos carnavais. Para brincar no bloco, o interessado deve desembolsar R$ 20 e a camisa pode ser adquirida na rua Dom Pedro II , 29.
O tradicional bloco reúne várias gerações: Crianças, jovens e adultos se interagem na agremiação para brincar pelas ruas do Pontal, na madrugada do primeiro dia da festa momesca. A concentração acontece na rua Dom Pedro e depois disso a charanga do professor Clério puxa os foliões pelas ruas do Bonfim e passarela do álcool, entre outras. Promover a folia e o resgate dos antigos carnavais nos moldes antigos é a proposta da iniciativa.
A agremiação foi criada pela família Carnabol e desde sua fundação é reverenciado por moradores das ruas por onde passa. São oferecidas bebidas aos integrantes e saudações de vivas pela manutenção da iniciativa que lembra aquele que anunciava o início do Carnaval.
Beleza dos blocos afros invade carnaval oficial de Ilhéus
Pautado na alegria e no resgate das tradições culturais que sempre fizeram parte da história momesca de Ilhéus, o Carnaval Cultural, que acontece entre os dias 21 e 24 próximos, será abrilhantado com toda a magia dos blocos afros. Assim como nos outros anos, toda a beleza da cultura africana deve atrair uma grande multidão para o circuito da folia, a Avenida Soares Lopes. Este ano, além dos blocos de sujo e das atrações regionais, doze entidades se revezam entre os quatro dias para animar o público.
No sábado, dia 21, o primeiro bloco a se apresentar às 19 horas é a Levada da Capoeira. Os Malês vêm logo em seguida, às 20h e às os integrantes do Zimbábue tomam a Soares Lopes a partir das 20:30h. No domingo, dia 22, é a vez dos foliões conferirem todo o gingado afro do Afoxé Filho de Ogum, a partir das 19h. Ainda no domingo se apresentam Raízes Negras, a partir das 20h e o grupo Danados do Reggae, às 20:30h. Na terceira noite do Carnaval Cultural de Ilhéus os integrantes do Leões do Reggae desfilam pela principal artéria do circuito da folia às 19:30h.
Ainda na terça se apresentam os blocos Dilazenze, às 20h e Rastafari, a partir das 20:30h. Na quarta e última noite de folia em Ilhéus o primeiro a chegar à Avenida Soares Lopes é o bloco afro Mini-Kongo, às 19:30, seguido do Zambi Axé, às 20h. O grupo Guerreiro de Zulu se apresenta às 20:30h e encerra a participação dos blocos afros no carnaval da cidade. Na opinião do secretário Municipal de Turismo, Hermano Fahning, “o desfile dos blocos afros representa a força e a musicalidade da cultura africana enraizada em nossos costumes”.
Blocos de Sujo marcam presença no Carnaval Cultural de Ilhéus
Tradicionalmente, uma das atrações mais esperadas do carnaval de Ilhéus são os blocos de rua, também conhecidos como Blocos de Sujo. A diversão, a espontaneidade e a irreverência costumam ser as marcas desses blocos que todos os anos invadem as ruas da cidade mostrando que a manifestação popular ainda é um dos principais ingredientes do carnaval. De 21 e 24, período em que Ilhéus realiza o seu carnaval, 49 blocos, ao todo, foram cadastrados, de acordo com a Secretaria de Municipal de Turismo e devem se apresentar durante a folia momesca.
Entre os destaques deste ano estão o bloco Ouro que abre os desfiles dos blocos de rua na Avenida Soares Lopes e saí nessa sexta-feira, dia 20, a partir das 18h, com concentração ao lado do Banco do Brasil, o Zé Pereira, que desfila há mais de 20 anos pelas ruas do bairro do Pontal, sempre a partir da meia-noite do sábado e o Bloco Cafú, que completa 15 anos de Avenida este ano e desfila no sábado de carnaval com saída do Outeiro de São Sebastião. Outros blocos também se apresentam durante os quatro dias a exemplo do Só Vai Quem Quer, Biribanas, Kuxixo 80 em folia, Conquista em Ilhéus, Sonecas e Levada da Marujada.
Também passam pelo circuito da folia do carnaval cultural de Ilhéus os Blocos Arca de Noé, Tarados na Avenida, Seca Copo, Vinte Comer, Os Mala, Beco da Baiúca, Bloco dos Cornos, Os Travestidos, As Patricinhas, Feijão na Folia, Bloco da Família, Bloco dos Salva-vidas, Chupeta de Ganso e As Felinas, Sou 40, Drek-Guim, As Periquitas Assanhadas, Galera do Cristo, bloco da Fiscalização, bloco da Melhor Idade, Bloco dos Pré-Idosos, Papa-Léguas (carteiros), Carnabode, Associação dos Capoeiristas, Cacique de Ramos, As Prostitutas e bloco das Periguetes.
Ilhéus quer coibir uso de álcool pelos motoristas durante carnaval
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) do município de Ilhéus vai lançar campanha com o fim de salvar vidas e possibilitar mais segurança às pessoas durante o período carnavalesco. A peça publicitária consiste na distribuição de folderes, panfletos e cartazes, com enfoque maior para os apelos antiálcool da campanha “Se beber, vá de taxi”, da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
O secretário da pasta, Carlos Freitas, Fdisse que a iniciativa é coordenada pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Setrans e da Ciretran. Além de procurar sensibilizar motoristas sobre a importância de não ingerir álcool quando dirigir, tendo como objetivo evitar acidentes, a campanha visa educá-los a respeito da Lei 9.503, de 27 de setembro de 1997, do Código Brasileiro de Trânsito.
A lei define como crime o uso de 0,7 miligramas de álcool por litro de sangue e o infrator pode ser punido com pagamento de multa e prisão. Ainda como parte da campanha publicitária, que será intensificada entre os dias 21 e 24, Setrans e Ciretran vão realizar blitzen e utilizar bafômetro dentro e fora do circuito. O intuito é chegar até aos motoristas que não levarem a sério a campanha “Se beber, vá de táxi”.