Prefeitura de Ilhéus agiliza obras do conjunto habitacional do Vilela
Ilhéus cria Comitê com objetivo de combater a dengue no município
Presidente da Bahiatursa se reúne com empresários da Costa do Cacau
Cruzeiristas movimentam cidade durante a semana
Secretaria de Saúde garante atendimentos no circuito do carnaval Cultural de Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus agiliza obras do conjunto habitacional do Vilela
Na última semana, técnicos da Secretaria de Obras e Engenharia da Prefeitura de Ilhéus estiveram no bairro Teotônio Vilela para realizar a segunda medição da obra que prevê a construção de 272 casas populares no local. A primeira fase das obras já foi iniciada e deve ser concluída dentro do prazo de 60 dias, de acordo com o secretário da pasta, Paulo Goulart. A obra engloba recursos na ordem de 17 milhões, disponibilizados pelo Ministério das Cidades e com contrapartida da Prefeitura de Ilhéus, e deve ser concluída no início de 2010.
Durante a visita foi feita a referência de altura do aterro, além da limpeza do terreno e afloramento da água. Ainda de acordo com Goulart também foram realizados o início do aterro das quadras onde serão construídos os blocos do conjunto habitacional, lançamento do colchão de areia, aterro sobre o colchão de areia, compactação dos aterros, retirada do material de expurgo, locação topográfica da área e espalhamento do aterro. A equipe do Ibama também esteve presente no local para realizar vistoria. No último fim de semana, o trabalho da equipe foi auxiliado por cerca de dez caçambas, trator de esteira, pá carregadeira, retroescavadeira, entre outras máquinas.
O conjunto habitacional está sendo construído numa área de 44 mil metros quadrados, denominada Bosque Verde e contará com toda a infra-estrutura necessária a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, sistema de iluminação e pavimentação. O projeto teve sua tramitação iniciada na administração anterior e encontrava-se praticamente perdido devido a falta de documentação, sendo resgatado por técnicos da Prefeitura que receberam todo o apoio necessário do prefeito Newton Lima As casas serão construídas sob terrenos de 32 metros quadrados e cada domicílio contará com sala, cozinha, banheiro e dois quartos.
Ilhéus cria Comitê com objetivo de combater a dengue no município
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ilhéus estará promovendo amanhã, 17, um encontro no auditório da Justiça Federal, a partir das 15 horas, com a finalidade de criar o Comitê Municipal de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue. Neste sentido, estão sendo convidados representes de organizações não-governamentais (Ongs), órgãos públicos, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o presidente do CMS, Jorge Luiz Santos, durante o encontro será a discutida a seguinte pauta: apresentação das instituições e seus respectivos representantes no Comitê; apresentação do quadro da dengue no município de Ilhéus, e definição de atividades envolvendo Comissões e Grupos de Trabalho.
Na opinião do presidente, a criação do Comitê é importante, uma vez que a dengue constitui um importante problema de saúde pública com implicações severas sobre a saúde da população e a economia do País, “onde a manutenção de criadouros domésticos, acúmulo de lixo em áreas periféricas e/ou aglomerados sem saneamento adequado, o não abastecimento regular e universal de água, são fatores contributivos para a manutenção do quadro epidemiológico” .
Presidente da Bahiatursa se reúne com empresários da Costa do Cacau
A presidente da Bahiatursa (Empresa Baiana de Turismo), Emília Silva, se reuniu na última sexta-feira, 13, com representantes do trade turístico de Ilhéus e da Costa do Cacau com a finalidade de debater a formatação de novos produtos voltados para o fortalecimento do setor. Convidada pelo Convention Bureau, Emília Silva ouviu, na oportunidade, alguns dos principais anseios da Costa do Cacau, quase todos relacionados à necessidade de uma presença maior dos destinos turísticos locais nos esforços empreendidos pelo Governo do Estado. Durante a reunião, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou o decreto de nomeação do empresário de turismo, Alfredo Landim, que assume a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciências e Informática.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo ilheense elogiou a iniciativa do Convention Bureau local, “sempre preocupado com a discussão de ações e projetos capazes de incrementar a atividade turística e, consequentemente, a geração de renda”, acrescentou. Na visão de Newton Lima, a presença da presidente da Bahiatursa confirmava, mais uma vez, o diálogo permanente do município com o Governo do Estado, “que continua atento às nossas aspirações e dificuldades”. Lima enfatizou, ainda, que através de vários produtos, como, por exemplo, o carnaval, que acontece de 21 a 24 deste mês, “o governo municipal segue trabalhando para transformar o turismo, de uma vez por todas, em uma grande vertente econômica”, concluiu o prefeito.
Já a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, fez uma breve explanação sobre os projetos que vêm sendo formatados pela empresa com o objetivo de fortalecer o destino Bahia. Uma das ações destacadas foi o “Espicha Bahia”, projeto criado no ano passado com grande sucesso e que visa prolongar o verão baiano até o mês de março, utilizando, sempre, um grande e inovador calendário de eventos. Durante sua exposição, Emília confirmou a realização de um convênio com o Convention Bureau de Ilhéus, que possibilitará o repasse de 180 mil reais no primeiro ano visando o planejamento estratégico do turismo local, incluindo a venda do destino e a captação de eventos.
Chocolate – O presidente do Convention Bureau, Marco Lessa, agradeceu a presença da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, “que, apesar da agenda carregada, veio a Ilhéus para ouvir os anseios e as principais dificuldades dos operadores e empresários de turismo do município e do Sul da Bahia”. Em sua exposição, Lessa divulgou alguns detalhes do I Festival do Chocolate da Costa do Cacau, que acontecerá na semana da Páscoa, de 8 a 12 de abril, no Centro de Convenções. O principal objetivo é “criar um evento capaz de incrementar substancialmente o fluxo de turistas oriundos de várias partes do país com vistas a oferecer uma exclusiva opção de lazer e cultura neste período tão propício para o consumo do chocolate que é a Páscoa”, diz. A promoção e organização do I Festival do Chocolate da Costa do Cacau é da MBiz Eventos, com apoio institucional da Secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur), Costa do Cacau, Convention Bureau, Atil, secretaria estadual de Turismo e Bahiatursa. Além do secretário municipal de Governo, José Nazal, e do chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus, Jorge Bahia, também participaram da reunião realizada no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, representantes da Atil, CDL, Sebrae, Banco do Nordeste, Prefeitura de Itabuna, Prefeitura de Itacaré e Instituto de Turismo de Itacaré, entre vários outros.
Cruzeiristas movimentam cidade durante a semana
Novas paradas dos navios transatlânticos Costa Mágica, Sovereign of de Seas, MSC Sinfonia e MSC Música estão previstas para o decorrer desta semana no Porto de Ilhéus. O primeiro a aportar, trazendo passageiros de várias partes do Brasil e do mundo, é o MSC Música, que chega amanhã (17). Na quarta-feira (18) é a vez do Costa Mágica e Sovereign of the Seas atracarem no porto da cidade. O MSC Sinfonia tem parada prevista para quinta-feira (19), segundo informação da Secretaria de Turismo.
Na próxima semana só acontecerão duas paradas, sendo do navio MSC Sinfonia e Costa Mágica. O primeiro chega em 23 e o segundo no dia seguinte. Até 20 de março, quanto acaba a temporada dos transatlânticos 2008/09, estão previstas oito paradas, além daquelas da próxima semana. Os cruzeiristas são recepcionados pelo pessoal contratado pela Secretaria de Turismo, que fica responsável pela distribuição de folderes, traduzido em inglês e espanhol, com o fim de passar informações turísticas do município. Dispositivos culturais são utilizados, ainda, pela Secretária de Turismo para receber bem o visitante, a exemplo de apresentação de bloco afro.
UM total de 15 mil turistas deverá desembarca no Porto de Ilhéus nas duas semanas. Os cruzeiristas aquecem a economia e movimentam setores do comércio e transporte. Como não ficam mais de 12 horas na cidade, os segmentos mais prestigiados pelos visitantes é a frota de táxis, além de restaurantes, lanchonetes e de souvenires. Em Ilhéus, eles procuram conhecer pontos turistas. As praias e aqueles que fazem parte do patrimônio histórico e arquitetônico, como os templos que tem grande valor cultural, são os mais procurados.
O navio Costa Mágica (bandeira italiana) é o maior deles em capacidade de passageiros. Tem condições de hospedar mais de 3.500 pessoas e possui uma tripulação de mais de 1.200. O maior em comprimento é o MSC Música (Bandeira panamenha), pode receber pouco mais de 2.000 pessoas e cerca de 1.000 tripulantes. Os demais navios que chegam nesta e na próxima semana são de bandeira panamenha.
Secretaria de Saúde garante atendimentos no circuito do carnaval Cultural de Ilhéus
A equipe da Secretaria de Saúde de Ilhéus montou um esquema especial para realizar os atendimentos médicos durante o Carnaval Cultural, que acontece entre os dias 21 e 24 próximos. No circuito da festa, a Avenida Soares Lopes, a Prefeitura Municipal montará um ponto para atender aos casos de pequena complexidade e realizar o encaminhamento dos casos mais complexos. Além dos atendimentos, os foliões também poderão contar com outros serviços, como distribuição de preservativos.
A Central de Atendimento está sendo instalada no andar térreo da biblioteca Municipal e contará com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuarão durante os quatro dias, das 19 horas até o encerramento da festa. Além disso, duas ambulâncias também reforçarão o trabalho da Secretaria de Saúde. Todos os dias, uma ambulância social estará à disposição para atendimentos às 15h. Já ambulância do Samu estará de plantão a partir das 19h.
A coordenação Municipal de DST/Aids também atuará no Carnaval Cultural de Ilhéus com distribuição de 10 mil preservativos – cinco mil a mais do que no ano passado – e reforço da campanha ‘Mulher Madura’, desenvolvida pelo Ministério da Saúde para alertar a importância da prevenção da doença em mulheres com idade acima de 50 anos. A distribuição dos preservativos será realizada no sábado, dia 20, durante a passagem do Bloco da Saúde, que deve arrastar centenas de foliões para a Soares Lopes, e que traz como atração a cantora Márcia Alencar.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, os casos mais comuns de transtornos durante a folia momesca são embriaguez, problemas com pressão arterial e agressões. “O objetivo dessa equipe é resolver os casos menos complexos com mais rapidez e agilidade. Os casos mais graves serão repassados para as emergências dos hospitais São José, Coci, Antônio Viana, Vida Med e Luís Viana Filho, que funcionarão 24 horas”. Marleide também faz um alerta para que os foliões curtam o carnaval com alegria e responsabilidade. “O ideal é que as pessoas evitem o excesso de bebida alcoólica e procurem ingerir alimentos leves e saudáveis”, recomenda a secretária.