Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus terá carnaval em sua data oficial, afirma prefeito Newton Lima

Obras no alto Boa Vista estão avançando no ritmo previsto

Em Ilhéus, centros de recuperação lutam pela adoção de uma política anti-drogas

Caixa divulga programação de seus sorteios em Ilhéus

Ilhéus terá carnaval em sua data oficial, afirma prefeito Newton Lima

Ilhéus terá carnaval em sua data oficial, de 21 a 24 deste mês. A decisão foi adotada ontem (5) pelo prefeito Newton Lima ao final de uma reunião em seu gabinete, contando com a participação dos secretários Hermano Fahning (Turismo), José Nazal Pacheco Soub (Governo), Gilvan Tavares (Finanças), João Fraga (Administração), o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, e o Chefe de Gabinete, Jorge Bahia. Na oportunidade, o prefeito fez um relato das dificuldades econômicas que o município atravessa neste momento, com uma queda de 10% em suas receitas, prevendo-se ainda para este semestre o agravamento da situação diante da crise econômica mundial que já se reflete em Ilhéus, principalmente no Pólo de Informática, onde empresas já fecharam suas portas e outras estão promovendo enxugamento no seu quadro funcional.
Por isso, continuou Newton Lima, “temos que fazer um carnaval pés no chão, valorizando a nossa cultura popular, com a participação efetiva das bandas e cantores locais, blocos de sujo e arrasto, blocos afro e escola de samba”. Salientou que, após longa negociação com a Secretaria de Turismo do Estado, conseguiu viabilizar com o secretário Domingos Leonelli o patrocínio de dois trios elétricos de maior porte e uma atração de nível estadual, o que terminou pesando na sua decisão de confirmar o carnaval ilheense em sua data oficial.
Ponderou o prefeito a necessidade do município manter suas tradições carnavalescas, “isso, evidentemente, sem sermos irresponsáveis em querer promover uma festa acima da nossa capacidade financeira, comprometendo, dessa forma, a folha salarial, o pagamento de nossos credores e a viabilização dos serviços básicos”. Desta forma, a única saída encontrada, disse, é o de realizar o carnaval dentro de um padrão realístico, que não onere em demasia os cofres públicos, mas que leve ao povo em geral a alegria e a descontração nos quatro dias de evento.
Tulha – Na mesma reunião, o prefeito Newton Lima também anunciou a disposição do governo municipal em não colaborar para a promoção do carnaval em Ponta da Tulha, atendendo a solicitação de dezenas de moradores, que, num abaixo-assinado, relataram a discordância com a realização do evento, uma vez que, em anos anteriores constou-se um excesso de violência e vandalismo, prejudicando toda aquela comunidade.
Finalizando, Newton Lima solicitou de todos secretários afins muito empenho e dedicação para que o carnaval 2009 de Ilhéus seja realizado dentro de um clima de paz e tranqüilidade, “pois temos certeza que os ilheenses querem brincar e entendem, por outro lado, a nossa posição, de que não podemos gastar o que não temos e, assim, comprometer a nossa capacidade de investimentos e a nossa obrigação de honrar com os compromissos assumidos”, afirmou.

Obras no alto Boa Vista estão avançando no ritmo previsto

As obras de infraestrutura urbana que a Prefeitura de Ilhéus está realizando no alto Boa Vista, conhecido como alto do Pacheco, estão bastante adiantadas. Tocados com recursos oriundos dos cofres municipais, os trabalhos compreendem drenagem pluvial e pavimentação à base de paralelos em diversas ruas do bairro. Autorizadas pelo prefeito Newton Lima para atender antiga reivindicação dos moradores, as obras vão beneficiar, ainda, motoristas que utilizam as vias para entregar mercadorias.

Segundo o secretário de Engenharia e Obras, Paulo Goulart, os serviços foram concluídos em algumas das ruas que passam pelo processo de urbanização. Outras se encontram em fase de acabamento, como é o caso das vias que ficam na parte centralizada do Boa Vista e próximas à Escola Mondrian. Se o tempo continuar estável, a obra continuará em ritmo normal e, dessa forma, deverá ser entregue à comunidade no prazo previsto.

A ladeira que dá acesso ao bairro Cidade Nova está incluída no processo de urbanização realizado pela Prefeitura de Ilhéus no alto Boa Vista. Este foi um dos trechos que a comunidade mais solicitou intervenção, como observou técnicos da Secretaria de Engenharia e Obras. Os moradores vinham pedindo atenção aos administradores anteriores para a necessidade das obras de infraestrutura urbana, sem, no entanto, serem atendidos.

Avenida Petrobras – A pavimentação do acesso ao alto Boa Vista pela avenida Petrobras também foi bastante reivindicada pela comunidade, além dos motoristas que necessitam fazer entrega de gás, bebidas e outros produtos. Para acabar com a série de problemas causados pela falta de pavimentação desta via, a prefeitura também está investindo em obras de infraestrutura na localidade. Como esta ladeira apresentava grandes deformações causadas pela ação da erosão, algumas medidas se tornaram necessárias, a exemplo da adoção do trabalho de nivelamento que demandou mais tempo, além da colocação de manilhas no trecho íngreme. No momento, estão sendo feitos os trabalhos de pavimentação com pedras, para finalizar a referida intervenção.

Em Ilhéus, centros de recuperação lutam pela adoção de uma política anti-drogas

Representantes dos cinco centros de recuperação do município, voltados para o tratamento e para a reabilitação de dependentes químicos (drogas e álcool), foram recebidos na tarde de ontem (4) pelo prefeito Newton Lima, no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo ilheense. Durante a audiência, solicitada e acompanhada pelo vereador Alzimário Belmonte (Professor Gurita), os dirigentes fizeram uma minuciosa exposição das numerosas dificuldades enfrentadas diariamente pelos centros para manter um trabalho que já recuperou centenas de ex-viciados.

Entre as propostas apresentadas ao prefeito Newton Lima, destaca-se a de transformar os centros de recuperação em Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). O objetivo, depois disso, é conquistar um maior apoio do Poder Público. “A exemplo do que já se encontra consagrado na Lei, queremos que a dependência química passe a ser, de fato, um problema de saúde. Só assim ela passará a ser beneficiada por políticas públicas municipais, estaduais e federais”, enfatizou o presidente do Centro de Repouso Palavra da Vida, Pastor Antônio Almeida.

Ainda durante a audiência, os dirigentes mostraram que as principais dificuldades dos centros de recuperação estão ligadas aos aspectos financeiro (as entidades vivem de doações e mensalidades que, normalmente, não ultrapassam 300 reais mensais ou 1/3 do custo de um interno), físico (alimentação, material de limpeza e roupas de cama, entre outros) e humano (contratação e manutenção de psicólogos, médicos e assistentes sociais). O trabalho nos Centros, que dura nove meses e recupera cerca de 60% dos internos, envolve o resgate da auto estima, a valorização do indivíduo, o atendimento às famílias e o desenvolvimento de talentos variados.

Sensibilizado – Sensibilizado, o prefeito Newton Lima garantiu que fará o que estiver ao seu alcance para ajudar, “sempre dentro dos parâmetros legais e da disponibilidade financeira do município”. Na oportunidade, Newton destacou alguns projetos sociais que se encontram em curso, como o Creas Sentinela e a construção de uma Casa de Passagem. Apesar da ausência de previsão legal e das dificuldades econômicas do município, o prefeito afirmou que vai se reunir com os secretários de Saúde e de Assistência Social para estudar meios capazes de auxiliar o trabalho dos Centros, “sem dúvida, de grande relevância para a construção de uma cidade melhor”.

Para o vereador Alzimário Belmonte (Professor Gurita), é fundamental que o município, com a participação de todos os segmentos da sociedade organizada, estabeleça, de forma pioneira no Sul da Bahia, uma verdadeira “campanha anti-drogas”, visando combater o problema de forma ainda mais eficiente. Gurita lembra que, na maioria dos casos, o volume de assaltos e homicídios está diretamente relacionado ao uso de entorpecentes. “Além disso, nunca é demais lembrar que um interno custa aos centros de recuperação cerca de mil reais por mês. Já o sujeito que comete um delito, muitas vezes sob o efeito de drogas, custa quase o dobro à unidade prisional”, disse.

Centros – Atualmente, existem em Ilhéus cinco centros de recuperação voltados para o tratamento de dependentes químicos: Leão de Judá, em Olivença; Cidade Refúgio, no Banco da Vitória; Vida Serena, no Santo Antônio; e Palavra da Vida, no distrito de São José, além do Centro de Terapia Vidas, no bairro do Teotônio Vilela, que se encontra em fase de revitalização. As unidades, que não possuem fins lucrativos e, na sua grande maioria, estão ligadas à proclamação do Evangelho, trabalham não apenas na reabilitação do indivíduo, mas, também, na sua ressocialização.

Caixa divulga programação de seus sorteios em Ilhéus

A idéia de democratizar os sorteios das loterias federais será colocada em prática pela da Caixa Econômica Federal em mais uma cidade do sul da Bahia a partir da próxima segunda-feira, dia 9. A cidade de Ilhéus deve reunir um grande público para acompanhar os sorteios que serão feitos pelo Caminhão da Sorte. Até o dia 15, os sorteios deverão reunir um grande público na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, centro da cidade.

Na segunda-feira, dia 9, a primeira modalidade a ser sorteada será a Lotofácil, já na terça-feira, dia 10, é a vez dos ilheenses conferirem o sorteio da Quina e da Dupla Sena. Na quarta-feira, dia 11, o evento será iniciado com o sorteio da Federal, Lotomania e da Mega-Sena – prêmio que sempre costuma ser bastante aguardado pelos apostadores. Os ilheenses devem lotar a Avenida Soares Lopes para conferir na quinta-feira, dia 12, o sorteio da Quina e da Lotofácil.

Na sexta-feira, dia 13, ocorre o sorteio da Dupla Sena e no sábado, dia 14, o público confere os sorteios da Lotomania, Quina e Mega. No domingo, o Caminhão se despede dos ilheenses, realizando o sorteio da timemania. De acordo com a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, os sorteios acontecerão sempre às 19h, com exceção da quarta-feira e sábado, dias em que os sorteios ocorrem às 18h, e do domingo, quando o evento será iniciado às 14h30min.

Para o secretário de Turismo de Ilhéus (Setur), Hermano Fahning, tanto a cidade como a Caixa ganham com a realização dos sorteios em Ilhéus. “Além de ser mais um atrativo que deverá movimentar a cidade durante uma semana, os ilheenses poderão conferir de perto o resultado dos jogos, comprovando a transparência da realização dos sorteios”. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Setur, vai disponibilizar locutor, minitrio e apresentações com blocos afros durante todos os dias de sorteio.

As apostas podem ser feitas em qualquer uma das mais de nove mil casas lotéricas espalhadas pelo Brasil e também na unidade móvel instalada no Caminhão da Sorte, até uma hora antes do início dos sorteios. Parte do que é arrecadado com as apostas é destinada para investimentos nas áreas de esportes, Seguridade Social, cultura, entre outras. No ano passado, mais de R$ 2,72 bilhões tiveram esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *