Novas tecnologias computacionais aplicadas à medicina na UESC

O Laboratório de Computação e Modelagem, um dos seis laboratórios do Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações (CPqCTR) da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-Bahia), é apontado pelo professor Fermin Garcia como uma dos mais ativos e produtivos da unidade.
Liderado pelo professor Felix Mas Milian, desenvolve-se ali uma linha de pesquisa denominada “Simulação computacional para estimativa de doses de radiação, com aplicação na Física Médica”, enquadrada na Dosimetria Numérica. Essa linha de pesquisa focaliza o estudo dos processos de deposição de energia pela radiação ionizante em um tecido específico e no corpo humano em geral.

O professor Fermin, diretor do CPqCTR, explica que a utilização da radioterapia é de vital importância para a Medicina, caracterizando-se como uma importante ferramenta tecnológica a serviço da saúde na luta contra o câncer.
Porém, como a radiação apresenta efeitos tanto benéficos quanto nocivos, muitos trabalhos científicos e seus desdobramentos tecnológicos buscam aprimorar as dosagens de radiação necessárias aos tratamentos médicos, ou seja, otimizar a atuação da radiação na destruição dos tecidos tumorais com o mínimo de danos colaterais em tecidos sadios vizinhos.
O professor Milian, coordenador do Laboratório de Modelagem, explica que a pesquisa atual está direcionada para a confecção de modelos tridimensionais de pacientes, desenvolvidos em programas 3D de computador, específicos para simulações computacionais.
E esclarece que essa metodologia desenvolvida no Centro “situa-se no mesmo nível do ‘estado da arte’ internacional, o que permitirá determinar doses radiológicas com maior precisão, apoiadas em simulações que incluem modificações espaços-temporais, com um enfoque mais realista da dinâmica do processo”. Acrescenta que se trata de modelos muito complexos, exigindo cálculos demorados, que por ser inviáveis em computadores comuns, requer a utilização de clusters para que sejam realizados com a rapidez necessária.
Relevância – O Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações tem como foco a produção de conhecimentos e novas tecnologias e a formação de novos pesquisadores em temas relacionados às aplicações tecnológicas das radiações em áreas como saúde, meio ambiente, agricultura e indústria.
A aprovação recente, pela Fapesb, de recursos financeiros para o projeto “Desenvolvimento de Modelos Anatômicos NURBS 3D para utilização na Física Médica”, diz bem da relevância das pesquisas desenvolvidas no Centro. Esse suporte financeiro permitirá o fortalecimento da capacidade computacional do Laboratório de Modelagem, com a inclusão de cluster e workstation dotados de recursos gráficos de alto desempenho.
A linha de pesquisa liderada pelo professor Felix Milian tem a participação de mais quatro professores do CPqCTR, quatro alunos de Iniciação Científica e dois mestrandos do Prodema.
Os trabalhos são realizados também em colaboração com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o Laboratório de Metrologia das Radiações da Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *