Técnicos estudam ações para recuperar aterro sanitário
Dança segue agitando Avenida Soares Lopes
Couto ganha importante obra de drenagem pluvial
Ilhéus vai implantar sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Prefeitura de Ilhéus reforça áreas próximas aos pontos de ônibus para evitar buracos
XII Regata Salvador – Ilhéus acontece neste fim de semana
Técnicos estudam ações para recuperar aterro sanitário
Técnicos da Prefeitura de Ilhéus e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) estão estudando ações para aplicar no Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado. Os estudos estão sendo realizados em reuniões que se prolongam até sexta-feira (30) e acontecem no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal. Nas reuniões, estão sendo discutidas a implantação do plano de ação social, gestão de resíduos sólidos, economia solidária e cooperativismo.
Além da parceria firmada entre Prefeitura de Ilhéus e Conder, tendo como objetivo desenvolver o projeto de recuperação do aterro sanitário do Itariri, a iniciativa conta com a participação da Assessoria Técnica Astec. Por meio da implantação do projeto de resgate do aterro sanitário, que se degradou devido ao abandono das administrações passadas, surgem novas perspectivas de reciclagem e melhoria da qualidade de vida das famílias que estão atreladas economicamente ao lixão do Itariri.
No momento, 18 técnicos ligados a Conder e a Astec discutem com o pessoal da prefeitura. A presidente da companhia, Maria Del Carmem, chega à tarde de hoje (28) para participar dos trabalhos. Junto com ela vem Maria de Fátima Espinheira, da Astec, e as duas se encontram com o prefeito Newton Lima. A finalidade é abordar aspectos do projeto. Participam ainda desta reunião os secretários de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Engenharia e Obras do município. Durante o encontro será indicada a equipe da prefeitura que fará o acompanhamento do projeto de recuperação do aterro sanitário do Itariri,
Segundo informação das técnicas da Conder, Marlene Borges e Ana Cristina Purificação, parte da equipe vai visitar o lixão na manhã de amanhã (29). Durante os encontros entre os técnicos envolvidos no projeto serão traçadas metas relacionadas ao convênio firmado com a prefeitura para o desenvolvimento das etapas do resgate do aterro. Este assunto vai ser debatido com a Secretaria de Finanças.
A reunião para tratar de aspectos sobre economia solidária também acontecerá no dia de amanhã (29), além do tema gestão de resíduos sólidos, que contará com a participação de representantes da empresa que presta serviço de coleta e das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado deverá ter a participação da iniciativa privada. Para isso, foi agendada reunião com técnicos da Conder, Astec e empresários.
Iniciativa de cunho ecológico e social, o projeto prevê a recuperação dos mananciais que ficam no entorno do lixão, a exemplo da lagoa e do rio comprometidos em decorrência do chorume. No mês passado, Prefeitura e Conder realizaram diversas ações de saúde no local, no intuito de oferecer atendimento medico às famílias que sobrevivem com a extração de lixo no Itariri.
Dentro do projeto estão previstas ações sociais com o fim voltado à inserção. Esta etapa é denominada de Projeto de Inserção Social dos Catadores e Planejamento da Ação Cidadania, que consiste na emissão de documentos para as pessoas que sobrevivem do lixão. Assuntos desta natureza vão ser debatidos na sexta-feira (30).
Comunicação – Paulo Serra, cartunista ligado à área de comunicação social do projeto, explicou aspectos educativos da iniciativa. Disse que a proposta sócioambiental de educação consiste num trabalho minucioso e constante, tanto na comunidade em geral quanto entre os catadores. A proposta sócioambiental do projeto se baseia em passar informações através de folderes, cartilhas e outras meios de chegar até a massa, com o objetivo de conscientizá-la da importância da reciclagem, isso a nível ecológico, social e econômico. A utilização de palestras para persuadir às pessoas a se integrarem no projeto de maneira comprometida com a causa ecológica, é outra estratégia da iniciativa. Explicou também que através das ações socioeducativas busca-se conscientizar às pessoas sobre a valorização do ser humano, cidadania e autoestima entre tantos outros que procuram estabelecer padrões de qualidade à vida humana. Em se tratando de tempo para chegar a esses fins é necessário trabalhos constantes durante dois anos.
Dança segue agitando Avenida Soares Lopes
Fechando a segunda semana de apresentações do Projeto Verão Ilhéus Fitness 2009, vários grupos de dança da cidade voltam a se apresentar esta semana. Nesta quinta-feira, dia 29, sobem ao palco da Arena da Dança, logo após às aulas de educação física do professor Jujuba, o grupo Po Mix, seguido do Faisk Dance. O terceiro grupo a se apresentar é o InterDance e em seguida é a vez do Dançart. Os últimos três grupos a subir no palco da Arena no penúltimo dia de apresentações desta semana são Earte, Valentes Guerreiros e CBK.
Na sexta-feira, dia 30 – último dia de apresentações da terceira semana do Projeto Ilhéus Fitness 2009 – sobem ao palco os grupos Space Dance, Impacto Dance, Animus, Ky Dance, Harmonia da Dança, Dançart e Super Poderosas. Neste dia, o público também assistirá a uma apresentação especial do Conexão Dance Ballet. As apresentações começam sempre às 19 horas e têm atraído um público jovem bastante intenso a cada noite. Além de se divertir, os jovens aproveitam para praticar exercícios físicos e aprender novas coreografias. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Couto ganha importante obra de drenagem pluvial
A população do Couto, distrito localizado a cerca de sete quilômetros da sede do município, está sendo beneficiada com uma importante obra de drenagem pluvial que objetiva combater um perigoso processo de erosão que já destruiu casas e estava ameaçando o asfalto da rua Santo Antônio, principal via da localidade. O distrito do Couto, que possui aproximadamente dois mil moradores, foi visitado recentemente pelo prefeito Newton Lima que, ao lado de técnicos municipais, constatou a necessidade da obra para eliminar a erosão e, assim, tranqüilizar toda a comunidade local.
Depois de realizar o aterramento da área atingida, que envolve as ruas das Palmeiras, das Roseiras e Novo Horizonte, a Secretaria de Obras e Engenharia assentou 160 metros de manilhas. O próximo passo é cobrir toda a área com cascalho e efetuar a compactação do local, realizando, por último, o plantio de grama. Com o trabalho, as águas das chuvas passarão a ser capturadas por caixas de sarjeta e passagem, sendo canalizadas, na seqüência, para as manilhas. Esse sistema evitará novos deslizamentos de terra e, consequentemente, impedirá a destruição de outros imóveis da localidade.
Em nome da população de Couto, o coordenador do distrito, Josué Henrique Coelho Neto, agradece ao prefeito Newton Lima “pela obra que devolverá o sono de muitos pais e mães de família”. Segundo ele, em virtude da erosão, foi aberta na rua Novo Horizonte “uma verdadeira cratera, que, sem uma intervenção desse porte, iria tragar o que encontrasse pela frente. Tudo isso sem falar na rua Santo Antônio, principal pista de Couto, que também estava correndo perigo”, enfatizou Coelho Neto. Feita com recursos próprios, a obra deve ser concluída neste final de semana.
Ilhéus vai implantar sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
O município de Ilhéus vai implantar a partir deste semestre a sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A informação é do secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, que se reuniu com o coordenador do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) de Salvador, Edmundo Ribeiro Kroger, e monitores do programa. Na oportunidade foram discutidas com representantes dos conselhos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar questões ligadas às atribuições e estratégias acerca das ações dos orientadores inseridos no Peti.
Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, governo da Bahia e Ministério do Desenvolvimento Social, o programa beneficia atualmente no município dois mil menores com idade entre 7 a 15 anos de famílias cadastradas no Programa Bolsa-Família e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Nos 19 núcleos instalados nos diversos bairros e altos e zona rural atuam 20 monitores no combate ao trabalho infantil através de uma estrutura montada pela prefeitura.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil tem o objetivo de afastar de trabalhos aviltantes crianças e adolescentes. Além do auxílio financeiro, a iniciativa oferece atividades recreativas e de reforço pedagógico no turno oposto ao que frequentam a escola. O secretário Augusto Macedo disse que o emprego e renda são fundamentais, mas lembrou a preocupação do prefeito Newton Lima que “lugar de criança é na escola e em casa com a família, realidade que permite aprendizagem dos valores básicos de ética e moral tão importantes para que a sociedade continue avançando e se aperfeiçoando”.
Reunião com o Ministério Público – A reunião que aconteceu no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, contou com a presença de Cibele Albuquerque Argolo, coordenadora-adjunta do Centro de Educação e Cultura Popular; Bernizetti Zorthea, do conselho municipal de Assistência Social, dentre outros. Por sua vez, Edmundo Ribeiro Kroger, da ONG Cecup, disse que ainda esta semana terá audiência com representantes do Ministério Público de Ilhéus. A proposta é oportunizar a continuidade dos monitores no Peti, cujo processo seletivo de novos técnicos se dará ainda este semestre. “Os critérios de avaliação dos monitores serão feitos por uma comissão formada por representantes da Procuradoria Geral do município e dos conselhos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar e da Cecup.
Prefeitura de Ilhéus reforça áreas próximas aos pontos de ônibus para evitar buracos
Todos os pontos de ônibus que recebem um intenso fluxo de coletivos diariamente em Ilhéus serão contemplados com um cronograma desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, para reforçar os pisos das áreas paralelas. Alguns já começaram a receber baias de proteção, onde estão sendo colocados ferragens e concreto reforçado, a fim de impedir a formação de buracos devido ao peso desses veículos.
Segundo explicou o secretário Carlos Freitas, o serviço visa extinguir a formação dessas cavidades “que acabam gerando novos buracos e aumentando o trabalho da equipe”. Ainda de acordo com ele, as baias de proteção já foram instaladas em diversos pontos da cidade, a exemplo da Rua Tiradentes, no centro; Avenida Canavieiras, Avenida Lótus, no Nelson Costa e em alguns pontos do bairro do Malhado, como a Avenida Antônio Carlos Magalhães. A previsão da Secretaria é de que o trabalho de reforço seja concluído dentro do prazo de 60 dias.
Além de otimizar o trabalho da Prefeitura, que vem realizando reparos como esse com recursos próprios, o atual governo visa diminuir os transtornos causados aos usuários dos transportes públicos. Em dias de chuvas, muitos são surpreendidos ao passar pelos buracos, podendo até se machucar. O início do ano letivo, quando centenas de alunos passarão a utilizar novamente o serviço também motivou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a solicitar a intensificação dessas obras de reforço.
XII Regata Salvador – Ilhéus acontece neste fim de semana
Ilhéus vai sediar neste próximo fim de semana, dias 30 e 31, mais uma edição de um dos maiores eventos náuticos realizados na Bahia: a XII Regata Salvador – Ilhéus. O evento já está consolidado no calendário de eventos náuticos do estado, já que é considerado a única regata oceânica de longo percurso realizado nas águas baianas. Além de integrar os velejadores das duas cidades, a Regata estimula o companheirismo entre as equipes e apresenta o município de Ilhéus como alternativa para os praticantes do esporte na costa baiana.
De acordo com o Coordenador da Regata e diretor de Vela do Ilhéus Iate Clube, Marcelo Tavares, este ano a Regata contará também com a participação dos veleiros Delta 32’ e 36’, que realizarão o I Delta Trophy, paralelo ao evento. “Esta será uma ótima oportunidade para rever amigos e até para reciclarmos e trocarmos conhecimentos e novas experiências”. Cerca de 120 milhas náuticas separam Ilhéus da capital baiana e, por isso, o percurso deve ser realizado em 15 horas.
Ainda de acordo com Marcelo, 25 veleiros já confirmaram presença. “Cerca de 150 pessoas devem participar do evento, que também deve ser prestigiado pelas famílias do velejadores”, afirmou. A programação da Regata se inicia com a saída dos veleiros por volta das 13 horas da sexta-feira, dia 30, de Salvador, com chegada prevista para as 5 da manhã do sábado, dia 31, no Iate Clube de Ilhéus. Ainda no sábado, eles participam de uma feijoada de confraternização e de um coquetel para a entrega dos troféus, por volta das 18 horas.
Turismo – Após o Coquetel, que terá entre seus convidados o prefeito Newton Lima, os velejadores partem para uma programação turística no centro histórico local. “No domingo, muitos veleiros retornam às suas cidades e outros permanecem em Ilhéus, como já é de costume”, salientou Marcelo. Para o secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, além de promover esta modalidade esportiva, “a iniciativa estimula o turismo náutico entre as duas cidades”, completou. O evento é organizado pelo Iate Clube, com o apoio da secretaria municipal de Turismo.