Prefeitura Municipal de Ilhéus

Diocese de Ilhéus realiza bingo em prol da Catedral de São Sebastião

Prefeitura agiliza entrega de novas unidades de saúde e sede do SAMU

Prefeitura inicia recuperação das calçadas da avenida Soares Lopes

Em Ilhéus, último final de semana da Feira de Verão

Diocese de Ilhéus realiza bingo em prol da Catedral de São Sebastião

Um carro e duas motos zero quilômetro, um notebook e um aparelho de TV de plasma de 32 polegadas. Estes são os prêmios que serão sorteados pela paróquia de São Jorge, durante bingo que acontece domingo (25), a partir das 16 horas, na praça Dom Eduardo. A renda será revertida em favor do projeto de restauração da Catedral de São Sebastião, um dos mais importantes ícones turísticos e religiosos da Bahia.

A cartela, que custa 15 reais, pode ser adquirida na própria catedral, em horário comercial ou em diversos pontos de venda espalhados pela cidade. Também algumas pessoas da comunidade colaboram com o projeto de restauração da catedral vendendo cartelas. A comissão organizadora garante que o bingo será computadorizado o que permitirá a identificação do premiado mesmo que ele não esteja no evento.

Em função de sua imponente arquitetura, a Catedral de São Sebastião é considerada uma das igrejas mais belas do estado. Sua construção começou em 1931, mas sua inauguração só aconteceu em 1967. O espaço reúne em sua fachada detalhes do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, colunas e abóbadas. Por mais de 30 anos, este belíssimo templo da igreja católica representou o sonho da comunidade ilheense e do bispo D. Eduardo, que iniciou as obras e encontra-se sepultado na própria igreja. A Catedral, que foi projetada pelo arquiteto Salomão da Silveira e fica localizada na avenida Soares Lopes, junta-se a outros ícones turísticos, como o Teatro e o Vesúvio.

Prefeitura agiliza entrega de novas unidades de saúde e sede do SAMU

Com o objetivo de levar com dignidade e seriedade serviços básicos de saúde para as comunidades dos bairros de Ilhéus, a Prefeitura vem agilizando, por meio da Secretaria de Saúde, reformas e ampliações das unidades básicas de saúde do município, além da construção de novas. Até a primeira quinzena do próximo mês, dois importantes pontos para atendimento básico nos bairros devem ser entregues às comunidades do Teotônio Vilela e São Miguel, que ainda não possuíam o serviço.

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, dia 23, pela secretária Municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, que confirmou ainda, para o mesmo período, a inauguração da nova sede do Serviço Móvel de Emergência – Samu 192, que passará a funcionar num prédio construído dentro do centro administrativo da Prefeitura, localizado na avenida Itabuna, nº 2222. Segundo explicou o coordenador Administrativo do Samu, Edson Freitas, a nova sede já teve sua estrutura aprovada pelo Ministério da Saúde, que enviou um técnico para avaliar as novas instalações.

De acordo com Edson, o serviço será melhor oferecido à comunidade, já que a equipe – formada por 82 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenadores e auxiliares – passará a contar com uma sede mais confortável e dentro dos padrões exigidos pelo governo federal. “Além disso, o centro administrativo foi totalmente adaptado para o novo serviço, e já conta com entrada exclusiva, quebra molas, e semáforos para ajudar a organizar o trânsito nas saídas das ambulâncias do Samu para atendimento”, acrescentou.

A unidade localizada no Teotônio Vilela, segundo explicou a assessora técnica do Departamento de Atenção Básica, Simone Soares, funcionará em local provisório até que uma sede permanente seja construída. No local, cujas melhorias já estão em fase de acabamento, será prestado atendimento básico nas áreas de pediatria, clínica médica e ginecologia, além dos programas de atenção básica, sala de vacinação, entre outros serviços. No bairro, funcionam ainda quatro unidades do Programa de Saúde Familiar (PSF) e o serviço de pronto atendimento.

Já no São Miguel, a implantação de uma unidade básica de saúde chega para atender uma antiga reivindicação da população local, que até então não contava com um posto de saúde. Ainda de acordo com Simone Soares, a equipe será formada por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, e realizará os serviços referentes ao programa de atenção básica e sala de vacinação. A entrega da nova unidade de saúde também está prevista para acontecer na primeira quinzena de fevereiro.

Prefeitura inicia recuperação das calçadas da avenida Soares Lopes

A Prefeitura de Ilhéus continua recuperando diversas calçadas como parte da política de reurbanização da cidade. As ações são executadas pela Secretaria de Serviços Urbanos com o objetivo de nivelar os espaços, principalmente os mais utilizados pela população para a prática de passeios e caminhadas. A avenida Soares Lopes, um dos mais belos cartões postais do município, é um dos exemplos do trabalho de valorização das áreas públicas de Ilhéus.

Construídas em pedra portuguesa, as calçadas da avenida Soares Lopes vêm sendo beneficiadas com um minucioso trabalho de recomposição. Com o serviço, determinado pelo prefeito Newton Lima, as calçadas passarão a oferecer mais segurança aos transeuntes. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, todos os trechos da avenida Soares Lopes, construídos em pedra portuguesa, serão consertados. “O mesmo trabalho foi realizado na avenida Dois de Julho, que, agora, também passa a oferecer uma maior segurança para a população e para os nossos visitantes”, explicou. Em função do péssimo estado em que se encontram alguns trechos da avenida Soares Lopes, Carlos Freitas informa que os serviços poderão demorar um pouco mais, “isso porque, além de ser cara, a pedra portuguesa é mais difícil de ser encontrada do que outros materiais utilizados nas obras de urbanização”, completa o secretário.

Os estudiosos atribuem a D. Manuel, rei de Portugal por ocasião dos descobrimentos, a iniciativa de pavimentar o piso em volta da Torre de Belém com seixos rolados, recolhidos às margens do Tejo, para homenagear a chegada de Vasco da Gama há 500 anos. Depois do terremoto que dizimou Lisboa no final do século XVIII, muitas casas locais, na tentativa de obterem verdadeiros talismãs e, assim, afugentarem novos tremores de terra, recorreram aos seixos para desenhar estrelas. A chamada “pedra portuguesa”, em calcita branca e basalto negro, foi empregada pela primeira vez em Lisboa, por presidiários, no ano de 1842. A iniciativa partiu do Governador de Armas do Castelo de S. Jorge, Tenente-general Eusébio Cândido Furtado. O desenho foi uma aplicação simples, tipo zig-zag. Para a época, foi uma obra insólita que motivou versos satíricos dos cronistas portugueses, levando o escritor Almeida Garret a mencioná-la no romance “O Arco de Sant’Anna”.

Em Ilhéus, último final de semana da Feira de Verão

Ilheenses e turistas terão apenas este final de semana para visitar os estandes da Expoilhéus 2008/2009, que, a exemplo das edições anteriores, traz mais uma vez as novas tendências em moda-praia, couro, calçados, banho, artesanato e cama e mesa. Aberta desde dezembro passado e programada para ser encerrada no domingo (25), a Feira de Verão foi visitada este ano por cerca de 180 mil pessoas. Segundo a presidente da Associação das Indústrias de Ilhéus, Carla Ourives, a 16ª do evento registrou um incremento nas vendas de, aproximadamente, 20 por cento.

Ao longo dos anos, a Expoilhéus, antiga Femtur, consolidou-se como uma importante iniciativa voltada para o incremento das atividades comerciais e também para o fortalecimento do turismo, uma vez que sua realização aquece as vendas na cidade, criando, ao mesmo tempo, uma alternativa de lazer para ilheenses e visitantes. Em função de seu grande sucesso, que só aumenta ano após ano, a Feira de Verão já se encontra inteiramente incorporada ao calendário de eventos do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *