Equipes de TV se revezam para conhecer as belezas de Ilhéus
Palestra faz alerta no Dia do Farmacêutico em Ilhéus
Prefeitura e terreiros de Ilhéus promovem a 29ª edição da Festa de Iemanjá no dia 2
Ilheenses estão entre finalistas de prêmio promovido pelo Sebrae
Transatlânticos continuam trazendo turistas a Ilhéus
Equipes de TV se revezam para conhecer as belezas de Ilhéus
Sempre muito requisitada por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, Ilhéus também desperta o interesse de equipes da televisão brasileira. Mais que divulgar as belezas locais e os atrativos históricos, muitos canais de televisão vêm a cidade para conhecer de perto as histórias contadas pela literatura do escritor Jorge Amado. Desde a semana passada, a equipe de produção do programa Band Verão, da rede Bandeirantes, acompanhada pelo apresentador Otávio Mesquita, está visitando importantes cidades da região sul do Bahia.
Depois de passar pelas cidades de Porto Seguro, Trancoso, Maraú e Itacaré, a equipe da Band esteve em Ilhéus na última segunda-feira, dia 19, e durante toda a tarde visitou a Fazenda Almada, a fábrica de Chocolate Caseiro de Ilhéus, ambas na zona norte da cidade. Em seguida, eles visitaram o Bar Vesúvio, o Espaço Cultural Bataclan e a Casa de Cultura Jorge Amado, onde foram recepcionados pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso. Durante todo o percurso no centro histórico, uma multidão de pessoas acompanhou o apresentador e a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, que montou o roteiro de visitações e deu suporte à produção do programa.
Sempre muito simpático, o apresentador Otávio Mesquita elogiou a infra-estrutura oferecida pela cidade e destacou o papel da atual gestão municipal na hospitalidade recebida durante a visita. “Todos sempre comentam que além de ser uma cidade linda, Ilhéus revela belezas que misturam história, cultura e tradição. É muito bonito ver o quanto esse patrimônio vem sendo bem cuidado”, enfatizou. As gravações serão exibidas na próxima segunda-feira, dia 26, durante o programa Band Verão, a partir das 9h15min, horário local, na Bandeirantes.
Outro apresentador da Rede Bandeirantes que também visita a cidade é José Luiz Datena, que comanda o programa jornalístico “No Coração do Brasil”. Ele chega nesta quarta-feira, dia 21, a bordo do transatlântico Sovereign of the Seas, que aporta em Ilhéus dentro da programação de navios da temporada de verão 2009. Junto com sua equipe, ele também deve percorrer os principais pontos turísticos da cidade. Graças ao apoio da Prefeitura de Ilhéus, o apresentador e sua equipe contarão com todo o auxílio logístico referente a deslocamento, hospedagem e alimentação. O programa é exibido todos os sábados, às 23 horas.
Palestra faz alerta no Dia do Farmacêutico em Ilhéus
“O farmacêutico deve estar nas farmácias de todo o país como um instrumento de conscientização visando à utilização adequada dos medicamentos, sempre dentro das regras técnicas de dispensação e das normas definidas pelos órgãos competentes”. A declaração foi feita pelo coordenador da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Itapetinga, Ariel Resende, durante palestra proferida por ele no auditório do Ilhéus Hotel como parte das comemorações pela passagem do Dia do Farmacêutico. Antes, das 9 às 18 horas, no auditório da Justiça Federal, a farmacêutica do município, Tânea Virgínia, coordenou uma oficina que, entre outros temas, apresentou o plano da assistência farmacêutica para 2009 e a relação municipal de medicamentos essenciais.
As homenagens contaram com as presenças dos secretários de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, e de Itacaré, Josevaldo Machado, além de representantes da 6ª Dires. O evento também contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Farmácias do Estado, Altamiro José dos Santos, que chamou atenção para a importância de um projeto que tramita na Câmara dos Deputados. “Farmácia é um estabelecimento de saúde, ou seja, foi concebida para comercializar medicamentos. Apesar disso, observamos farmácias vendendo diversos outros itens, como biscoitos e refrigerantes. Se este projeto for convertido em lei, a abertura de novas farmácias só acontecerá com a respectiva aprovação dos conselhos municipais de saúde”, completou.
Com o tema “O papel do farmacêutico no Sistema Único de Saúde”, a palestra proferida por Ariel Resende foi assistida por dezenas de profissionais da área que elogiaram bastante o evento e a promoção das respectivas homenagens. Assistência farmacêutica é o conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando sempre o acesso das pessoas e o seu uso racional. Entre outros aspectos, este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, bem como a seleção, a programação e a avaliação de sua utilização, na busca por resultados concretos e pela melhoria, em última análise, da qualidade de vida da população.
Prefeitura e terreiros de Ilhéus promovem a 29ª edição da Festa de Iemanjá no dia 2
A Festa de Iemanjá, um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico de Ilhéus, será realizada mais uma vez no próximo dia 2 de fevereiro, seguindo uma tradição que já dura quase 30 anos em Ilhéus. Na praia da Maramata, praça Dom Eduardo e Ponta da Pedra serão instalados três altares onde os devotos poderão, nos respectivos balaios, depositar suas oferendas. Ao som dos atabaques, com banhos de água de cheiro e entrega de pipoca pelas baianas, as homenagens serão iniciadas a partir das 10 horas com queima de fogos e diversas reverencias à rainha do mar.
O ponto alto da festa acontecerá por volta das 16 horas, quando uma procissão marítima, formada por dezenas de embarcações, sairá da Ponta da Pedra e das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde serão depositadas as oferendas. Pai Toninho, um dos organizadores do evento, acredita que, assim como nos outros anos, muitas flores, perfumes e espelhos estarão entre os presentes mais ofertados à rainha as águas. “Os devotos de Iemanjá conhecem sua vaidade e, por isso, não deixam esses itens faltar nos balaios”, afirma. Além de Pai Toninho, as homenagens também são organizadas por Mãe Carmosina, Mãe Laura e Pai Atanagildo.
Em Ilhéus, a Festa de Iemanjá foi iniciada em 1981 por Mãe Carmosina e Pai Pedro Farias. Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome. Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos orixás. Sua cor branca está associada à Oxalá. Juntos, eles teriam criado o mundo. Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e à fecundidade. Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas, executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadando no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e elevando-se ao céu, indicando, dessa forma, as diversas variações das ondas do mar.
Iemanjá – Na maioria de suas representações, Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. A Rainha das águas possui diversos nomes (ou qualidades) referentes à diversidade e às profundidades dos trechos do rio “Yemoja”. Iemanjá simboliza a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela. Complacente, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias das lendas européias ou a lara dos mitos indígenas, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a “mãe da criação”. A Festa de Iemanjá é promovida pela Prefeitura, através da Maramata, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, com a participação dos terreiros de Mãe Carmosina, Mãe Laura, Pai Toninho e Pai Atanagildo.
Ilheenses estão entre finalistas de prêmio promovido pelo Sebrae
Divulgar histórias de sucesso de mulheres empreendedoras de todo o Brasil. Este é o objetivo do prêmio Mulher de Negócios, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e que, na Bahia, selecionou 17 das 100 histórias inscritas em 2008. Até o próximo dia 30, duas das 17 finalistas serão escolhidas nas categorias proprietárias de micro e pequenas empresas formais, e membros de associações e cooperativas de pequenos negócios para receber homenagem durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em Brasília.
Entre as que disputam o prêmio, estão duas empresárias de Ilhéus, Janete Lainha e Zaira Garcia Morelli. Ambas relataram suas histórias de vida e foram selecionadas dentro da categoria proprietárias de Micro e Pequenas Empresas Formais, concorrendo com mais 98 inscritas – número considerado recorde pelo Sebrae. Esta não é a primeira vez que Ilhéus busca um lugar de destaque na premiação. No ano passado, a lojista Nádia Argolo também esteve entre as finalistas do estado.
Com o tema “A cara do povo. Criar e Desenvolver dá prazer”, a empresária do ramo de aluguel de roupas, Janete Lainha, falou sobre sua trajetória de vida e sobre sua luta para romper com padrões de sua época. “Sempre fui uma mulher empreendedora, que enxergou no futuro a possibilidade de desenvolver. Ao relatar minha história, mostro o quanto é preciso acreditar que os sonhos são possíveis e que podemos ajudar as pessoas a serem melhores e mais felizes”, afirmou.
A idéia de criar uma loja especializada em aluguel para festas e eventos, que atualmente conta com mais de 5 mil peças, começou em um dos quartos de sua casa. Seu talento para os palcos também ajudou com que seu projeto ‘Casa Camarim’ se expandisse e atingisse variados públicos. Além de se dedicar à loja, Janete é atriz e apresenta periodicamente “A volta de Nacib e Gabriela ao Vesúvio”. Além disso, todas as segundas-feiras, entre as 9h e 12h, na Casa dos Artistas, ela apresenta “Os suspiros de Gabriela”.
Já Zaira, que há 11 anos administra o Eco Village Indaiá, falou um pouco sobre a experiência inusitada de se descobrir no ramo da Hotelaria, com o tema “Hoteleira por Acaso”. Natural da cidade de Goiânia (GO), a empresária já foi professora e atualmente ocupa o cargo de diretora social da Associação de Turismo de Ilhéus – Atil. “Ter a oportunidade de empreender como pessoa e descobrir na profissão o poder de ajudar e bem servir às pessoas foram as principais mensagens deixadas no projeto”. As representantes de cada categoria devem ser anunciadas pelo Sebrae até o próximo dia 30.
Além da homenagem, as ganhadoras receberão ainda um curso da Matriz de Soluções Educacionais do Sebrae, além de custeio de deslocamento e de hospedagem para participarem do evento de premiação em Brasília. A vencedora nacional ganha uma viagem internacional a um centro de referência mundial em empreendedorismo que será escolhido pela Coordenação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O Prêmio Mulher de Negócios é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil – BPW e a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.
Transatlânticos continuam trazendo turistas a Ilhéus
Até 20 de março, quando acaba a movimentação dos transatlânticos da temporada 2008/2009, três navios continuarão aportando semanalmente no Porto de Ilhéus. Para esta quarta-feira (21), estão programadas paradas do Costa Mágica e do Sovereign of the Seas. Na sexta (23) será a vez do transatlântico MSC Música trazer mais cruzeiristas à cidade, que os recebe com receptivo da Secretaria de Turismo. Os cruzeiristas movimentam o município e aquecem o comércio local.
Esta é a quinta parada do Costa Mágica e a sexta dos navios Sovereign of the Seas e MSC Música. Desde que começaram as temporadas dos transatlânticos, vem aumentando o número de paradas. Em relação à temporada anterior, foi observado um crescimento de 13, perfazendo um total de 47 paradas entre 2008/2009. Estima-se que mais de 120 mil turistas cheguem à cidade através dos cruzeiros, isso até o dia 20 de março, quando o Costa Mediterrânea fecha a temporada.
Os navios transatlânticos Costa Mágica, de bandeira Italiana, e o Soverign of the Seas, bandeira panamenha, voltam na próxima semana a Ilhéus. Chegam às 8 horas do dia 28 e zarpam por volta das 17 horas. Dois dias depois, na sexta-feira, 30, o MSC Música, também de bandeira panamenha, chega ao município.
O Costa Mágica, maior embarcação da temporada, tem capacidade para receber 3.470 hóspedes e possui uma tripulação de 1.027 pessoas. A Sovereign of the Seas traz para Ilhéus 2.852 cruzeiristas e 825 tripulantes. O navio MSC Música, segundo maior da temporada, possui acomodações para 3.013 passageiros e 987 tripulantes.
Fevereiro – Para a primeira semana do mês de fevereiro, estão previstas quatro paradas, sendo que duas acontecem no dia 4, com as chegadas do Costa Mágica e Sovereign of the Seas. O MSC Sinfonia, de bandeira panamenha, aporta no dia seguinte. Em 6 de fevereiro, o MSC Música faz nova parada na cidade.