Prefeitura Municipal de Ilhéus

Colo-Colo estréia no Mário Pessoa contra o Vitória, nesta quarta-feira

Expoilheus será encerrada no próximo domingo, dia 25

llheenses e turistas renovam homenagens à São Sebastião com lavagem da Catedral

Ilhéus festeja nesta terça-feira o santo padroeiro dos estivadores

Grande bingo no dia 25 em prol da reforma da Catedral

Colo-Colo estréia no Mário Pessoa contra o Vitória, nesta quarta-feira

O Colo-Colo, campeão estadual de 2006, realiza sua segunda partida no Campeonato Baiano de Futebol Profissional deste ano, nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 20h30min, marcando sua estréia no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Embora a equipe não tenha se saído bem na primeira partida, contra o Ipitanga, no último domingo (18), quando perdeu pelo escore de 2 x 1, o presidente do clube, José Maria de Almeida Santana, diz que o grupo continua unido e convicto de que possui todas as condições de se destacar durante o transcorrer do campeonato.

Segundo José Maria, a equipe vem treinando desde o mês de novembro do ano passado, mostrando, nos jogos-treinos realizados até agora, que seus atletas estão bem preparados fisicamente para vencer os futuros desafios. “Ao contrário do que alguns dizem, houve um sério planejamento para a formação da equipe e sua conseqüente preparação. Por isso, não podemos fazer um julgamento precipitado e nem cobrar de ninguém os eventuais erros cometidos na primeira partida”, afirmou.

Ainda de acordo com José Maria, para este segundo jogo do campeonato, exatamente contra a forte equipe do Vitória, é preciso que o torcedor compareça em massa ao Estádio Mário Pessoa com o objetivo de prestigiar, torcer e incentivar os jogadores a obterem uma vitória que mudará a história do campeonato deste ano. Para este jogo, além da reforma realizada no final de 2007, a Prefeitura vem concluindo alguns serviços de manutenção que darão ainda mais segurança ao público.

Jogos da segunda rodada – Nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, também jogam, todos a partir das 21 horas: Atlético-BA x Fluminese-BA, no Carneirão, em Alagoinhas; Vitória da Conquista x Ipitanga, no Lomanto Júnior, Vitória da Conquista; Feirense x Camaçari, em Madre de Deus; e Poções x Itabuna, em local ainda a ser definido.

Expoilheus será encerrada no próximo domingo, dia 25

A Expoilhéus, que este ano conseguiu atrair um público estimado de 180 mil pessoas, será encerrada no próximo domingo, dia 25. Segundo informações da presidente da Associação das Indústrias do Município, Carla Ourives, a 16ª edição da Feira de Verão obteve um incremento nas vendas de, aproximadamente, 20% em relação ao ano passado. Montada na avenida Soares Lopes, o evento foi mais uma vez uma das grandes atrações da alta temporada local, apresentando as novas tendências em moda-praia, couro, calçados, banho, artesanato e cama e mesa.

A 16ª edição da Expoilhéus contou mais uma vez com uma bela estrutura que incluiu praça de alimentação, com música ao vivo, telões com clipes e jogos eletrônicos. Em função de uma parceria com a Prefeitura, cerca de 50% dos estandes foram alugados por comerciantes locais. O restante foi ocupado por empresários vindos, na sua grande maioria, de Minas Gerais e São Paulo. Além da excelente estrutura, a feira também contou com segurança 24 horas, auxiliada pelo trabalho da Polícia Militar. Com entrada franca, a Expoilhéus segue aberta até o dia 25, das 17 às 23 horas.

Ao longo dos anos, a Expoilhéus, antiga Femtur, consolidou-se como um importante evento voltado para o incremento das atividades comerciais e também para o fortalecimento da indústria turística, uma vez que sua realização aquece as vendas na cidade e cria, ao mesmo tempo, uma alternativa de lazer para turistas e ilheenses. Em função de seu grande sucesso, que só aumenta ano após ano, a Feira de Verão já se encontra inteiramente incorporada ao calendário de eventos do município.

llheenses e turistas renovam homenagens à São Sebastião com lavagem da Catedral

Mais um rito centenário foi cumprido em Ilhéus neste fim de semana. Depois da Puxada do Mastro – realizada em Olivença no dia 11 – neste sábado, dia 17, foi a vez da Lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião, santo que desde o início do mês vem recebendo uma programação de homenagens que promove o sincretismo religioso, reunindo sempre um grande publico, formado por ilheenses e prestigiado por centenas de visitantes.

A concentração do cortejo começou às 10 da manhã em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, entidade que realiza o tradicional evento, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. Juntos, integrantes de blocos afros, terreiros de candomblé, rodas de capoeira, além de 130 baianas tipicamente caracterizadas e de carroças ornamentadas, percorreram as principais ruas do centro, até chegar à avenida Soares Lopes e seguir em direção à praça Dom Eduardo, local onde mais pessoas se juntaram a festa, que já dura mais de quatro décadas.

Presentes ao ritual, o prefeito de Ilhéus e o vice-prefeito Mário Alexandre, além de secretários e assessores municipais, também participaram da festa de lavagem das escadarias da Catedral. Enquanto as baianas ‘lavavam’ os degraus com muita água de cheiro e pedidos de muita proteção, um carro pipa fez a alegria do público que prestigiou o evento. Após a Lavagem, o cortejo e a multidão seguiram até a avenida Dois de Julho, onde bandas locais se apresentaram e encerraram a festa.

Mais uma vez, a grande participação popular foi destaque. Na opinião do prefeito Newton Lima “o sagrado e o profano se misturaram em perfeita harmonia. Além disso, o público pôde se divertir com segurança e tranqüilidade”, afirmou. Para o presidente do Sindicato dos Estivadores, Emerson Tavares, a festa mostrou porque integra o calendário turístico do município. “O sentido da homenagem prestada todos os anos ao santo padroeiro dos estivadores se renovou, novamente, este ano”, enfatizou.

Ilhéus festeja nesta terça-feira o santo padroeiro dos estivadores

As homenagens religiosas ao santo padroeiro dos estivadores, São Sebastião, terminam nesta terça-feira, dia 20, com alvorada festiva, missa solene e caminhada de fé pelas principais ruas do centro histórico de Ilhéus. O culto ao mártir italiano, que morreu depois de ser condenado sumariamente pelo imperador romano Diocleciano, em virtude de ser brando com os cristãos, começou no último dia 11 de janeiro, através do novenário que termina na noite de hoje,19 de janeiro.

O santo que dá nome à Catedral foi originário de Narbonne, na Itália. Chegou a ser designado capitão da guarda pessoal dos imperadores Diocleciano e Maximiliano. .Após ser considerado traidor, teve sua execução ordenada por meio de flechas, que se tornaram símbolos constantes da sua iconografia. Em Ilhéus, São Sebastião possui muitos devotos e recebe homenagens todos os anos com programação profana e religiosa.

A alvorada, que dá início às atividades festivas, está programada para meia-noite do Dia de São Sebastião. Às 9 horas, será celebrada uma missa solene presidida pelo pároco da catedral, padre Edmilson Vivas. A celebração vai ser animada pelo Coral Dom Eduardo. Padre Gilberto Antonio dos Reis fará a pregação do dia.

Já a procissão, que percorrerá as principais ruas do centro histórico de Ilhéus, terá início às 16h30min, quando centenas de devotos da cidade e de municípios vizinhos estarão acompanhando a imagem de São Sebastião. Depois da caminhada de fé, acontecerá a celebração eucarística para finalizar as homenagens ao mártir italiano.

Grande bingo no dia 25 em prol da reforma da Catedral

A Paróquia de São Jorge promoverá no próximo dia 25, a partir das 16 horas, um grande bingo em favor da obra de restauração da Catedral de São Sebastião, um dos mais importantes ícones religiosos, culturais e turísticos do Estado da Bahia. Entre os prêmios a serem sorteados estão um carro zero quilômetro, duas motos Suzuki e um aparelho televisor de plasma com 32 polegadas, além de um notebook positivo.
As cartelas já podem ser adquiridas na própria Catedral, ao preço de 15 reais, em horário comercial, durante a celebração das missas, em diversos pontos de venda espalhados pela cidade e ainda com pessoas que também estão vendendo as cartelas. De acordo com os organizadores, o grande bingo será computadorizado, o que permitirá a identificação do premiado mesmo que ele não esteja presente ao evento, “realidade que deve facilitar a identificação das cartelas e dos ganhadores”, informam.
Considerada uma das igrejas mais belas da Bahia, a Catedral de São Sebastião, com sua imponente arquitetura, começou a ser construída em 1931, sendo inaugurada em 1967. O espaço reúne em sua fachada detalhes do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, colunas e abóbadas. Por mais de 30 anos, este imponente templo da igreja católica representou o sonho da comunidade ilheense e do bispo D. Eduardo, que iniciou as obras e encontra-se sepultado na própria igreja. A Catedral, que foi projetada pelo arquiteto Salomão da Silveira e fica localizada na avenida Soares Lopes, junta-se a outros ícones turísticos do município, como o Teatro e o Bar Vesúvio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *