Prefeitura Municipal de Ilhéus

Orla Sul ganha obra de urbanização em Ilhéus

Lavagem das escadarias da Catedral agita Ilhéus no sábado

Prefeitura leva serviço odontológico à zona rural com Odontomóvel

Ilhéus participa do Campeonato Regional de Futebol Feminino

Orla Sul ganha obra de urbanização em Ilhéus

O município de Ilhéus ganhou na manhã de hoje (15) uma importante obra de urbanização que beneficiará, nesta primeira etapa, o trecho da BA 001 que vai das imediações do Hotel Opaba até o trevo que dá acesso ao Ceplus. A ordem de serviços foi assinada pelo prefeito Newton Lima, que ressaltou, na oportunidade, a importância de obras capazes de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Com o salão nobre do Palácio Paranaguá repleto, o chefe do Executivo ilheense reafirmou seu compromisso com antigas e novas lutas, incluindo a construção de uma segunda ponte.

A liberação dos recursos para a execução da primeira fase do projeto de reurbanização da Orla Sul de Ilhéus foi viabilizada pelo prefeito Newton Lima junto ao Ministério do Turismo e dentro do “Brasil Turismo”, programa que destina recursos para municípios brasileiros que possuem potencial turístico e necessitam de obras de infra-estrutura. Segundo exposição do secretário de Engenharia e Obras, arquiteto Paulo Goulart, a primeira fase da obra, avaliada em cerca de 3 milhões e 700 mil reais, incluirá a pavimentação das vias paralelas da BA 001 (Ilhéus/Canavieiras), bem como a implantação de sistema de iluminação, ciclovia e ajardinamento dos canteiros. O trabalho também contará com a execução de serviços de drenagem (rede de águas pluviais), “o que evitará a ocorrência de alagamentos na região”, ressaltou Goulart. A duração da obra, que terá início nos próximos dias, é de aproximadamente seis meses.

Além do prefeito Newton Lima, também integraram a mesa o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás); a deputada estadual Ângela Sousa; o gerente da Caixa Econômica Federal, Celso Antônio Vontroba; o diretor-presidente da Empresa FCK, Carlos Kruschewsky; e o secretário de Obras e Engenharia, arquiteto Paulo Goulart.

Comemorar – Em seu pronunciamento, o prefeito Newton Lima parabenizou sua equipe de planejamento, responsável pelo cumprimento das exigências e liberação dos recursos. Na oportunidade, agradeceu à direção da Caixa Econômica Federal e ao Ministério do Turismo, que, “com boa vontade e compreensão, foram fundamentais para que hoje pudéssemos comemorar esta grande vitória de Ilhéus”. Newton lembrou também que o Projeto Orla Sul é o terceiro de uma lista que o governo ilheense conseguiu viabilizar junto ao governo federal. “No Teotônio Vilela, por exemplo, encontra-se em andamento um trabalho estimado em 17 milhões de reais voltado para a urbanização de vias, sistema de esgotamento e construção de moradias populares”. Ao concluir, ressaltou que as secretarias municipais continuarão elaborando projetos capazes de trazer para Ilhéus novos investimentos públicos, “o que possibilitará a construção de uma cidade ainda melhor para todos nós”, concluiu o prefeito.

A deputada estadual Ângela Sousa, por sua vez, demonstrou toda a sua alegria com a assinatura da ordem de serviços. “A administração do prefeito Newton Lima devolveu, desde o seu início, a alegria ao nosso povo. É uma administração que continua dizendo para que veio. Vejo na Prefeitura um trabalho de qualidade, digno e competente. Ilhéus continua caminhando em direção a um futuro melhor”. Já o vereador e vice-presidente do Poder Legislativo Municipal, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), elogiou o governo municipal, parabenizando, em seguida, toda a comunidade do sul de Ilhéus que será, com a obra de urbanização, diretamente favorecida.

A solenidade de assinatura da ordem de serviços contou com a presença dos secretários municipais de Governo, José Nazal; de Finanças, Gilvan Tavares; de Administração, João Fraga; de Serviços Urbanos, Carlos Freitas; de Saúde, Marleide Silva; de Assistência Social, Augusto Macedo, Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, além do Procurador Geral do Município, Luis Carlos Nascimento. O evento também foi prestigiado pelos vereadores Gilberto de Souza (Bel do Vilela) e Alzimário Belmonte (Gurita) e pelos presidentes da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), José Leite, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clóvis Júnior, da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Luighi Massa; do Sindicato dos Estivadores, Emerson Tavares; da Ação Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça; do Clube Colo Colo, José Maria de Almeida; e do PSB de Ilhéus, Magno Lavigne. Estiveram presentes ainda à solenidade os representantes do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), cap. Ricardo Penalva, e da Capitania dos Portos, ten. Milena Rocha, além de empresários, comerciantes, estudantes, populares e profissionais de imprensa.

Lavagem das escadarias da Catedral agita Ilhéus no sábado

Sol, calor e tradição. Esses serão os ingredientes de mais uma edição da tradicional Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, evento que acontece neste sábado, dia 17, e deve reunir centenas de pessoas na Praça Dom Eduardo. Em Ilhéus, este evento acontece há mais de quatro décadas através de uma parceria mantida entre o Sindicato dos Estivadores local e a Prefeitura Municipal. Ilheenses e, principalmente, os visitantes que continuam em veraneio na cidade e vão acompanhar mais uma vez, a mistura harmônica entre o sagrado e o profano.
A concentração para a saída do cortejo acontece a partir das 10 da manhã, em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na Avenida Dois de Julho. A saída está prevista para às 11 da manhã e o grupo, formado por 130 baianas devidamente caracterizadas, componentes de blocos afros, terreiros de candomblé, blocos de arrasto, além das tradicionais carroças, vai percorrer as ruas Eustáquio Bastos, Bento Berilo, Visconde de Mauá e a Avenida Soares Lopes, até chegar à Praça Dom Eduardo, onde uma grande multidão estará a espera do cortejo.
Além de contar com a água de cheiro trazida pelas baianas e integrantes de terreiros de candomblé, a lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião contará com o auxílio de um carro pipa, momento em que muitos nativos e visitantes aproveitam para se refrescar e tomar o tradicional ‘banho de cheiro’, o cortejo segue para a Avenida Dois de Julho, onde a festa deve continuar novamente em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, local onde será realizada uma confraternização entre os participantes da festa profana.
A lavagem das escadarias da Catedral integra as festividades em louvor à São Sebastião, santo padroeiro da classe estivadora. Desde o dia 04 vários eventos, entre eles uma novena e a Puxada do Mastro, estão sendo realizados em homenagem ao santo guerreiro. Na terça-feira, dia 20, acontece o ponto alto da festa, quando está programado alvorada festiva, seguida de missa solene às 9 da manhã, celebrada pelo pároco Edmilson. No mesmo dia, às 16:30h acontece caminhada de Fé pelas ruas do centro e encerramento com celebração eucarística.

Prefeitura leva serviço odontológico à zona rural com Odontomóvel

Desde que foi reestruturada com reforma total e chegada de novos equipamentos no início do ano passado, a Unidade Móvel Odontológica – Odontomóvel – vem beneficiando moradores de diversas áreas da cidade, principalmente da zona rural. Esta foi uma das formas encontradas pela atual gestão municipal de levar até as comunidades mais distantes um serviço odontológico de qualidade e gratuito. Dando continuidade a programação de atendimento deste mês, o Odontomóvel visita várias comunidades até o fim deste mês.

Nesta sexta-feira, dia 16, a equipe do Odontomóvel realizará atendimento em Aritaguá. Na próxima segunda-feira, dia 19, presta serviço aos moradores de Tibina e terça-feira, dia 20, chega até a localidade rural de Aderno. Já na quarta-feira, dia 21, o atendimento estará voltado aos moradores de Ponta da Tulha e na quinta-feira, dia 22, chega até a população de Ponta do Ramo. Encerrando a penúltima semana de atendimento do primeiro mês do ano, a Unidade Móvel Odontológica chega até Búzios, na sexta-feira, dia 23.

Na última semana de janeiro, o atendimento prossegue e chega até a localidade rural de Santo Antônio, no dia 26 e no Couto, no dia 27. Já na zona urbana, o Odontomóvel presta atendimento dia 28 no bairro São Miguel, na zona norte e nos dias 29 e 30, no bairro Teotônio Vilela. Por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o Odontomóvel dedica maior parte de sua agenda às comunidade rurais, porém “também realiza um trabalho junto às comunidades da zona urbana mais afastadas do centro”, afirmou.

Os atendimentos são realizados das 8 às 17h, período em que a equipe, formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo, além de suporte às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico mensal ou novas solicitações podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.

Ilhéus participa do Campeonato Regional de Futebol Feminino

A seleção ilheense do Real Madrid está inscrita na sexta edição do Campeonato Regional de Futebol Feminino que começa dia 26 de abril, em Itabuna. O evento tem a participação de equipes representando os municípios de Itabuna, Arataca, Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Itapitanga, Floresta Azul, Itororó, Uruçuca e Itajuípe. Com o objetivo de se apresentar bem na copa regional, o time faz intensivos treinos técnico-tático. Promovido pela Liga Itabunense de Futebol Feminino (Liff), os jogos serão de ida e volta. As seleções campeãs e vice vão receber prêmios em dinheiro.

Formada por jogadoras com idade entre 17 a 42 anos, o Real Madrid tem 13 anos de fundado. Ano passado jogou contra a seleção de Floresta Azul e sagrou-se campeã em evento similar pelo escore de 3×2. Ao longo desse tempo participou de amistosos contra times dos municípios de Itajuípe, Itabuna, Itaju do Colônia, Una e Uruçuca. Os destaques da seleção são as jogadoras Mônica Santos, capitã e goleira menos vazada; Patrícia, centro-avante; Pretinha, atacante; e Irene, meio-campo que têm o comando o treinador Arailton Montas.

Segundo a capitã e goleira Mônica Santos, embora exista preconceito por parte de minoria da população sobre mulheres jogando bola, “essas críticas nos motiva cada vez mais para a prática de futebol. Além disso, sempre entramos em campo com a nossa auto-estima em alta”. Diz que a maioria das atletas do seu time sonha um dia chegar ao lugar conquistado pela jogadora Marta, hoje a melhor do mundo. “O esporte amador aqui na região não recebe apoio oficial ou de empresas privadas. É rotina a gente tirar do nosso bolso dinheiro para a compra de materiais esportivos e despesas com viagem. Mas nosso sonho nunca acaba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *