Jogos Estudantis de Praia terá número máximo de atletas

Todas as 626 vagas disponíveis para o evento esportivo que agita a Praia de Armação neste final de semana já estão preenchidas. Os jogos terão as modalidades beach soccer, surfe, bodyboard, vôlei de praia e aquathlon
Quem for à Praia de Armação entre amanhã (16) e domingo, vai ter a oportunidade de presenciar um dos eventos esportivos mais movimentados já realizado em Salvador. Um total de 626 atletas, divididos nas modalidades beach soccer, surfe, bodyboard, vôlei de praia e aquathlon vão exibir suas performances para o público, em busca dos títulos de campeões dos Jogos Estudantis de Praia, uma realização da Associação Stellagreice, com patrocínio do Ministério dos Esportes.
As competições acontecem a partir das 9h de amanhã (16) e do domingo, e das 8h do sábado. Serão quatro arenas, uma para surf e bodyboard, uma para o beach soccer, uma para o vôlei de praia e uma para o aquathlon, que mistura natação e corrida. Para o conforto do público, foram instaladas arquibancadas nas quatro arenas, que acomodam confortavelmente um total de 1000 espectadores. Vale ressaltar que as entradas são gratuitas e que os espaços da praia e da balostrada servem de arquibancadas naturais.

A competição traz à Bahia um formato inédito e com certeza vai proporcionar uma interessante atividade de lazer e entretenimento, fomentar a prática esportiva entre as crianças e os jovens e gerar atividades para os atletas em uma época de pouca movimentação nos calendários esportivos. Os Jogos Estudantis de Praia são uma oportunidade também de integrar diferentes modalidades praticadas nas areias das praias da Bahia.

“É muito importante um evento como este, com um formato diferente do que estamos acostumados. Ele possibilita um intercâmbio interessante de informações técnicas entre as modalidades”, explica o surfista profissional, educador físico e professor do Centro de Terapia em Surf (CTS), Bruno Pitanga. Ele ressalta ainda, que esta é uma boa oportunidade do público Baiano se aproximar da cultura esportiva de praia.

O coordenador geral das atividades esportiva do evento e presidente da Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (FEBERA), Jorge Reis, destaca que a praia é um dos espaços mais democráticos para a prática de esportes, mas essas atividades não devem ser associadas apenas à diversão e entretenimento. “O fato dos esportes de praia serem divertidos e muito prazerosos, não devem tirar a seriedade dos trabalhos dos mesmos. Os jogos buscam incentivar esses atletas a levarem a sério suas atividades e vislumbrem uma carreira profissional”, explica Reis.

O coordenador dos Jogos Estudantis de Praia salienta o trabalho de pessoas como os professores Gal Campos (vôlei de praia), Bruno Pitanga e João Bismarck (beach soccer), que estão todos os dias na praia descobrindo e lapidando talentos e ajudando na formação de cidadãos. “A prova da importância dos esportes de praia é que em 2008 a Bahia formou um campeão mundial de bodyboard profissional, o Uri Valadão, e boa parte do mérito pertencem ao seu treinador, o Márcio Torres, que assim como os demais citados, está todos os dias na praia trabalhando seus atletas”.
Ao todo, serão 166 atletas de surf e bodyboard, 300 atletas de beach soccer (entre eles os jogadores da seleção brasileira Sávio, Anderson e Souza), e 40 de aquathlon. Entre os 120 inscritos no vôlei de praia, destaques para o time convidado, formado por deficientes auditivos. A turma, com idades acima dos 20 anos, já treina na escolinha de Gal há algum tempo.

Segundo a professora de vôlei, eles não participam de competições, mas a idéia de convidá-los para os jogos é de promover uma maior integração, para estimulá-los e para desenvolver ainda mais a comunicação entre eles. “Não há necessidade da exigência de uma arbitragem especial para eles, porque normalmente os juízes se comunicam, além do apito, com gestos. Então, eles conseguem entender normalmente o andamento da partida”, explica Gal Campos.

Os jogos têm como principal meta o desenvolvimento de trabalhos em equipe e consolidação das atividades esportivas dentro das universidades e escolas. Por isso, as inscrições para todas as modalidades foram gratuitas. Os vencedores serão agraciados com medalhas, troféus e equipamentos para prática das suas modalidades, a exemplo de pranchas de surf e bodyboards; e de bolas, redes e fitas para os praticantes de beach soccer e vôlei de praia.

Os Jogos Estudantis de Praia é uma realização da Associação Comunitária e Cultural Stellagreice, tem patrocínio do Ministério do Esporte e apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Prefeitura Municipal de Salvador, Federação de Beach Soccer do Estado da Bahia, Associação de Surf de Amaralina, Federação Baiana de Surf, Federação Baiana de Triathlon e Federação Baiana de Bodyboard.

Yordan Bosco (DRT BA 2992) e Camile Maltez
(71) 3393-8653 / 9985-2117 / 9938-2116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *