Os questionários foram distribuídos aos comerciantes da cidade, para que respondam quais, nas suas opiniões, os empresários que se destacaram nos seus respectivos ramos de atividade. Segundo o presidente da entidade, Clóvis Júnior, é importante que os comerciantes entreguem os questionários respondidos o mais rápido possível. “É a garantia do processo democrático de escolha dos premiados”, explica.
Os critérios utilizados para a avaliação dizem respeito ao espírito empreendedor e as ações voltadas para o desenvolvimento do comércio. Depois de recolhidos os questionários, é feita a contagem dos votos, divulgadas aos diretores da entidade e, em seguida, a comunidade local. No ano passado, estiveram presentes na apuração, além da diretoria, o então secretário de Comércio e Indústria, Gentil Pires; o inspetor da Secretaria da Fazenda, José Antônio; e o representante do SEBRAE, João Batista.
O Mérito Lojista, considerado o ‘Oscar’ do empresariado ilheense, tem credibilidade, por causa da escolha dos premiados feita de forma democrática, imparcial. Será uma centena de empresários premiados. A festa de entrega do tão importante troféu é coberta de luxo e beleza. Glamorosa! Por isso é sempre aguardada com muita ansiedade. Este ano, acontecerá no dia 5 de Março, quando também será apresentada a nova diretoria (eleita dia 13 de fevereiro).