Prefeitura Municipal de Ilhéus

Newton Lima e Mário Alexandre tomam posse nesta quinta-feira

Ciclo de festas populares de Ilhéus inicia com a puxada do mastro de São Sebastião

Fundaci investe em manutenção dos espaços culturais da cidade

Corpo de Bombeiros reforçará combate à dengue em Ilhéus

Rede hoteleira de Ilhéus comemora grande ocupação neste fim de ano

Prefeitura encerra primeira etapa de mutirão em Olivença

Newton Lima e Mário Alexandre tomam posse nesta quinta-feira

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PSB), reeleito em 05 de outubro último, tomará posse nesta quinta-feira (01), às 16 horas, junto com o seu vice, o médico Mário Alexandre (PSDB), em solenidade prevista para acontecer no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes. A posse de Newton acontecerá logo após os membros da Câmara Municipal também tomarem posse e escolherem os componentes da nova Mesa Diretora para o biênio 2009/2010.
Newton Lima assumiu a Prefeitura de Ilhéus no início de setembro de 2007, após a Câmara Municipal ter cassado o então prefeito Valderico Reis por 12 votos contra 1. Neste período, respondendo interinamente, adotou medidas enérgicas para reorganizar a cidade, investindo na limpeza pública, iluminação, operação tapa-buracos e em obras que contemplaram vários morros localizados na zona urbana, entre várias outras intervenções.

Ciclo de festas populares de Ilhéus inicia com a puxada do mastro de São Sebastião

Considerada uma das festas seculares do sul da Bahia, a puxada do mastro de São Sebastião que acontece todos os anos em janeiro, movimenta a Estância Hidromineral de Olivença diante da mistura de grupos nativos com turistas de várias partes do Brasil e de caravanas de municípios circunvizinhos. Na programação do ciclo de eventos populares de Ilhéus consta o reveillon, seguido da lavagem das escadarias da catedral de São Sebastião e da tradicional festa em homenagem a Iemanjá que acontece em três pontos distintos da cidade – praia da Maramata, avenida 2 de Julho e Ponta da Pedra. O carnaval na avenida Soares Lopes encerra as festividades que integram o calendário turístico do município com atrações nacionais, bandas regionais, blocos afro e o retorno de escolas de samba à avenida.
São Sebastião é padroeiro da catedral e dos estivadores. Organizada pela Associação dos Machadeiros de Olivença, a festa da puxada do mastro começa dia 4 de janeiro com alvorada às 5 horas da manhã, desfile na praça Cláudio Magalhães e missa solene na igreja Nossa Senhora da Escada. Dia 8, corrida do fogo simbólico, saída da tocha com fogo da mata do Ipanema, hasteamento de bandeiras, vigília cívica e show musical nos dias 9 e 10 na praça principal de Olivença.
No dia 11 – domingo – a puxada dos mastros, seguido alvorada, feijoada para os puxadores dos mastros, saída dos mastros da mata do Ipanema, descanso na praia do Sirihyba, início da puxada dos mastros pela praia, shows musical, chegada dos mastros na praça, descerramento de bandeiras e encerramento do show musical. De acordo com a programação sábado (17) é o dia do reflorestamento feito por machadeiros. A saída do grupo está prevista 8h30min, da praça Cláudio Magalhães para a mata do Ipanema quando serão plantadas mudas de árvores nativas da mata atlântica.
Olivença é um bairro de Ilhéus que dista cerca de 17 quilômetros ao sul da sede do município. É a única estância hidromineral localizada na faixa litorânea do Brasil. Historiadores afirmam que a festa é transmitida por gerações e vem se perpetuando desde o século XVIII com mistura do profano e religioso sem esquecer os aspectos históricos. A derrubada da árvore usada como mastro é feita por índios-machadeiros e participação de populares e nativos da estância hidromineral de Olivença. Após a derrubada segue-se a puxada pela mata passando pela praia. Em todo o trajeto destacam-se louvores a São Sebastião.
Na programação constam ainda no domingo (18), alvorada e procissão e missa em homenagem a São Sebastião e show musical. E terça-feira (20), dia de São Sebastião, saída dos machadeiros para Ilhéus, missa na catedral, bênção do mastro e encerramento na igreja Nossa Senhora da Escada, show musical e conclusão das festividades do evento.

Fundaci investe em manutenção dos espaços culturais da cidade

Entendendo que os espaços culturais são bens públicos que precisam ser conservados, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) está realizando a manutenção de alguns locais e equipamentos. Há pouco menos de uma semana, o Teatro Municipal está recebendo pintura nova, restauração, reforma de suas 425 poltronas, limpeza do carpete e conserto do equipamento de ar condicionado. Também estão sendo corrigidas fissuras que ameaçavam o desprendimento de partes da parede da casa de espetáculos.
De acordo com a diretora-presidenta da Fundaci, Eugênia Célia Siqueira, as obras de manutenção do Teatro Municipal são extremamente necessárias não só para a conservação do prédio, cuja fachada é originária da década de 1930, mas também para conforto e segurança do público. “Pedimos à comunidade que ajude a preservar o local, não levando alimentos ao seu interior, por exemplo. O Teatro é um patrimônio histórico e cultural de todo o município”, declarou a diretora-presidenta.
Após a reforma do Teatro Municipal, o próximo local a passar por manutenção será a Casa de Cultura Jorge Amado, que terá sua fachada pintada e restaurada. O prédio onde morou o famoso escritor grapiúna, ainda neste ano, já havia passado por reformas. O piso das salas estava bastante deteriorado e teve as madeiras de sustentação trocadas. O telhado e as instalações elétricas e hidráulicas também foram reparados pela Fundaci.
O ônibus do Águia da Cultura também está entre a lista de equipamentos da Fundaci a passar por reparos. O veículo, adaptado para a realização de espetáculos e outras atividades culturais, possui uma pequena biblioteca e um palco retrátil. Mantendo a logomarca do projeto, a pintura externa será renovada com desenhos de artistas plásticos locais. “Ao realizar estas intervenções, estamos cumprindo a determinação do prefeito Newton Lima em oferecer condições apropriadas para que a população desfrute de seu patrimônio”, afirmou Eugênia Célia.

Corpo de Bombeiros reforçará combate à dengue em Ilhéus

Uma parceria firmada entre o Departamento de Vigilância à Saúde de Ilhéus, 6ª DIRES e Corpo de Bombeiros reforçará a luta contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. A princípio, os militares ajudarão no trabalho de mobilização da comunidade e trabalharão junto com a equipe de educação da Coordenação Municipal de Combate à Dengue. O acordo foi firmado na manhã da última segunda-feira (29), na sede do Departamento.
Antes de irem a campo, os bombeiros receberão treinamento ministrado por profissionais da 6ª DIRES. Os militares serão divididos em duas turmas de 10 componentes, que terão dois dias de capacitação nas primeiras semanas de janeiro. Em seguida, os profissionais visitarão o bairro Alto do Coqueiro. A idéia é conscientizar os moradores sobre a importância das ações preventivas no combate à dengue e ensiná-los a maneira correta de evitar a proliferação do mosquito transmissor.
O treinamento dos bombeiros segue na quarta semana de janeiro e na primeira de fevereiro. Na seqüência, haverá ação em outro bairro, que será definido posteriormente. Para não haver prejuízos no serviço oferecido pelo Corpo de Bombeiros, os militares voluntários trabalharão durante as horas de folga.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, a disponibilidade do Corpo de Bombeiros em ajudar nas ações preventivas contra a dengue será de grande importância para diminuir os casos da doença. “Assim, Ilhéus corre menos chance de passar por uma epidemia”, disse.
Ainda segundo Cássia Virgínia, foi encaminhado um ofício às Secretarias Estaduais de Saúde e de Segurança Pública para que Ilhéus seja contemplada com a disponibilidade dos bombeiros para estarem aptos a desempenhar a função de agentes de combate. Caso a solicitação seja atendida, os militares serão submetidos a um treinamento mais aprofundado.
Perigos da dengue -Apesar de ser uma doença comum, a dengue precisa ser encarada como grave, uma vez que pode matar. Transmitida apenas pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado não é passada de uma pessoa para outra. Seus sintomas principais são: febre alta, dores nas articulações, falta de apetite, diarréia e manchas vermelhas na pele. A forma hemorrágica é mais severa e causa sangramentos pela.
O mosquito da dengue é encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas, alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o ser humano em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde.
Os ovos do Aedes aegypti não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais, como latas, garrafas vazias, pneus e tonéis. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até originar um novo mosquito.
Para combater a dengue, a principal medida é interromper o ciclo reprodutivo do mosquito. Basta cobrir os recipientes que tenham água, não acumular lixo no quintal, limpar calhas e lajes e colocar areia nos pratinhos de plantas. Caso haja necessidade de guardar água, é preciso lavar os recipientes a cada três dias, escovando suas paredes para soltar possíveis ovos.

Rede hoteleira de Ilhéus comemora grande ocupação neste fim de ano

A chegada do fim de ano já está sendo bastante comemorada por diversos setores econômicos, entre eles o hoteleiro, cuja taxa de ocupação em pousadas e hotéis em Ilhéus já chega próximo aos 100%. Esse número, de acordo com empresários do ramo deve-se ao marketing positivo feito durante participação de hoteleiros em eventos de divulgação de roteiros, além da ótima infra-estrutura e opções de lazer e entretenimento oferecidas pela cidade.
Localizado num dos pontos mais tradicionais da cidade e ao lado de onde acontecerá um dos reveillons mais animados do sul da Bahia – o reveillon popular promovido pela Prefeitura Municipal, outro hotel que já está com sua capacidade de ocupação cheia é o Ilhéus Praia Hotel. Seu proprietário, o empresário Hans Schaeppi afirma que após as festas de natal, o movimento aumentou consideravelmente. “Passado o natal, data em que as pessoas preferem passar em família e em casa, já registramos uma procura bastante promissora para a virada do ano”. Ainda de acordo com Schaeppi, os maiores emissores de turistas são os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, “além dos soteropolitanos, que também costumam fechar pacotes para passar o reveillon na cidade”, salientou.
Empresário da rede hoteleira e atual presidente da Associação de Turismo de Ilhéus – Atil, Luiggi Massa também confirma a taxa de 100% de ocupação prevista para este fim de ano. De acordo com Luiggi, até a primeira quinzena de janeiro boa parte dos hotéis e pousadas devem receber um número de visitantes que preencha entre 80 a 100% das vagas. Para a virada do ano, a pousada administrada pelo empresário – La Dolce Vitta – promove o sorteio de ingressos para festas particulares. “Além disso, também organizamos uma confraternização entre os hóspedes que optam por passar o reveillon na pousada”, afirmou.
Ainda de acordo com o presidente da Atil, Luiggi Massa, a cidade conta com mais de 100 empreendimentos do ramo hoteleiro, entre hotéis e pousadas, boa parte bem referenciada e com uma ótima e estabelecida imagem no mercado. A maior parte dos leitos está concentrada nas zonas sul e norte, além do centro da cidade. Na edição de dezembro do guia eletrônico Ilhéus Acontece – que pode ser acessado no portal da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) www.ilheusdabahia.tur.br – é preciso encontrar maiores informações sobre esses locais.

Prefeitura encerra primeira etapa de mutirão em Olivença

Será encerrado nesta terça-feira, dia 30, o mutirão de limpeza que a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, está promovendo na Estância Hidromineral de Olivença. Desde a semana passada, agentes da secretaria estão realizando o trabalho de roçagem, capinagem, limpeza das ruas, pintura de meio-fio, e outros serviços básicos. Também foi realizada a colocação de 16 novos ‘braços’ de iluminação em postes, além de 57 novas lâmpadas em áreas, que segundo a população, estavam sem a iluminação adequada.
Nesta terça-feira, caminhões e máquinas serão enviados à Olivença para auxiliar no trabalho de recomposição da rua que dá acesso à localidade rural de Sapucaeira. De acordo com Carlos Freitas, os serviços do mutirão fazem parte de uma estratégia adotada pelo governo municipal para dotar a localidade de serviços essenciais para a população, “desta forma estaremos contribuindo para melhorar a auto-estima daquela população além da boa impressão junto aos milhares de visitantes que devem passar pelo local durante o verão”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos – também ocupante interino da pasta de Transporte e Trânsito –, o objetivo da Prefeitura é realizar semanalmente novos mutirões de limpeza em Olivença, beneficiando nativos e visitantes, que costumam vir atraídos principalmente pela beleza do local, para passar as festas de fim de ano e acompanhar a tradicional festa da Puxada do Mastro, que integra os festejos em louvor à São Sebastião e deve acontecer entre os dias 04 a 20 do próximo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *