As possibilidades de atuação dos Administradores – 5ª Parte

Nos últimos textos, vimos que os profissionais formados nos cursos de Administração podem trabalhar no primeiro setor (Estado ou setor público), no segundo setor (mercado ou setor privado) e no terceiro setor (formado basicamente por organizações sem fins lucrativos). E que dentro desses três setores, os profissionais da Administração também podem atuar em áreas mais específicas. Por exemplo, vimos que esses profissionais podem trabalhar como professores nos próprios cursos de Administração ou, também, como professores da matéria de Administração em outros cursos.

Como professores de matérias dos cursos de Administração, ou de outros cursos, os Administradores podem trabalhar no primeiro setor (faculdades particulares ou privadas), no segundo setor (universidades públicas) ou no terceiro setor (faculdades comunitárias).

Veremos agora que, ao trabalharem nas universidades públicas (no segundo setor), os administradores podem, ainda, trabalhar como professores pesquisadores.

As universidades públicas no Brasil têm como missão produzir e difundir o conhecimento, contribuir para o desenvolvimento nacional, promover a interação social e a melhoria da qualidade da vida de seu povo.


Nas universidades públicas, os profissionais formados nos cursos de Administração podem ser professores pesquisadores, ou seja, eles recebem recursos de agencias financiadoras nacionais (por exemplo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) ou fundações estaduais (por exemplo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB e a Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão – FAPEX) e realizam pesquisas. Os conhecimentos advindos dessas pesquisas serão repassados aos discentes via ensino (comunidade interna) e para a população em geral via extensão (comunidade externa), concretizando, assim, o tripé ensino-pesquisa-extensão.

E quais são as duas últimas possibilidades de atuação dos Administradores no mercado de trabalho? Veremos isso, nas próximas semanas.

 

 

Por: Rafael Tavares Bomfim
Administrador público federal e especialista em Finanças Empresariais pela UFBA. Escreve sobre administração, gestão e o mundo das organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *