Prefeitura Municipal de Ilhéus

Grande público prestigiou a III Feira de Saúde em Ilhéus

Cras de Ilhéus encerram atividades com mostra de artesanatos

Vigilância Sanitária apreende carne imprópria para o consumo

Colo-Colo realiza jogos treinos visando estréia no campeonato

Grande público prestigiou a III Feira de Saúde em Ilhéus

Dezenas de pessoas compareceram a terceira edição da Feira de Saúde montada na Rua Jorge Amado, centro de Ilhéus. Durante dois dias foram oferecidos diversos serviços gratuitamente à população, além de palestras e orientações. A secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo avaliou como positiva a realização do evento, “voltado para oferecer serviços especializados de saúde para todas as faixas etárias”, afirmou.

No stand montado pela equipe da Assistência Farmacêutica, foram fornecidos material informativo e fitoterapia. As atividades de alongamento em grupo, massoterapia e avaliação fisioterápica também estiveram à disposição do público e foram coordenadas por fisioterapeutas da Secretaria de Saúde. Em outro stand, nutricionistas realizaram avaliações e orientaram a população sobre as formas mais saudáveis de se alimentar.

Profissionais da imunização garantiram que crianças e adultos deixassem suas carteiras de vacinação em dia. A coordenação de DST/AIDS realizou coletas para exames de HIV e VDRL, além de distribuírem preservativos masculinos e material informativo com enfoque na importância do sexo seguro. Um dos serviços mais procurados durante a Feira foi o de aferimento de pressão arterial e o de testes de glicemia, realizados no Centro de Atendimento ao Hipertenso e Diabético.

As crianças tiveram acesso a escovação orientada pro profissionais do Núcleo de Saúde Bucal, que também fizeram a aplicação de flúor e distribuíram escovas dentárias. Atendimentos de baixa e média complexidade foram realizados na Unidade Móvel Odontológica, que ficou à disposição do público durante os dois dias. Ainda no stand Saúde da Criança foram oferecidos teste do pezinho e orientações sobre o combate a pediculose (piolho), com entrega de pente-fino e medicação.

Enfermeiros e médicos também estiveram presentes para orientar os adolescentes sobre sexo, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com pele com acne, entre outros assuntos. Já os idosos puderam participar de caminhadas, enquanto que a Coordenação de Saúde da Mulher disponibilizou consulta de enfermagem, com exame clínico das mamas e do colo do útero.

Cras de Ilhéus encerram atividades com mostra de artesanatos

Implantados em Ilhéus desde 2002, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) são programas do governo federal que já se tornaram referência no apoio psico-social de famílias que estão em processo de vulnerabilidade social. Em Ilhéus, as quatro unidades do Cras, também conhecidas como Casas da Família, beneficiam mais de 2 mil pessoas, que além de ter acesso à diversas cursos e oficinas, têm ainda a oportunidade de fortalecer os laços familiares e comunitários

Nesta quinta-feira, dia 18 os Cras promoveram, simultaneamente, diversas atividades para encerrar a programação de ações desenvolvidas durante este ano. Trabalhos com materiais reciclados, renda, bordados à mão com tintas e com pedrarias, “fuxicos”, tranças com feltros, customização de roupas, entre outros trabalhos foram apresentados pelos alunos, que avaliaram como positivas, inclusive do ponto de vista financeiro, todo o conhecimento aprendido nos cursos.

Para uma das alunas do Cras do Banco da Vitória, Aydes Lisboa, o resgate da auto-estima e a possibilidade de comercialização dos artigos produzidos durante os cursos foi o que a mais motivou a fazer as oficinas. Ivone Vitória Nunes também fez questão de reiterar a importância das oficinas para a comunidade. “Já estamos nos mobilizando para a criação de uma cooperativa, a fim de expandir a venda dos nossos produtos”, afirmou.

Para a aluna do Cras do bairro Teotônio Vilela, Jociane Reis da Silva, que aprendeu técnicas de produção de mandalas e de outros objetos de decoração com aplicação de matérias recicláveis, “muitas alunas já estão utilizando seus conhecimentos para garantir uma renda extra”. Para a coordenadora dos Cras no município, Maria Marta de Carvalho a principal proposta dos cursos é desenvolver as potencialidades artísticas dos alunos. “Além de motivá-los a aprender coisas novas, eles aperfeiçoar a convivência em grupo”, reiterou.

Além de promover o resgate à cidadania e da autonomia, o Cras realiza o encaminhamento à projetos sociais, como o Bolsa Família, agiliza a retirada de documentação, caso o usuário ainda não possua. O Cras é um programa federal que conta com supervisão técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e, em Ilhéus, recebe o co-financiamento da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Cada unidade conta com o suporte de uma equipe formada por dois psicólogos, dois assistentes sociais e um auxiliar administrativo.

Em Ilhéus as unidades dos Cras estão localizadas na Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 70 do bairro Teotônio Vilela; na Rua da Matriz, próxima à igreja Católica no bairro N. S. da Vitória, na Rodovia Ilhéus – Itabuna, número 531 no Banco da Vitória e na Avenida Ubaitaba, n° 2004, na Barra.

Vigilância Sanitária apreende carne imprópria para o consumo

Uma nova investida da Prefeitura de Ilhéus para impedir que a população venha consumir alimentos fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura foi realizada na manhã de hoje (18), na Central de Abastecimento do bairro do Malhado, zona norte da cidade. No entreposto, a Vigilância Sanitária apreendeu 31.800 quilos de carne acondicionados em local com temperatura acima de sete graus Celsius, portanto fora dos padrões permitidos. O produto foi retirado de dois açougues que funcionam no setor de carne.

A ação foi realizada em conjunto com o Ministério Público e a Policia Militar. Depois da apreensão, eles incineraram o produto no lixão do Itariri, isso para evitar o consumo indevido, inclusive, neste local. A incineração foi acompanhada pelo representante da associação dos vendedores de carnes da central. A informação foi prestada pela coordenadora de Vigilância Sanitária, Débora Chaoui Pimenta, que justificou a apreensão dizendo se tratar de produto resfriado acima dos sete graus Celsius exigidos pela portaria 304 do Ministério da Agricultura.

A coordenadora solicita mais atenção por parte da população, no sentido de tomar cuidado ao comprar carnes e outros produtos fora dos padrões de consumo. Disse que está ocorrendo muito caso de intoxicação alimentar, em Ilhéus, devido à ingestão de produtos que não são adequados para o consumo humano. O telefone para quem necessitar fazer denúncia sobre esse tipo de irregularidade é 3231-7214.

Ela falou, ainda, que a ação realizada ontem em conjunto com o Ministério Público e a Policia Militar, faz parte de uma estratégia da Prefeitura de Ilhéus para evitar que a população do município e os visitantes fiquem expostos às doenças ocasionadas pelo uso de produtos inadequados. Este tipo de trabalho, que foi realizado na Central de Abastecimento, vinha sendo feito e agora foi retomado pelo Serviço de Vigilância Sanitária no último dia 5.

Colo-Colo realiza jogos treinos visando estréia no campeonato

Depois de vencer a seleção dos Amigos de Alan Bahia pelo placar de 3 x 0, na última quarta-feira, no estádio Mário Pessoa, a equipe do Colo-Colo continua seus preparativos para a estréia no Campeonato Bahiano de Futebol Profissional/2009. Hoje, de acordo com o presidente do clube, José Maria Almeida de Santana, o Colo-Colo estará enfrentando a Seleção da UESC, no campo do Salobrinho, e no próximo dia 21 vai encarar a seleção de Uruçuca, naquele município.

Já no dia 28, o jogo-treino volta a ser realizado no estádio Mário Pessoa, e o Colo-Colo terá pela frente a forte equipe do Vitória da Conquista, como jogo de volta programado para acontecer no dia 04 de janeiro. Otimista e satisfeito com o rendimento do time, José Maria diz que espera muito mais integração da equipe nos próximos jogos, “para que possamos iniciar o campeonato com força total brincando pelo título máximo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *