Prefeitura e Associação Comercial iluminam o comércio para o natal
Ilhéus institui a Semana de Conscientização e Combate ao Preconceito e à Homofobia
Setrans continua com ações da campanha “Via Livre”
Casa de Apoio à Pessoas com Câncer realiza evento beneficente neste sábado
Prossegue até dia 08 festa para N. Sra. da Conceição no Banco da Vitória
Terreiro de Ilhéus lança CDs com cânticos a Ogum e Xangô
Prefeitura e Associação Comercial iluminam o comércio para o natal
Até o final desta semana o comércio de Ilhéus estará com iluminação especial, de acordo com o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, José Leite de Souza. Em parceria com a prefeitura Municipal, o projeto de iluminação já está sendo executado e será uma das peças fundamentais para motivar ao consumidor a fazer as suas compras durante as noites no período de festas de final de ano. A iluminação natalina também conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O objetivo da iluminação com tema natalino é aumentar o movimento nos diversos segmentos do comércio e oportunizar a geração de empregos através de um maior número de vagas temporárias e fixas, gerando mais renda para o Estado e Município. “Estamos trabalhando para superar o volume de vendas do ano passado e para isso vamos motivar os nossos consumidores”, afirmou José Leite.
Na avaliação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a iluminação oferece a cidade um clima festivo próprio de final de ano, beneficiando ao comércio e aos turistas e visitantes presentes na cidade durante esse período. Em todas as ruas do comércio serão instaladas peças com desenhos alusivos ao natal e ao réveillon. Pelo cronograma da Associação Comercial toda a iluminação deverá está em pleno funcionamento a partir da segunda quinzena deste mês, quando as lojas começam a funcionar à noite, até seis de janeiro.
Com a ajuda de agentes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, as peças estão sendo colocadas em importantes vias da cidade a exemplo da Bento Berilo, Jorge Amado, Dom Pedro II. De acordo com a ACI, o projeto de iluminação natalina também deve ser implantado em outros locais além do centro, como a Avenida Itabuna.
Ilhéus institui a Semana de Conscientização e Combate ao Preconceito e à Homofobia
A partir do próximo ano, sempre no mês de março, Ilhéus irá comemorar a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito e à Homofobia. Neste sentido o prefeito Newton Lima sancionou a Lei nº 3.382 que institui o evento, que deverá ser realizado sempre em data quando se comemora também o Orgulho GLBT do Município de Ilhéus, que culmina com a realização da Parada da Diversidade, que, a cada ano vem crescendo em participação.
Para a organização e execução da semana, a lei determina que será criado um Comitê Executor formado por: representantes do Poder Executivo (Educação, Saúde, Turismo ou órgão a fim), cinco representantes de entidades da sociedade civil, direcionada a ações de conscientização e combate à discriminação e à homofobia. Esse comitê se responsabilizará em promover atividades de debates, pesquisa e esclarecimento público sobre preconceito e homofobia, assim como o Poder Executivo deverá apresentar um relatório anual das políticas desenvolvidas no combate a discriminação no âmbito do município.
Além disso, o Poder Executivo fixará em sua Lei Orçamentária Anual, recursos para a realização das atividades previstas, devendo essa verba ser disponibilizada ao Comitê Executor, 45 dias do início da semana, que, como previsto no Art. 5º deverá constar ainda nos calendários escolares, turismo e cultural do município.
Setrans continua com ações da campanha “Via Livre”
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) continua com as atividades da campanha educativa “Via Livre”, iniciada em agosto deste ano. Após o período de ações educativas, informando a população sobre a obrigatoriedade da desobstrução das vias de circulação, os agentes municipais de trânsito iniciaram a outra etapa dos trabalhos. Até o momento, foram emitidas 15 notificações a estabelecimentos comerciais e motoristas que ocupavam as calçadas.
As ações da “Via Livre” já foram realizadas nas principais ruas do Centro, Pontal, Avenidas Esperança e Itabuna. O trabalho da Setrans está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que disponibiliza os fiscais de postura para complementar as ações. Após a notificação, é dado o prazo de adequação de 24 horas e, em caso de reincidência, é feita a autuação.
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) classifica a obstrução de vias públicas como infração, que prevê a aplicação de penalidades a pessoas físicas ou jurídicas com ou sem veículos. É proibida a colocação de mercadorias, cavaletes e outros tipos de equipamentos nas calçadas e pistas de rolamento. “A intenção da campanha é dar maior segurança aos pedestres e motoristas, uma vez que, para desviar dos obstáculos, há riscos de colisões ou atropelamentos”, explicou o gerente de educação para o trânsito, Maurício Rocha.
Casa de Apoio à Pessoas com Câncer realiza evento beneficente neste sábado
Fundada em 04 de agosto de 2002, a Casa de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer vem realizando um trabalho de referência na região no apoio à pessoas que estão em tratamento da doença ou ainda à pacientes de bairros distantes ou de cidades circunvizinhas que vêm aos hospitais locais, mas que não possuem local para se acomodar durante o tratamento. Na Casa de Apoio, os pacientes recebem toda infra-estrutura necessária, como acompanhamento psicológico, medicamentos, transporte, além de hospedagem para o enfermo e para seu acompanhante.
Atualmente cerca de 15 pessoas estão recebendo os cuidados da equipe do local, além de cestas básicas mensais. Além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal e de empresas privadas, a Casa também sobrevive graças à contribuição ativa apoio da comunidade local, com doações de alimentos, medicamentos, roupas de cama, banho e pessoal, entre outros. A Casa está localizada no Bairro da Conquista, próximo ao viaduto Catalão.
Entre as ações que visam a capitação de recursos para a Casa de Apoio, será realizado neste sábado, dia 06, um Festival de Tortas na Loja Maçônica, localizada ao lado da Igreja Matriz São Jorge, centro. O evento acontece a partir das 19h e os ingressos para participar do evento custam R$ 6,00 e podem ser adquiridos no próprio local do evento ou na banca de jornais e revistas localizada na Dom Pedro II, ao lado da loja Ricardo Eletro.
Nova posse – Em novembro, a nova diretoria da Casa de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer tomou posse tendo como nova diretora-presidente, Yeda Nunes Silva. Durante a posse, a psicóloga Rosângela Machado fez um breve relato dos dados brasileiros sobre o câncer, ressaltando a importância dos exames preventivos para os homens, “uma vez que o índice entre eles é altíssimo, principalmente pelo fato de que muitos não realizam os exames necessários frequentemente”.
Prossegue até dia 08 festa para N. Sra. da Conceição no Banco da Vitória
Alvorada às 5 da manhã e procissão luminosa às 19h fazem parte da programação religiosa que será realizada no próximo dia 08, ponto alto da festa em homenagem á Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro Banco da Vitória. Desde o último dia 1°, a comunidade do local vem prestando homenagens à santa. Tendo como tema central “São Paulo: discípulo e Missionário”, a parte religiosa da festa se concentra na discussão de subtemas ligados à igreja, família e religiosidade realizada todas as noites na igreja que recebe o nome da santa padroeira do bairro.
Nesta sexta feira, dia 05, 7ª noite da programação religiosa o tema é “Opção pelos excluídos” e será ministrado pelo padre Edmilson Vivas Batista. No sábado, dia 06 o tema a ser abordado será “Opção pela família”, pelo Padre. Marcos Antônio Conceição Lemos, e no domingo, dia 07, o último tema a ser abordado será “Maria escolhida na plenitude dos tempos”, ministrado por Pe. Lourival Hélio Alves de Araújo.
O ponto alto das homenagens se concentra no dia 08, com alvorada às 5 da manhã, e missa seguida de procissão luminosa a partir das 19 horas, com saída da igreja Nossa Senhora da Conceição. O evento de encerramento terá como pregador o Pe. Antônio Carlos Lucas da Trindade (Tota). Além da programação religiosa, também conta barraquinhas que comercializam comidas típicas e objetos religiosos.
Terreiro de Ilhéus lança CDs com cânticos a Ogum e Xangô
Produzidos pela Fundação Gregório de Mattos, de Salvador, será lançado neste sábado (6), a partir das 21 horas, no terreiro de Matamba Tombenci Neto, alto da Conquista, CDs com cânticos em homenagem aos orixás Ogum e Xangô. Gravados em Salvador, em maio deste ano, a convite da fundação, junto com os terreiros de candomblés Ilê Axé Jitoju e o Ilê Axé Alabeji, os CDs fazem parte da série “Trilhas urbanas”, da própria fundação, que enfatiza a riqueza do repertório preservado pelo culto afro-brasileiro, cantado nos terreiros de candomblé de Salvador nas nações de Angola, Ketu e Jêje. O ingresso custa 3 reais.
Para visitação pública, acesso à informação da comunidade de Ilhéus e região e visitas programadas por escolas das redes pública e particular de ensino, estudantes universitários, pesquisadores e turistas o memorial funciona de segunda a sábado, das 9 às 18 horas. O memorial se constitui num núcleo de pesquisa e documentação que abriga um variado acervo de fotografias, documentos, materiais de áudio e vídeo, indumentárias, instrumentos musicais, dentre outros objetos referentes à religião de matriz africana no município. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones (73) 3086-1871 e 9966-3933 ou pelo endereço eletrônico matambatombencineto@yahoo.com.br.
O Terreiro de Matamba Tombenci Neto é o único terreiro do interior do estado a participar do projeto que desenvolve um trabalho de registro e resgate da memória do terreiro fundado em 1885 por Tiodolina Félix Rodrigues (Iyá Tidu) e também do memorial Unzó Tombenci Neto fundado em 2006 que funciona no próprio terreiro que se constitui o primeiro centro de preservação da história material e da memória de matriz africana do sul da Bahia.