Centenas de candidatos participaram do exame Vestibular 2009.1 da Faculdade de Ilhéus, realizado no último domingo, das 8 horas às 12 horas, na sede própria da instituição, no km 1,5 da rodovia Ilhéus-Canavieiras. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a prova, cujo processo seletivo vale vagas nos cursos de Administração e Ciências Contábeis (já reconhecidos pelo Ministério da Educação), Direito, Enfermagem e Nutrição.
Cap. Barreto fez vestibular para Direito.
Além de questões de múltipla escolha, o vestibular apresentou três enunciados para a prova de Redação. A importância do voto consciente na eleição municipal foi o tema preferido da grande maioria dos candidatos. Os outros temas oferecidos versaram sobre a pequena participação popular no debate em torno do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa e as conseqüências da crise econômica internacional.
O comerciante Gregory de Souza Santos, que tenta vaga no curso de Administração, considerou a prova interessante e disse ter optado pelo tema da eleição municipal por ser um assunto “que nos afeta diretamente”. A estudante Nayara Bicalho, de 19 anos, é aluna de Administração na própria Faculdade, mas tenta vaga para Enfermagem. Segundo ela, o tema da eleição era o mais fácil para discorrer.
Naiara Bicalho, aluna de ADM da própria faculdade aguarda o resultado de Enfermagem.
Já o servidor público Manoel Alves da Silva Filho, de 56 anos, prestou vestibular para Ciências Contábeis. Ele elaborou a redação sobre o tema crise financeira, a mesma opção feita pelo sindicalista Magno Lavigne, candidato ao curso de Direito. De modo geral, os candidatos entrevistados consideraram a prova do vestibular “nem difícil, nem fácil.”
Referência – Com relação à opção feita pela Faculdade de Ilhéus, que completou seis anos de existência, muitos candidatos apontaram a localização e a infra-estrutura física do campus como determinantes na escolha, além da referência sobre a qualidade do ensino que é propagada pelos próprios alunos da Faculdade. O capitão Marcelo Pereira Barreto, da Polícia Militar, por exemplo, declarou que, além da qualidade em estrutura física – com padrão de acabamento acima da média, ele só tem ouvido falar bem sobre o projeto pedagógico da Faculdade. O radialista Renê Sampaio, sargento da PM, que fez vestibular para Direito, afirmou que nunca ouviu um comentário negativo a respeito da Faculdade de Ilhéus e que até o caderno de prova é um instrumento informativo importante.
O resultado do vestibular será divulgado até a próxima semana, através da secretaria da instituição e pelo site www.faculdadedeilheus.com.br. E as matrículas dos aprovados serão realizadas no período de 11 a 17 de dezembro próximo, na Secretaria Acadêmica, das 08 às 12 horas, e das 14 às 20 horas.