Prefeitura Municipal de Ilhéus

Secretaria de Transporte implanta novas placas de orientação em Ilhéus

Prefeitura está instalando parques infantis na cidade

Servidores da Prefeitura de Ilhéus recebem salário de novembro

Movimentação de transatlânticos começa na próxima segunda-feira

3ª Mostra coreográfica do Criança Arte e Dança lota o TMI

Escola de Olivença encerra projeto de estímulo à escrita

Secretaria de Transporte implanta novas placas de orientação em Ilhéus

Com o objetivo de facilitar a orientação sobre como chegar aos bairros e a pontos de serviços, como o Porto Internacional e o Aeroporto Jorge Amado, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito iniciou o trabalho de restauração de placas de sinalização de orientações. O serviço de colocação das novas placas foi implantado em todo o sistema viário básico da cidade.

Ao todo, foram restauradas 42 placas. O trabalho de recuperação foi feito com recursos próprios e se destinou restaurar as placas de sinalização de orientação que estão localizadas em importantes e movimentadas vias públicas da cidade, a exemplo da Avenida Itabuna e Ruas Tiradentes e Bento Berilo, no centro, além da Avenida Lomanto Júnior e Rua 13 de Maio, no bairro do Pontal, entre outras.

De acordo com a Secretaria municipal de Transporte e Trânsito as placas de cor verde indicam a orientação para os principais bairros de Ilhéus, enquanto que as de cor azul indicam pontos de serviços. Todas as placas estão de acordo ao Código Brasileiro de Trânsito. Com a chegada do verão e de muitos visitantes, as novas placas visam tornar a estadia na cidade mais tranqüila, facilitando o acesso aos pontos turísticos.

Além disso, a Secretaria também vem realizando um trabalho conjunto com os agentes de trânsito no sentido de orientar tanto os motoristas locais como os que trafegam nas ruas da cidade pela primeira vez. Desta forma, garante-se um trânsito mais tranquilo e ruas mais seguras tanto para os pedestres como para os motoristas.

Prefeitura está instalando parques infantis na cidade

A criançada adorou a surpresa e já está curtindo bastante o equipamento instalado na praça Santo Antonio, no bairro da Conquista, em Ilhéus. A iniciativa de valorização dos espaços urbanos da cidade é destinada ao lazer e entretenimento de crianças menores de 10 anos. A proposta da Prefeitura é instalar parques infantis em todas as praças, principalmente nas áreas que não possuem qualquer tipo de atrativo lúdico para a garotada se divertir nas férias e nas horas livres.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos do município, deixou contente a criançada que mora no local e nas ruas próximas à praça Santo Antonio. Como disse o secretário da pasta, Carlos Freitas, não tem nada de excepcional, mas os parques que estão sendo instalados pela administração municipal é um importante elemento para manter a criançada perto dos olhos dos pais.

Ele entende que, isso significa um pouco mais de tranqüilidade para os familiares das crianças que vão passar a freqüentar os parques. Na visão de Carlos Freitas, os parques exercem certo fascínio nelas, portanto os equipamentos constituídos de balanço, escorrego e escada atrai a meninada, além de incentivar a integração e estimular a brincadeira entre eles.

Segundo o secretário Carlos Freitas, para ampliar a oferta de parques a Prefeitura está instalando outro no alto do Carvalho, comunidade do bairro do Malhado, zona norte. O objetivo é disponibilizar a iniciativa à criançada da localidade, tendo em vista que se trata de área carente desta espécie de lazer e entretenimento.

Também como parte de sua política de infra-estrutura urbana, a Prefeitura vem realizando outros trabalhos para contemplar a população. Alguns dos espaços passam por serviços de jardinagem, a exemplo de plantio de mudas ornamentais e florais. A Secretaria de Serviços Urbanos vem recuperando calçadas e bancos, sempre com o objetivo de humanizar a cidade. Constrói canteiros nas praças e instala postes com luminárias, como informou técnicos lotados na Secretaria de Serviços Urbanos.

Servidores da Prefeitura de Ilhéus recebem salário de novembro

Os servidores efetivos da Prefeitura de Ilhéus já podem sacar amanhã , 29, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, o salário correspondente ao mês de novembro, cumprindo desta forma a tabela fixa mensal divulgada no primeiro semestres deste ano. A informação é do secretário de Finanças, Gilvan Tavares, salientando que, o compromisso firmado pelo prefeito Newton Lima, de valorizar o servidores com o pagamento da folha salarial sempre dentro do próprio mês trabalhado, mesmo com todas as dificuldades, vem sendo cumprido rigorosamente.

Na segunda quinzena também de novembro, a Prefeitura de Ilhéus depositou nas contas o valor correspondente a 50% do salário mínimo, cumprindo um acordo firmado com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), ficando o restante para ser quitado antes da data natalícia.

Movimentação de transatlânticos começa na próxima segunda-feira

A movimentação dos navios de turistas começa na segunda-feira (1º) com a chegada do Costa Mágica, transatlântico de bandeira italiana e um dos maiores da temporada 2008/09 a atracar no Porto de Ilhéus. Para receber bem os cruzeiristas que vêm de diversas partes do mundo, a Secretaria do Turismo do município está preparando receptivo com baianas, personagens extraídos dos romances de Jorge Amado, capoeiristas e outras figuras da cultura regional. Blocos afro também estão incluídos no contexto destinado a deixar o visitante inteirado com o universo cultural da cidade.

A distribuição de folders com versões em português e inglês é uma das estratégias que será utilizada pela Secretaria para divulgar as belezas naturais e os pontos turísticos da cidade. O objetivo é atrair mais visitantes para o destino Ilhéus, seja através do mar, ar ou por rodoviária. Para possibilitar mais informações aos cruzeiristas, será distribuída a mais nova edição do Guia Ilhéus Acontece, trazendo a programação de eventos. O funcionamento dos dois postos de informações, sendo um localizado na avenida Soares Lopes e outro no Aeroporto Jorge Amado, foi observado pelo secretário do Turismo, Hermano Fanhing.

Até março, final da temporada, estima-se que mais de 100 mil turistas desembarquem no Porto de Ilhéus. Esse número supera os dos anos anteriores. Proprietários de cabanas de praia, táxis, restaurantes e empresários do comércio ilheense estão otimistas com a nova temporada dos transatlânticos. A perspectiva de aumentar as vendas é a razão de tanto entusiasmo. Além de Ilhéus, o turismo feito pelos passageiros de cruzeiros marítimos favorece mais municípios, a exemplo de Itacaré.

Da temporada 2008/09 dos transatlânticos no litoral baiano constam ainda paradas de diversos navios de bandeiras distintas no Porto de Ilhéus. Ainda no primeiro mês da temporada vão atracar o MSC Silver Clould, (dia 8), MSC Música (10, 24 e 28), Costa Mediterrâneo (11), MSC Sinfonia (16 e 29), Sovereign of the Seas (17, 24 e 31), Zenith (25 e 30). Também no dia 30 de dezembro, o navio Costa Mágica vai fazer uma nova parada na cidade. As paradas dos transatlânticos se repetem até março,

O Costa Mágica é o maior deles. Tem capacidade para 3.470 hóspedes e 1.027 tripulantes. Possui 272,19 metros de comprimento e 35,54 de largura. Abriga 1.358 cabines, sendo 464 com varandas, 58 suítes e 27 especiais para deficiente físico. Em seu interior, os cruzeiristas dispõem de todo conforto e comodidade, já que o navio dispõe de vários restaurantes, piscinas, quadras esportivas, além de 17 pontes.

3ª Mostra coreográfica do Criança Arte e Dança lota o TMI

Cerca de 120 alunos das escolas da rede municipal de ensino se apresentou no Teatro Municipal de Ilhéus por parte do projeto sócio cultural Criança Arte e Dança promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Durante o espetáculo “Dança de Criança”, os estudantes apresentaram 24 coreografias desenvolvidas ao longo deste ano. Na platéia, pais e professores puderam acompanhar com animação as danças apresentadas em quase duas horas de espetáculo.

Criado há cerca de três anos, o projeto realizou sua terceira mostra coreográfica, elaborada de acordo com a faixa estaria das crianças. Proporcionar a inclusão social através da dança é um dos principais objetivos do trabalho que atende atualmente a cerca de cerca de 1 400 crianças e adolescentes. Duas vezes por semana eles recebem aulas de ballet clássico livre, dança moderna e jazz.

Beatriz Oliveira, 10 anos, estudante da 4ª serei do fundamental na escola Pequeno David se apresentou pela primeira vez no projeto e afirmou que pretende continuar no projeto. “Tenho aprendido muito, e isso também me ajudou a melhorar minhas notas”. Cursando a 7ª série na Escola Municipal do Pontal, a estudante Jaciara Oliveira também falou da importância do projeto para a sua vida. “Acredito que através da dança podemos melhorar como pessoas”.

Ilhéus vem se tornando referência em todo o estado com o projeto, que tem transformado em realidade a prática da dança nas escolas. A coordenadora do ‘Criança Arte e Dança, a coreógrafa Soanne Marry considera a dança como uma das atividades físicas mais completas. “Por isso, o trabalho vem ajudando os alunos a melhorar sua auto-confiança e disciplina”, afirmou.

Para auxiliar as aulas, o projeto conta com o auxílio de uma equipe de monitores formada por Oséas Antônio Ribeiro, Laís André Oliveira, Rafaela Canabrava, Sirleyde Leal e Yonara Nascimento, que realizam o trabalho com alunos e alunos de diversas escolas municipais, a exemplo de Pequeno David, Vovô Isaac, Escola Rotary, Heitor Dias Osvaldo Ramos e Escola Municipal do Pontal, entre outras.

Escola de Olivença encerra projeto de estímulo à escrita

Escola Nucleada do Couto encerra, nesta sexta-feira (28), o projeto “As aventuras no mundo da escrita”. Para marcar a conclusão dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, foi programada uma manhã para que os alunos autografem suas obras. O evento acontece das 9 horas ao meio-dia, na Pizzaria Vilas de Olivença, na Praça Cláudio Magalhães.

Sob a gestão de Maria Aparecida de Souza, o projeto tem como objetivo desenvolver as competências da leitura e da escrita entre os estudantes, tornando-os autores dos próprios textos. O trabalho foi realizado em 14 localidades diferentes abrangidas pela Escola Nucleada de Olivença. O processo envolveu cerca de 800 alunos de 38 turmas dos períodos matutino, vespertino e noturno.

O secretário de Educação de Ilhéus, Sebastião Maciel, considerou o projeto exemplar, uma vez que não apenas incentiva a leitura e a escrita, mas também eleva a auto-estima dos alunos. “Trabalhos como o desenvolvido em Olivença são modelos para estimular os estudantes a dar continuidade às suas produções. Assim, é possibilitada a ampliação dos conhecimentos da língua portuguesa, literatura, além de incentivar a criatividade e imaginação”, afirmou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *