Vigilância em Saúde Ambiental visa proteger e conscientizar comunidade
Segunda-feira é dia de alerta contra a Aids
Criança Arte-Dança se apresenta na próxima quinta-feira no TMI
Fundaci faz doação livros de autores regionais para ACI
Ilhéus sedia Seminário sobre direitos e deveres de pessoas portadoras de HIV
Vigilância em Saúde Ambiental visa proteger e conscientizar comunidade
Através de ações e serviços que proporcionam a detecção de fatores de risco do meio ambiente que interferem na saúde humana, a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus também busca a conscientização da comunidade. “A partir de 2009, promoveremos um maior contato com a população, com a realização de palestras educativas sobre o meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo setor”, disse o coordenador, Waldemar Polycarpo.
O trabalho da Vigilância em Saúde Ambiental envolve outras áreas da Secretaria de Saúde, além das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Serviços Urbanos e Engenharia e Obras. Também são desempenhadas ações em parceria com órgãos estaduais e federais. Através do intercâmbio de informações, com suporte técnico e operacional, são realizadas medidas preventivas e corretivas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), diariamente, 29 brasileiros morrem por doenças adquiridas da água. Assim, a Vigilância em Saúde Ambiental atua visando um melhor desenvolvimento das medidas de prevenção e evitando a disseminação de enfermidades adquiridas através da água e solo contaminados.
Entre as principais ações implementadas pela Vigilância em Saúde Ambiental estão relacionadas aos programas Vigiágua e Vigisolo. O primeiro tem como objetivo cadastrar e monitorar a qualidade da água para consumo humano. Assim, são coletadas amostras de fontes, cisternas, poços e rios para análise de qualidade. Já o segundo fiscaliza solos contaminados ou em risco, a exemplo de locais próximos a postos de combustíveis, lixões e fábricas que manuseiem produtos químicos.
Segunda-feira é dia de alerta contra a Aids
A coordenação Municipal DST/Aids está trabalhando para a realização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids no município de Ilhéus. O foco da campanha 2008 são as pessoas da faixa etária a partir dos quarenta anos, isso devido à incidência da doença neste segmento populacional. No município, as atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece na próxima segunda-feira (1º), começam no período da manhã e se estendem até à noite, quando acontece espetáculo musical e apresentação de peça teatral.
Da programação, constam atividades como distribuição de preservativos, palestras, aconselhamentos e coleta de sangue, mas o resultado do exame só será entregue na Secretária de Saúde. As palestras se destinam a levar informações sobre contágio, tratamento e outras questões relacionadas à doença. As atividades acontecerão nos estandes e no palco que serão instalados no estacionamento que fica entre a avenida Soares Lopes e a praça Dom Eduardo.
As atividades de aconselhamento se assemelham com as palestras, pois devem ser aproveitadas pelo público no sentido de adquirir informações para se prevenir contra a doença. O uso do preservativo ainda é a maneira mais segura de evitar o contágio, desta forma é a principal maneira que se tem de ficar longe da Aids, como alertam os coordenadores da campanha do Ministério da Saúde.
. As atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids estão previstas para começar às 8 horas, com as palestras, aconselhamentos e a distribuição de preservativo. A partir das 18 horas, a parte cultural do evento será realizada, sendo que o show musical tem como atração a cantora Márcia Alencar. A peça “É Positivo” é o espetáculo teatral que será encenado para alertar as pessoas dos riscos da doença, entre outras conseqüências para o portador e familiares.
Criança Arte-Dança se apresenta na próxima quinta-feira no TMI
Com várias coreografias em torno do tema “Danças de Criança”, 160 alunos do projeto sócio-cultural “Criança Arte-Dança” subirão ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus nesta quinta-feira (27), às 17h30m. Este será o terceiro espetáculo do projeto sócio-educativo que atende 1.400 alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e é coordenada pela professora, bailarina e coreógrafa, Sôanne Marry Loiola.
Os alunos do “Criança Arte-Dança” apresentarão diferentes coreografias das modalidades aprendidas ao longo do ano, a exemplo do balé clássico, dança moderna e jazz. O espetáculo servirá também para marcar o final do ano letivo, com entrada franca para pais, amigos e colegas das crianças que se apresentarão. “O objetivo é mostrar o resultado do desenvolvimento cognitivo, pedagógico e educacional de crianças participantes do projeto”, disse a coordenadora.
Realizado há três anos, o “Criança Arte-Dança” promove aulas semanais de várias modalidades de dança em 17 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie), que atende estudantes com deficiências. A iniciativa também beneficia as meninas do Abrigo Feminino Renascer. A equipe de monitores é composta por Oséas Antônio Ribeiro, Laís André, Rafaela Canabrava, Sirleyde Leal e Yonara Nascimento.
Fundaci faz doação livros de autores regionais para ACI
A Associação Comercial de Ilhéus (ACI) acaba de receber doação de livros de autores regionais, num total de 36 títulos de Sosigenes Costa, Adilson Machado, Anísio Cruz, Cyro de Mattos, Henrique Cardoso e Agenor Gaspareto, entre outros. A doação foi feita na manhã de hoje (25), na Biblioteca Sosigenes Costa da ACI, através da presidente da Fundaci, Eugenia Célia, ao da ACI, José Leite. O ato partiu da Fundaci e foi incentivado por Luis Costa, funcionário da instituição.
A diretora da Casa de Cultura Jorge Amado, Ana Cláudia Daneu, estava presente. A escritora Vilma Santos também acompanhou a solenidade, quando aproveitou para fazer a doação dos títulos de sua autoria “Valeu Bahia” e “Estórias de Ilhéus”. Títulos de autores como Atílio Svegnini, Ariston Caldas, Bira Lima Daniela Galdino, Edilice Souza Couto, Francisco Borges de Barros, Felipe Aquino, Ivan Estevan Ferreira, Joaquim Cavalcante de Oliveira , Newton Pádua, Ricardo Cruz e Nádia Moreira, além de outros, estão na relação dos livros doados para o acervo da Biblioteca da ACI
No ato, a presidente da Fundaci destacou a importância do papel da biblioteca da ACI para o desenvolvimento cultural da cidade e a maneira séria e dinâmica com que vem atuando seu presidente na administração da associação. Segundo Eugenia Célia, esse foi um dos motivos que levou a Fundaci a ajudar a ampliar o acervo da Biblioteca Sosigenes Costa. O outro objetivo está relacionado à valorização cultural, isso por meio da divulgação da literatura regional.
O presidente da ACI disse que a Biblioteca Sosigenes Costa foi inaugurada em 14 de julho de 1934, portanto é uma das mais antigas da cidade. Em nome dos membros da ACI, ele agradeceu os livros doados, enfatizando a necessidade do funcionamento da biblioteca para os associados, comerciários e estudantes, apesar de não fazer empréstimos. Jose Leite citou a necessidade deste tipo de gesto como um importante mecanismo para disponibilizar outros títulos. A biblioteca é aberta para o publico em geral e possui mais de 2.000 títulos. Funciona na praça J.J. Seabra, no prédio da instituição.
Ilhéus sedia Seminário sobre direitos e deveres de pessoas portadoras de HIV
O Centro de Referência DST/AIDS em parceria com os alunos do 6º semestre de Serviço Social da Unitins/Eadcon promove nesta quinta-feira, dia 27, Seminário de Redução de Danos e Direitos Humanos para PVHA’s no auditório da Justiça Federal, centro de Ilhéus. Homens com idade superior a 40 anos constituem o principal público alvo do evento, realizado para lembrar o Dia Mundial de Combate a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.
Durante todo o evento, que tem por objetivo orientar pessoas que convivem com a doença e que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, serão discutidos os direitos e deveres dos cidadãos e o acesso ao tratamento da doença. A programação do evento será iniciada às 8h com credenciamento, seguindo de abertura da mesa com o tema “Direitos e Deveres para PVHA”, que terá como palestrante Tyrone Thomaz. Ás 9:30h o tema será aberto para debate e logo após será realizado com coffe-breack.
O evento retorna às 10:30h com a nova mesa que discutirá “Violência Sexual e doméstica”, que terá como palestrante a assistente social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, Amanda Suélen. Após intervalo para almoço, o evento prossegue às 14h com o tema “Adesão ao tratamento: qualidade de vida”, que será ministrado pelo médico infectologista do CR – DST/AIDS, Drº Gustavo Cunha. A última palestra da tarde acontece às 16 horas e será ministrada pela assistente social do Hospital Geral Luís Viana Filho e perita da Justiça Federal, Suede Mayne.
O evento será encerrado com debate e depoimentos Sheila Albino (GPA) e de Everaldo Araújo (Casa de apoio Viva Luana), que convivem com a doença. Além disse, será realizada a entrega de certificados. O seminário conta com o apoio do CM-DST/AIDS, Unitins/Eadcon, Prefeitura Municipal de Ilhéus através da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda como parte do evento, a coordenação realiza na próxima segunda-feira, dia 1º, ponto alto das comemorações alusivas ao Dia Mundial de Combate a AIDS nova mobilização em stand no estacionamento ao lado da Catedral de São Sebastião. Será feito aconselhamento, coleta para testagem do HIV, stand fotográfico, orientações sobre formas de contágio, prevenção, tratamento, entre outros serviços. O evento será encerrado com o show com a cantora Márcia Alencar.