Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus lança 13ª Campanha Legal no Mar

A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus vai lançar no próximo dia 29 de novembro, a 13ª edição da campanha “Legal no Mar, navegue com segurança”. O lançamento acontecerá no Batuba Beach, em Olivença, e faz parte das ações da Capitania que visam atingir um propósito de extrema importância para a população: contribuir para que não ocorram acidentes marítimos ou poluição hídrica.
O objetivo da Campanha é sensibilizar os proprietários e usuários de embarcações, inclusive turistas, sobre a importância de observar e cumprir as normas de segurança na navegação e a adoção de medidas preventivas para evitar a poluição no meio ambiente marinho. Os resultados obtidos até agora estão sendo positivos, apesar do crescente número de embarcações. O Comandante André Luís Souza de Jesus, Delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus, explica que a campanha é desenvolvida ao longo do ano, mas é intensificada no verão, em virtude do aumento do tráfego de embarcações de passageiros e usuários de jet sky.

Ele explica que grande parte dos acidentes analisados envolvendo embarcações podem ser evitados por meio da conscientização sobre a importância do cumprimento de normas e regulamentos por parte de proprietários e condutores habilitados, bem como a não condução de embarcações por condutores sem habilitação, que não possuem o conhecimento necessário das regras de navegação.

Para o Comandante Luís Souza, a denúncia de infrações contribui bastante para a redução de acidentes. Vale ressaltar que o sigilo sobre a identidade do denunciante é garantido. Ele advertiu sobre os perigos de ir para o mar sem equipamentos de segurança e afirmou que essa é a principal causa de acidentes entre os pescadores. “Os turistas e passageiros devem ficar atentos ao usar as embarcações para seu transporte no dia-a-dia, observando a existência dos itens que devem ser adotados para embarcações utilizadas em atividades profissionais, como: rádio VHF, lanterna portátil, dois extintores de incêndio, kit de primeiros socorros, bombas de esgoto, ferro para fundeio com amarra, luzes de navegação, coletes, bóias salva-vidas e outros”, disse.

Com a proximidade do verão e a possibilidade de um grande fluxo de turistas nas praias de Ilhéus e região, o Comandante adverte que todos os aquaviários, amadores, proprietários de embarcações de esporte e recreio e os turistas devem ter consciência sobre as normas de segurança da navegação, a fim de prevenir acidentes e a poluição hídrica.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus dará continuidade ao programa de realização de cursos para aquaviários, procurando sempre atingir um público maior nos municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Anagé e Itacaré. Em 2008, foram formados 107 aquaviários em 12 cursos realizados e 156 amadores foram habilitados na jurisdição. A Delegacia em Ilhéus conta, atualmente, com 1874 embarcações inscritas.

Ao aliar medidas educativas e de orientação com ações de presença, a Operação Verão possibilitou que as atividades executadas pelos Agentes da Autoridade Marítima, assim como as normas voltadas à segurança da navegação, fossem mais facilmente compreendidas e assimiladas pelos usuários de embarcações, dando maior visibilidade ao trabalho realizado pela MB e contribuindo de forma significativa para a redução no número de acidentes durante o período.

A iniciativa conta com o apoio das seguintes empresas:

TRANSPETRO;

PGS Investigação Petrolífera;

Batuba Beach;

Hotéis Transamérica;

Ocean Pact;

Associação dos Práticos de Ilhéus;

POUPEX Associação de Poupança e Empréstimo;

Grupo CEPEMAR;

Menezes e Filho LTDA – BASE LIBA;

Pan Marine do Brasil;

Tony Marítima Off Shore;

Apoio Nordeste Serviços Náuticos;

South Bahia; e

Wilson, Sons Rebocadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *