Ilhéus vai discutir doença falciforme em encontro
Mutirão do Bolsa Família acontece no Sarah Kubitschek nesta sexta
Prefeitura conclui 1ªetapa das obras do alto Gambôa
Ações de controle da hanseníase em Ilhéus serão apresentadas em evento nacional
Ilhéus vai discutir doença falciforme em encontro
O 1ª Encontro Microrregional da Política Pública de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme no Estado da Bahia vai ser realizado no dia 27 de novembro, no auditório do Barravento Praia Hotel, em Ilhéus. Previsto para começar às 7h30min e encerrar no final da tarde, o evento é voltado para profissionais ligados à área de saúde, portadores da doença e outros interessados no assunto. O encontro é promovido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde de Ilhéus e a 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).
Segundo os coordenadores, a doença é genética e tem alta prevalência na população baiana. Segundo estimativa, a incidência é de 1/650 com a doença e 1/17 com traço entre os nascidos vivos. “A elevada incidência e o caráter crônico, com ampla variação clinica e agravos agudos vivos à saúde dos acometidos, colocam a doença falciforme como um relevante problema de saúde pública’”, salientam.
Com a realização do encontro, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) coloca como prioridade a implantação e implementação de ações voltadas para pessoas com doença falciforme. A primeira palestra do evento acontecerá por volta das 9h30min, quando a assistente social, Maria Cândida Queiroz, abordará o tema “Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme”.
Depois disso, Nivia Maria Chagas vai falar sobre aspectos ligados ao programa de atenção integral às pessoas com doença falciforme. Esta abordagem está prevista para acontecer a partir das 9h30min. Para as 10h15min está programada uma mesa redonda sob a coordenação do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, Jorge Luiz. O debate vai girar em torno do tema “Epidemia e Aspectos Clínicos da Doença Falciforme”.
A segunda mesa redonda acontece na parte da tarde, por volta das 14 horas. Nesta, será apresentada a experiência e a implementação do programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme no município de Salvador e Camacari. Em seguida vai ser realizado um debate.
Mutirão do Bolsa Família acontece no Sarah Kubitschek nesta sexta
A coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza, nesta sexta-feira (21), por determinação do prefeito Newton Lima, o mutirão para beneficiários do programa Bolsa Família, no posto Sarah Kubitschek, na localidade do Parque Infantil, bairro do Malhado. Devem comparecer moradores do Malhado, Uberlândia, Nova Esperança, além dos Altos da Soledade, Amparo,Legião e Esperança. Os atendimentos serão realizados das 7 às 15 horas, com avaliação do estado nutricional, esquema de vacinação e pré-natal para gestantes.
Para ser atendido no mutirão, o beneficiado responsável do Bolsa Família deve apresentar seu documento de identidade, cartão do benefício, certidão de nascimento e cartão de vacina das crianças. “Uma das contrapartidas do programa é o acompanhamento regular das famílias nos setores de Saúde, Educação e Assistência Social”, informou a coordenadora de Alimentação e Nutrição, Andrea Spier.
O programa Bolsa Família busca garantir qualidade de vida aos beneficiados. Para isso, procuram assegurar que todos estejam em dia quanto às exigências básicas, a exemplo de acompanhamento médico das gestantes e das crianças, além da freqüência escolar dos filhos maiores de seis anos. Caso não cumpram essas condições, o auxílio financeiro pode ser suspenso.
Prefeitura conclui 1ªetapa das obras do alto Gambôa
A Prefeitura de Ilhéus concluiu mais obras para melhorar as condições de moradia de famílias que vivem em áreas de difícil acesso. A administração municipal acaba de entregar a primeira fase dos trabalhos de infra-estrutura urbana aos moradores do alto da Gambôa, localizado no centro da cidade. Tocadas com recursos do próprio município, as obras estão beneficiando centenas de pessoas da localidade e de áreas próximas, a exemplo do bairro da Conquista. As secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras coordenaram os trabalhos.
O secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, informou que as obras foram concluídas no inicio desta semana e se referem a uma das partes do projeto de reurbanização do alto da Gambôa. Na primeira fase foram realizados serviços de pavimentação à base de placas de concreto, saneamento básico, contenção de encostas, escadarias, entre outros para facilitar a vida dos moradores. Apesar do grande volume de obras que está sendo realizado na zona urbana de Ilhéus, os trabalhos foram concluídos dentro do prazo previsto.
No primeiro momento, a prefeitura construiu algumas contenções, tendo em vista a exclusão das áreas de riscos que ameaçavam algumas residências e a vida de seus moradores, em épocas de chuvas. Devido aos constantes deslizamentos de terras, houve trechos de vias que ficaram praticamente intrafegáveis. Sendo assim, foi feita a devida correção, através de construção de alvenarias e de pavimentação em placas de concreto. Grande parte das vias do alto da Gambôa passou por este processo.
Ainda naquele alto, comunidade que possui cerca de três mil moradores, a Prefeitura , em parceria com a Embasa, instalou rede de saneamento básico, uma antiga reivindicação dos moradores, como os demais serviços. Técnicos lotados nas secretarias responsáveis pelas obras do Gambôa, destacaram ainda as escadarias e outros procedimentos realizados para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Em relação ao inicio da segunda etapa do projeto de reurbanização do Alto da Gambôa, o secretário Carlos Freitas disse que, basicamente, serão realizados os mesmos procedimentos. Caso haja necessidade de procedimentos diferenciados dos primeiros, as medidas serão tomadas para não deixar a comunidade sem os serviços imprescindíveis ao convívio humano.
Ações de controle da hanseníase em Ilhéus serão apresentadas em evento nacional
As ações do Programa de Controle da Hanseníase, da Secretaria de Saúde de Ilhéus, será o tema do trabalho apresentado pelo médico-sanitarista Humberto Barreto, no 11° Congresso Brasileiro de Hansenologia. Ele fará um relato dos resultados obtidos com as campanhas realizadas no Salobrinho, Ponta da Tulha e Nelson Costa, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. O evento nacional acontece na próxima semana, entre os dias 24 e 26, em Porto Alegre.
Intitulado “Campanhas de intensificação do diagnóstico como método de educação continuada em hanseníase”, o trabalho mostrará aos participantes do Congresso como Ilhéus conseguiu ampliar o número de diagnósticos da doença e facilitou o acesso ao tratamento. “Para realizar as campanhas, foram escolhidos locais estratégicos da cidade. Contamos com o apoio dos agentes de saúde, que visitaram os moradores, informando sobre a realização do Dia da Mancha no bairro”, informou o médico-sanitarista.
Um dia antes da mobilização nas comunidades, foram realizados treinamentos técnicos para os profissionais de saúde. No Dia da Mancha, dermatologistas da rede municipal se revezaram nos atendimentos coletivos, com prescrição de medicamentos, exames de baciloscopia da linfa, avaliação neurológica e início do tratamento. Nos meses seguintes, a equipe da unidade de referência acompanhou os pacientes.
Segundo estatísticas do Programa de Controle da Hanseníase, até o mês de outubro, foram identificados 33 casos da doença em Ilhéus. Destes números, 10 no Salobrinho, quatro em Ponta da Tulha e dois no Nelson Costa. Muitos destes diagnósticos foram resultados das ações do Dia da Mancha, que também permitiu o tratamento precoce e um melhor acompanhamento dos pacientes.
De acordo com Humberto Barreto, as pequenas campanhas ajudaram a identificar casos ocultos da hanseníase. E, com a capacitação das equipes de saúde das localidades, houve uma descentralização das ações. Ele declarou que, “a doença pode passar despercebida pela população e o trabalho realizado em Ilhéus demonstrou grande eficácia no controle da doença”.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ficou satisfeito em saber que as ações do Programa de Controle da Hanseníase serão conhecidas por representantes de cidades de todo o Brasil. “É gratificante ver o resultado nos investimentos da melhoria da Saúde, permitindo o desempenho de atividades que podem ser referências nacionais”, disse.