Newton Lima participa de Encontro de Prefeitos
Ilhéus inicia vistoria a veículos que terão acesso ao Porto durante o verão
Dia de combate à Aids está sendo planejado pela Saúde
Cras do Teotônio Vilela investe na promoção da saúde mental
Diversas ações serão desenvolvidas em Ilhéus durante projeto Viva Bem
Newton Lima participa de Encontro de Prefeitos
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, viajou no início da tarde de hoje, 12, para participar do Encontro de Prefeitos e Prefeitos Eleitos da Bahia, numa iniciativa do governador da Bahia, Jacques Wagner. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira no salão Fernando Pessoa do Pestana Bahia Hotel. Paralelamente, no mesmo hotel, será realizada reunião com as Primeiras-Damas, tendo a Primeira-Dama de Ilhéus, Inês Tavares, confirmado presença.
Durante os dois dias serão apresentados vários painéis abordando temas como “Por uma nova relação federativa”, “Ações estratégicas do Governo da Bahia”, “Regime de colaboração: por uma educação de todos nós”, “Fortalecimento do SUS” e “Saúde da Família de todos nós”, entre outros. O encerramento está previsto para às 18 horas da sexta-feira com a presença do governador Jacques Wagner.
Segundo o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub – que também estará presente ao evento -, o prefeito Newton Lima fez questão de participar deste encontro por considerar imprescindível este contato direto com as várias áreas administrativas do Governo do Estado, além de ser uma oportunidade de dialogar com demais prefeitos para a troca de experiências.
Ilhéus inicia vistoria a veículos que terão acesso ao Porto durante o verão
A partir do dia 1° de dezembro, os veículos que precisarem ter acesso ao Porto Internacional de Ilhéus para atender aos turistas que chegarão pelo mar terão que portar autorização do município, que será fornecida pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – Setrans. A data foi escolhida já que marca o início da temporada de transatlânticos em Ilhéus, que deve receber até o final do mês de março 46 embarcações de grande porte.
De acordo com a secretária municipal de Transporte e Trânsito, Elza Nogueira, a portaria 05/2008 traz informações sobre os procedimentos legais que o condutor deve seguir para ter o acesso permitido ao Porto. “O veículo deverá estar de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação municipal, conforme a categoria, para realizar o transporte individual ou coletivo de pessoas, devendo requerer sua autorização, através do processo, anexando o xérox do alvará, CRLV do veículo e uma foto 3×4 do condutor”, explicou.
Nesta quarta-feira, dia 12, foi iniciada a vistoria dos veículos pela Setrans, órgão municipal responsável em organizar o transporte e o trânsito tanto de veículos como de pedestres. O procedimento acontece na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na Avenida Itabuna, n° 2222, das 08h às 12h e das 14h às 18h. O prazo da autorização será o mesmo da validade do alvará. No próximo dia 1° Ilhéus recebe o navio Costa Mágica, que deve aportar trazendo cerca de 3.500 cruzeiristas.
Dia de combate à Aids está sendo planejado pela Saúde
A Coordenação Municipal DST/Aids está elaborando uma programação para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em Ilhéus. Seguindo o tema nacional da campanha 2008, este ano o racismo é o protagonista. O motivo é a falta de iniciativas direcionadas ao negro, que nunca foi alvo de campanha de prevenção desta natureza. A raça negra representa 47, 3 por cento da população brasileira.
Apesar de estabilizada a epidemia, o número de casos de Aids vem crescendo entre a população mais pobre e a negra encontra-se em maior proporção, segundo justificativa do Ministério da Saúde para o tema da campanha 2008.
Para a campanha no município, a Coordenação Municipal DST/Aids está preparando alguns eventos, visando continuar difundindo os meios de prevenção da doença. A realização de seminário com palestras elucidativas a respeito dos direitos das pessoas portadores do vírus HIV, entre outros esclarecimentos sobre a doença e o contágio estão na pauta, faz parte da estratégia. Da programação consta a distribuição de preservativos e materiais com orientação sobre as formas de prevenção. Estes materiais serão distribuídos em praça publica.
O Dia Mundial de Luta Conta a Aids é comemorado em 1º de dezembro. A data foi instituída no ano de 1987, pela Assembléia Mundial de Saúde, e teve o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil a data passou a ser comemorada no ano de seguinte, por decisão do Ministério da Saúde.
Cras do Teotônio Vilela investe na promoção da saúde mental
Desenvolvendo há cerca de um ano o projeto “Integrando Saúde Mental e Saúde da Família”, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Teotônio Vilela tem como objetivo a inclusão social. Através de palestras, cursos, encaminhamentos para benefícios sociais e atendimentos médicos, a iniciativa acompanha portadores de transtornos mentais e suas famílias.
O projeto, que conta com a parceria do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e do Programa de Saúde da Família (PSF), criou o Grupo de Apoio em Saúde Mental que é desenvolvido na Casa da Família, como é chamada a sede do Cras,. Todas as quartas-feiras, às 14h30m, são promovidas reuniões abertas à comunidade para troca de experiências e atendimentos.
De acordo com a assistente social, Andréia Moutinho, o Grupo de Apoio vem trazendo melhoras não só para os portadores de doenças e deficiências mentais, mas também para suas famílias e comunidade. “Com acompanhamento médico, amor e informação, buscamos acabar com os preconceitos e elevar a qualidade de vida”, complementou.
Integrando as atividades da Casa da Família, a partir da próxima segunda-feira (17), começará um curso gratuito de artesanato e copagem, com turmas pela manhã e tarde. Os participantes aprenderão a como fazer peças usando matérias-primas simples e baratas, como miçangas e material reciclado. O objetivo é que, após as aulas, todos possam dar continuidade aos trabalhos, vendendo seus produtos.
O Centro de Referência da Assistência Social é um programa Federal que conta com supervisão técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e co-financiamento da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus. O secretário municipal, Ivanilton Silva, elogiou o projeto da unidade do Teotônio Vilela, uma vez que está segue as principais metas do Cras. “As ações das Casas da Família buscam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, devolvendo a cidadania às pessoas acompanhadas” declarou.
A unidade do Cras do Teotônio Vilela fica na Rua Nossa Senhora da Conceição, número 70. As outras três Casas da Família de Ilhéus estão nos bairros Nossa Senhora das Vitórias, na Rua da Matriz, próxima à igreja Católica; Banco da Vitória, na Rodovia Ilhéus – Itabuna, número 531 e na Barra, na Avenida Ubaitaba, número 2004.
Diversas ações serão desenvolvidas em Ilhéus durante projeto Viva Bem
Com o intuito de promover ampla discussão sobre temas ligados à saúde com ênfase especial a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-Aids), alimentação saudável, saúde mental e refletir sobre questões inerentes à qualidade de vida, buscando a formação de alunos, a Escola Municipal do Pontal realiza nesta sexta-feira (14), no final da avenida Lomanto Júnior, no mesmo bairro, a segunda edição do Projeto Viva Bem. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Faculdade de Ilhéus, 6ª Dires, Direc-6, Gapa, ong Fruto da Mata, academia Corpus, Distak Jóias, Infraero, Vela Decorativa, Céo Modas, Banzay, sacolões Chega Mais e do Pontal, Delicatessen Pão de Mel, Papel de Seda, Skin Distribuidora de Bebidas, posto Atlântico Sul, CDL, pousada Casa de Praia e Meira Supermercados será aberto às 8 horas, pelo prefeito Newton Lima e outras autoridades locais.
A coordenadora do projeto, professora Rosa Malena Machnick, explica que durante todo o dia a população da zona sul fará testes de glicemia, para detectar grupo sanguíneo e de HIV, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, participa de oficinas diversas, palestras, assiste exibição de filmes e também recebe material informativo a cargo de técnicos da secretaria municipal de Saúde, 6ª Dires e do Gapa.
A professora Rosa Malena Machnick diz que o projeto tem a finalidade de sensibilizar de forma crítico-refletiva sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis que garantam a qualidade de vida. “Nesse contexto uma de nossas propostas é criar a necessidade de introduzir na escola de forma interdisciplinar um projeto que venha a dar subsídios a temas importantes de nossas vidas. E assim, vamos envolver as disciplinas de educação física, língua portuguesa, filosofia, matemática, história, geografia, inglês e artes”.
O Odontomóvel e enfermeiros da secretaria municipal de Saúde estarão presentes e a ong Fruto da Mata irá mostrar o trabalho que desenvolve sobre alimentação natural. O Gapa vai colocar estandes à disposição do público para realizar palestras sobre DST-Aids, exames diversos, além de música, teatro, apresentação de danças e outras minifestações culturais. O evento ocorre das 8 da manhã às 14 horas. Aberto à população o público-alvo são estudantes das turmas de 5 à 6 séries.
Já a Uesc envia profissionais da área de saúde mental, assim como a Faculdade de Ilhéus, através dos professores Robson Vidal, Itana Miranda e do estagiário Edilson Souza que participam no campo da saúde. Esses técnicos da área de fisiologia e alunos do curso de enfermagem darão suporte ao projeto Jovem Bom de Vida que é desenvolvido naquela instituição.
Técnicos envolvidos – Segundo a professora, “vamos conscientizar as pessoas para o verdadeiro papel da escola no que concerne às transformações e mudanças de atitudes de forma que cada um possa refletir e agir no seu dia-a-dia”.
Além de Rosa Malena Machnick, o projeto tem na sua comissão organizadora as professoras Sayonara Ramos Santa Rosa, Cristiane Góes, Cardoso, Zilda Maria dos Santos Dias Machado e Cláudia Virgínia Silva, contando também com demais professores da escola. Atualmente, a Escola Municipal do Pontal conta com cerca de 500 alunos distribuídos nos dois turnos.