Lula assina protocolo do Porto Sul e ferrovia

O protocolo de intenções do novo Porto Integrado Público em Ilhéus (Porto Sul) foi assinado nesta terça-feira (28), no Palácio de Ondina, pelo presidente Lula, o governador Jaques Wagner e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto.
O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto. O Porto Sul será construído numa área de 1.771 hectares, em Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus/Itacaré, resolvendo o gargalo dos principais portos baianos.
O empreendimento envolve recursos de R$ 4 bilhões para reforçar a produtividade e a eficiência, agilizando o escoamento de minérios, grãos e cargas conteinerizadas. Na primeira fase, está estimada a geração de 8 a 10 mil empregos.

O novo porto de Ilhéus se tornará, ainda, ponto de apoio para os estados do Sudeste, que também estão com os portos lotados, a exemplo de Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

O complexo prevê a construção da Ferrovia Oeste-Leste, ligando Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal com Ilhéus e fazendo da Bahia o novo corredor de comércio exterior do Centro Oeste, agregado a pólos industriais, comerciais e de serviços.

A entrega do trecho Ilhéus / Caetité da ferrovia está prevista para julho de 2011 e a construção terá um crédito especial suplementar de R$ 332 milhões, segundo proposta enviada pelo presidente Lula para o Congresso Nacional.

Faz parte do projeto a formação de cinturões verdes onde serão cultivadas espécies nativas para contribuir com a preservação dos ecossistemas. O Porto Sul é um porto off shore, com a atracação das embarcações a 3km da praia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *