Atleta ilheense conquista medalha inédita em campeonato de Jiu-Jitsu
Comissão tripartite de emprego de Ilhéus viabiliza cursos de hotelaria
Prefeito participa de abertura de jogos estudantis do IME
Plano de Turismo Cultural da Costa do Cacau foi aprovado
Secretaria de Serviços Urbanos vai reorganizar a Feira da Guanabara
Atleta ilheense conquista medalha inédita em campeonato de Jiu-Jitsu
O lutador ilheense de Jiu-Jitsu Adriano Ferreira se consagrou no último final de semana como o primeiro atleta a conquistar para a região uma medalha num Campeonato Panamericano. A competição, considerada a segunda mais importante depois do mundial, foi realizada nos dias 24, 25 e 26 no Sesc Aquidabã, em Salvador, e reuniu cerca de 500 competidores das três Américas.
Após disputar cinco lutas, o atleta ilheense, de apenas 23 anos, encerrou a competição em segundo lugar na categoria peso médio na faixa marron. Junto com Adriano, mais seis atletas de Ilhéus, que treinam na equipe Brazilian De la Riva, viajaram para participar da competição, sob o comando do treinador Emílio Carlos, conhecido como China, que elogiou a equipe e aproveitou para falar do ótimo desempenho do atleta ilheense. “A inédita colocação de Adriano neste campeonato revelou o grande potencial dos atletas da cidade, que treinamento e boa orientação, podem trazer ainda mais títulos para a cidade”, afirmou.
Entre suas últimas consagrações, Adriano Ferreira acumula os títulos de campeão no geral do Desafio Sul Baiano de Jiu-Jitsu, realizado em setembro deste ano e os de campeão em sua categoria e terceiro lugar no geral da Copa Simetria de Jiu-Jitsu. O evento foi realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo – CBJJE e a Federação Baiana de Jiu-Jitsu e distribuiu quatro passagens para o Mundial da Argentina entre os campeões absolutos.
Comissão tripartite de emprego de Ilhéus viabiliza cursos de hotelaria
A Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus em parceria com a comissão tripartite e paritária de emprego do município está ministrando gratuitamente dois cursos de especialização de mão-de-obra no ramo de hotelaria. O objetivo é qualificar pessoal para inserir no mercado de trabalho e buscar alternativas para capacitar profissionais de diversos segmentos produtivos da cidade. Dos cursos solicitados à secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte nessa etapa os de garçom e camareira já foram viabilizados, segundo informação de João Batista Aquino, presidente da comissão tripartite e paritária de emprego e do Sindicato dos Empregados em Hotel, Pousadas e Similares (SindHotel).
João Batista Aquino diz que em recente contato em Salvador com técnicos da secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte a comissão solicitou também os cursos de navegação e pesca, técnica de vendas e recepcionista. No momento foram viabilizados os de garçom e camareira, em parceria com o Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) que cadastra e posteriormente encaminha ao mercado de trabalho de Ilhéus.
Já os técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, Andréa Jamile Santos e Geraldino Nascimento Rocha, integrantes da comissão tripartite e paritária de emprego do município, informam que o curso de camareira acontece de segunda à sexta-feira, nos dois turnos, na Biblioteca Municipal e o de garçom, com oito horas diárias, no Pontal Praia Hotel.
A comissão integrada por representantes da prefeitura, BahiaPesca, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Colônia de Pesca Z-34, SindHotel, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsepi), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletroeletrônicos, Computadores, Informática e Similares (Sinec), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação dos Cabaneiros.
Prefeito participa de abertura de jogos estudantis do IME
Os Jogos Estudantis do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusinio Lavigne começaram na manhã de hoje (29), depois que o prefeito Newton Lima deu o ponta-pé inicial da primeira partida de futsal das competições. Antes disso, o prefeito participou de uma solenidade para oficializar a abertura dos jogos envolvendo modalidades de futsal, atletismo, handebol e baleado. Cerca de 600 alunos acompanharam o ato solene e o inicio dos jogos das arquibancadas da quadra poliesportiva do Estádio Mário Pessoa.
Além da abertura dos jogos, Newton Lima participou da reinauguração da quadra, onde a Prefeitura promoveu a reforma total fazendo a recuperação do piso e da estrutura metálica. Serviços como pintura da arquibancada e do piso, troca do alambrado e das tabelas de basquete foram realizados na quadra que serve aos alunos de diversos colégios públicos da cidade. Na ocasião, Newton falou sobre a possibilidade de cobrir o espaço esportivo, para proteger atletas e a torcida do sol e da chuva.
A respeito do evento, o prefeito falou sobre a importância do esporte e destacou o controle de impulsos que uma pessoa pode adquirir ao praticar uma das modalidades da competição. A boa forma e a saúde foram outros pontos levantados pelo prefeito para incentivar os estudantes a participar da competição com afinco. O secretário de Esporte e Cidadania, José Maria de Almeida Santana, também se manifestou em defesa da realização do evento produzido pela equipe pedagógica e sob a coordenação dos professores de educação física do IME Eusinio Lavigne.
Da solenidade de abertura participaram ainda o secretário Ivanilton Lima (Assistência Social e Trabalho), Hermano Fahning (Turismo), Eduardo Salomão (Saúde), o vereador Marcos Flávio e o assessor de Comunicação Social, Marcos Corrêa, acompanharam a abertura dos jogos que prosseguem com embates até 4 de novembro. Partidas e competições de atletismo serão realizadas no Estádio Mario Pessoa, sempre no turno oposto as aulas dos atletas.
Segundo informação da diretora do estabelecimento que coordena as competições, Lyndinei Campos, serão realizadas provas de corrida de 100 metros rasos, revezamento 4X100 e corrida de obstáculos, e cerca de duzentas medalhas serão entregues às equipes vencedoras e os destaques das competições.
Plano de Turismo Cultural da Costa do Cacau foi aprovado
O ineditismo marcou a audiência, em praça pública, na terça-feira, 28, no centro de Ilhéus, a 433 quilômetros de Salvador, que aprovou o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Cacau, apresentado pelo consultor Fernando Portela contendo ações e projetos sugeridos pelos participantes do Seminário de Turismo Cultural ocorrido em agosto no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. A realização de um diagnóstico dos principais atrativos, capacitação técnica e de gestão de agentes e construção de portal na Internet foram os pontos mais destacados.
O ineditismo ficou por conta de a audiência ter sido precedida de conversas informais entre o consultor e representantes dos segmentos sociais envolvidos quando se estabeleceu que o rol de ações e projetos estará aberto às sugestões da comunidade. Além disso, o Plano de Desenvolvimento de Turismo Cultural da Costa do Cacau requer a integração de pontos de cultura, entidades e agentes de cultura e turismo; implantação de Conselhos Municipais de Cultura; execução de Plano de Comunicação em Turismo Cultural e suporte das redes de Ensino Fundamental e Médio dos municípios para formação de agentes.
Grupos culturais representantes da cultura afro-brasileira e indígena, atores teatrais e poetas fizeram performances e declamaram poesias de autores regionais, como Sosígenes Costa. A audiência contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que se congratulou com a iniciativa do Sebrae e parceiros de levar à praça pública os projetos e ações recolhidos no seminário. “O poder público está aberto a contribuições como esta que firmem Ilhéus e a Costa do Cacau como importantes destinos turísticos com base em atrativos de belezas naturais, gastronômicas e culturais”, disse.
Para o secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, a cultura é um elemento rico na diversidade da Costa do Cacau, cujo maior expoente foi o escritor Jorge Amado e sua obra. “Mas também temos poetas, escritores, artistas e grupos culturais importantes, que podem se transformar em empreendedores” sintetizou. Já Maria do Socorro Mendonça, da ONG Ação Ilhéus, considera o Plano de Desenvolvimento de Turismo Cultural elemento capaz de agregar mais importância e valor econômico aos projetos de turismo da Costa do Cacau. “É uma iniciativa vigorosa e sua realização aberta, em praça pública, simboliza esta atitude”, afirmou.
Na manhã de hoje, 29, como conseqüência da audiência, o consultor Fernando Portela e o coordenador da regional Sebrae Mata Atlântica, Renato Lisboa, deram início no auditório da Casa de Cultura Jorge Amado, ao Curso de Gestão em Turismo Cultural, com carga horária de 72 horas/aulas, para a primeira turma de agentes de turismo cultural. Entre as próximas ações estão a instalação do Corredor Cultural do Porto de Trás, em Itacaré; a revitalização do Museu Casa Grande e a definição do Circuito Cultural Fazendas de Cacau, em Ilhéus, Itacaré e Canavieiras, além do estímulo à difusão de História Regional elemento considerado importante para o sucesso dos projetos.
Entre os que se apresentaram para o público estão o Grupo de Capoeira da Praça; o agente cultural Tupinambá de Olivença Jacarandá Teixeira de Magalhães; a Filarmônica de Ilhéos, os atores Janete Lainha e George Hiller, representando os personagens Gabriela e Tonico Bastos, do livro Gabriela, Cravo e Canela, do escritor Jorge Amado, e José Delmo, o Contador de Estórias. Também prestigiaram a audiência, a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Eugênia Célia Siqueira, e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Flávio Simões Costa.
O Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural da Costa do Cacau faz parte do Programa de Empreendedorismo Sebrae, nas áreas de Cultura e Turismo, já tendo sido trabalhados os Pólo de Turismo Cultural na Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte) e na Região Metropolitana de Salvador (bairros de Itapuã e Rio Vermelho e município de Lauro de Freitas). São parceiros: Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), Associação Viva Canavieiras, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Costa do Cacau Convention Bureau, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Secretaria de Cultura da Bahia e Red Grill.
Secretaria de Serviços Urbanos vai reorganizar a Feira da Guanabara
Com o objetivo de organizar as ruas de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vai reordenar a Feira da Guanabara, realizada diariamente na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade, a partir de segunda-feira (03). Uma das principais medidas a ser adotada será proibição de comercializar produtos expostos nas calçadas. Fiscais estarão presentes no local para orientar os comerciantes e garantir o cumprimento da determinação.
A proibição de comercialização de produtos nas calçadas, na Feira da Guanabara, complementa as ações da Prefeitura de Ilhéus de reordenação do Centro Histórico. “Com esta nova medida, as vias serão desobstruídas, proporcionando maior segurança e comodidade à população, que não precisará andar desviando dos obstáculos, além de melhorar sensivelmente o aspecto visual”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas.
Além da Feira da Guanabara, os vendedores ambulantes sem cadastro já estão sendo retirados do Centro Histórico. Para isso, os profissionais da Fiscalização Integrada vêm orientando e notificando os comerciantes informais, há cerca de um ano. “Através dessas ações, nosso objetivo é proporcionar aos ilheenses e aos visitantes uma circulação agradável pela cidade”, afirmou.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) também realizou atividades educativas, promovendo a campanha “Via Livre”. No mês de agosto, agentes municipais instruíram a população sobre a importância de retirar obstáculos das calçadas. A ação foi embasada na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que dispõe sobre autuação, notificação e aplicação de penalidades a pessoas físicas e jurídicas, sem a utilização de veículos.