Newton Lima tem encontro com PSB e com o governador Wagner
Secretaria de Saúde inaugura nova sede da Assistência Farmacêutica
Prefeitura de Ilhéus visa assegurar a segurança de pessoas em shows
Cras de Ilhéus buscam parcerias para realização de atividades
Instituto Municipal de Ensino realiza jogos estudantis e torneio de atletismo
Ilhéus desenvolve no Pontal projeto Viva Bem
Newton Lima tem encontro com PSB e com o governador Wagner
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, viaja na tarde de hoje (22) para Salvador com a finalidade de participar, amanhã (23), de dois importantes encontros com lideranças do PSB e com o Governador da Bahia, Jacques Wagner. No primeiro evento, Newton irá se encontrar com os demais prefeitos eleitos ou reeleitos pelo PSB, no Hotel Holliday-inn, a partir das 10 horas, seguindo-se de almoço no restaurante do mesmo hotel, contando com a presença do governador Jacques Wagner.
Às 15 horas, na Governadoria, o prefeito tem agendada uma audiência com o governador, quando na oportunidade, acompanhado pela deputada estadual Ângela Sousa, irá fazer um novo relato sobre os problemas que atingem o aeroporto Jorge Amado. Também irá discorrer sobre a reunião realizada na última segunda-feira, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, quando várias autoridades locais e de municípios circunvizinhos, decidiram se mobilizar em defesa do aeroporto.
Secretaria de Saúde inaugura nova sede da Assistência Farmacêutica
A Secretaria de Saúde de Ilhéus inaugura, nesta sexta-feira (24), a nova sede da Coordenação de Assistência Farmacêutica. Com a presença de várias autoridades municipais, a solenidade de abertura está marcada para as 9 horas. O imóvel fica localizado na Rua Quatorze de Agosto, número 40, próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.
A Coordenação da Assistência Farmacêutica é responsável pelos funcionários, estoque, entrega e dispensação de medicamentos de todas as farmácias do município. “Os usuários poderão entrar em contato diretamente com a gerência dos serviços”, informou o coordenador, Antônio Jorge Marques.
O imóvel também abrigará a Farmácia Municipal, que funcionava no CAE III (antigo Sesp). No local, estarão disponíveis medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos (Rename), Relação Municipal de Medicamentos (Remune) e da Central Farmacêutica da Bahia (Cefarba). Alguns produtos excepcionais, que não estão nestas listas e são prescritos pelos médicos, também serão oferecidos aos usuários. E, para orientar a população, haverá sempre farmacêuticos durante o expediente.
A sede da Coordenação Municipal da Assistência Farmacêutica é climatizada e com acesso para pessoas com deficiências. O imóvel também passou por várias adaptações em sua estrutura física, para receber equipamentos e mobiliário. “Além de terem acesso aos serviços e medicamentos, ofereceremos uma estrutura confortável e segura”, informou o coordenador.
Prefeitura de Ilhéus visa assegurar a segurança de pessoas em shows
Gente reunida, muita música e bebidas. Esses costumam ser os elementos que estão presentes numa festa ou num show, e com a chegada do verão, esses eventos se tornam ainda mais freqüentes. O aumento do número de shows e eventos abertos aumenta também o número de pessoas que acabam feridas após se expor à brigas ou confusões com objetos cortantes, a exemplo do vidro. Para tentar diminuir o risco das pessoas que freqüentam esses eventos a esse tipo de situação, a Prefeitura de Ilhéus decretou a proibição da comercialização de bebidas em garrafas ou de copos de vidros nesses locais.
Considerando que as garrafas e os copos de vidro podem ser utilizados como instrumento cortante em possíveis desavenças que venham ocorrer nos shows e em outros eventos, o decreto de nº 80, que já está em vigor desde a última terça-feira, dia 21, proíbe também a venda de bebidas em garrafas de vidro ou copos do mesmo material nas proximidades do evento. A medida, de acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visa assegurar a integridade física das pessoas “que poderão aproveitar o evento com maior segurança e tranqüilidade”, afirmou.
O dono do estabelecimento, vendedor ambulante ou qualquer outra pessoa que comercializar bebida em garrafas de vidro ou servi-las em copos do mesmo material estarão sujeitas a aplicação de multa de valor equivalente a um salário mínimo – R$ 415, 00 (quatrocentos e quinze reais). Em caso de reincidência, o cancelamento imediato da autorização, licença ou alvará de funcionamento, bem como a apreensão das garrafas e copos de vidros que forem encontrados em sua posse.
Cras de Ilhéus buscam parcerias para realização de atividades
Com quatro unidades instaladas em zonas estratégicas, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) promovem várias atividades para amparo e elevação da auto-estima dos cidadãos com maior vulnerabilidade social. Para que mais pessoas possam ser beneficiadas, estão sendo buscadas parcerias junto à sociedade e empresariado. “Aceitamos doações de roupas, brinquedos, alimentos ou oferecimento de cursos e voluntariado”, disse a coordenadora, Maria Marta Carvalho.
Nos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora das Vitórias, Banco da Vitória e Barra, há as Casas da Família, que acolhem também moradores de localidades adjacentes. Nos núcleos, são oferecidos encaminhamentos para programas sociais, atendimentos médicos, assessoria jurídica, previdência social e educação, além de cursos profissionalizantes e atividades lúdicas para crianças.
O maior objetivo do Centro de Referência da Assistência Social é desenvolver ações e serviços básicos para famílias, contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social dos cidadãos. Para prestar atendimentos às famílias, cada unidade possui assistentes sociais, psicólogos e auxiliar administrativo. São realizados acolhimento, acompanhamento com visitas e demais orientações.
Para ajudar a fortalecer os trabalhos das Casas da Família, os interessados podem contribuir como puderem. Basta entrar em contato com as unidades ou com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que co-financia o programa federal. “Uma das maiores carências é de emprego. As unidades possuem cadastros das pessoas, com suas habilidades e disposições”, informou Maria Marta.
No Teotônio Vilela, a Casa da Família fica na Rua Nossa Senhora da Conceição, número 70; no Nossa Senhora das Vitórias, o atendimento é na Rua da Matriz, no final de linha do ônibus; no Banco da Vitória, o serviço é oferecido na Rodovia Ilhéus – Itabuna, número 531 e, na Barra, é na Avenida Ubaitaba, número 2004, próximo ao PSF do bairro.
Instituto Municipal de Ensino realiza jogos estudantis e torneio de atletismo
Os alunos do Ensino Fundamental II do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) participarão dos Jogos Estudantis e Torneio de Atletismo, que acontecerão entre os dias 29 de outubro e 04 de novembro. Os eventos, organizados pela equipe pedagógica sob a coordenação dos professores de educação física, serão realizados no Estádio Mário Pessoa e no turno oposto em que os estudantes estão em sala de aula.
Os Jogos Estudantis do IME serão compostos de baleado e futsal. Os alunos inscritos no Torneio de Atletismo serão divididos em equipes que irão participar das provas de corrida de 100 metros rasos, revezamento 4X100 e corrida de obstáculos. A premiação será composta de medalhas, entregues aos grupos vencedores.
De acordo com a diretora, Lidinei Campos, os eventos foram pensados como uma forma de oportunizar a atuação de liderança, além de estimular a disciplina e proporcionar a aplicação dos fundamentos dos esportes. “Os estudantes do 6º ao 9º ano poderão aprender a como trabalhar em equipe de forma cooperativa e ainda vivenciar a experiência sadia de participar de competições desportivas”, afirmou a diretora.
Ilhéus desenvolve no Pontal projeto Viva Bem
Com o objetivo de promover ampla discussão acerca de temas ligados à saúde da população com ênfase especial a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-Aids), alimentação saudável, saúde mental e refletir sobre questões inerentes à qualidade de vida, buscando a formação de alunos, a Escola Municipal do Pontal realiza no dia 14 de novembro, no final da avenida Lomanto Júnior, no mesmo bairro, a segunda edição do Projeto Viva Bem. O evento que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Direc-6, Faculdade de Ilhéus, 6ª Dires, Gapa, Academia Corpus, Banzai e Céo Modas será aberto às 8 horas, pelo prefeito-eleito Newton Lima e outras autoridades locais.
A coordenadora do projeto, professora Rosa Malena Machnick, explica que durante todo o dia a população da zona sul fará testes de glicemia, para detectar grupo sanguíneo e de HIV, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, participa de oficinas diversas, palestras, assiste exibição de filmes e também receberá material informativo a cargo de técnicos da secretaria municipal de Saúde, 6ª Dires e do Gapa.
A professora Rosa Malena Machnick diz que o projeto tem ainda a finalidade de sensibilizar de forma crítico-refletiva sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis que garantam a qualidade de vida. “Nesse contexto uma de nossas propostas é criar a necessidade de introduzir na escola de forma interdisciplinar um projeto que venha a dar subsídios a temas importantes de nossas vidas. E assim, vamos envolver as disciplinas de educação física, língua portuguesa, filosofia, matemática, história, geografia, inglês e artes”.
Técnicos envolvidos – Segundo a professora, nesse projeto “vamos conscientizar as pessoas para o verdadeiro papel da escola no que concerne às transformações e mudanças de atitudes de forma que cada um possa refletir e agir no seu dia-a-dia”.
Além de Rosa Malena Machnick, o Projeto Viva Bem tem na sua comissão organizadora as professoras Sayonara Ramos Santa Rosa, Cristiane Góes, Cardoso, Zila Maria dos Santos Dias Machado e Cláudia Virgínia Silva, contando também demais professores da escola. Atualmente, a Escola Municipal do Pontal conta com cerca de 500 alunos distribuídos nos dois turnos.