Feira de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Ilhéus debateu problemas da obesidade infantil

“A Evolução da Nutrição”. Com esse tema, a Faculdade de Ilhéus participou das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da área, com a realização de oficinas e palestras, na sede da instituição. A Feira de Ciência e Tecnologia foi aberta oficialmente, na segunda-feira, com uma palestra sobre Obesidade Infantil, com a nutricionista Jaciara Zumaeta Cocenza, seguida de palestra sobre Nutrição Esportiva, com a professora de educação física e nutricionista, Ana Lúcia Costacurta.


Sobre a obesidade infantil, que atinge 10% das crianças brasileiras com idade inferior a 10 anos, Jaciara afirmou que os pais são grandes estimuladores através dos hábitos alimentares e das concessões feitas aos filhos. “Se a gente não procurar selecionar os alimentos, estaremos passando para os filhos hábitos não-saudáveis”, disse. Ela citou entre as complicações da obesidade, os problemas articulares, cardiovasculares, cutâneos, respiratórios, dentre outros. E deixou claro que nas dietas é fundamental a perda de peso controlada ou a manutenção para não comprometer o desenvolvimento da criança.
Com relação à Nutrição Esportiva, Ana Lucia Costacurta deixou claro que “não precisa estar usando suplementos, a exemplo de aminoácidos, nem se encharcar de proteínas, é preciso desenvolver uma atividade física, com dieta equilibrada, rica em carboidratos complexos”. Ela orientou que as pessoas evitem o uso indiscriminado de anabolizantes, que podem trazer prejuízos para saúde, a exemplo de cânceres, problemas renais e disfunção erétil.
O evento, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, contou também com a presença de estudantes de escolas de nível médio, que movimentaram o laboratório de química da Faculdade, durante oficinas temáticas sobre “O Processo de Fermentação” e “Estudos do Leite”, dando ênfase aos aspectos nutricionais e composição química dos alimentos.

Mostra – A Feira contou ainda com uma mostra gastronômica, realizada na noite de terça-feira, com a apresentação de características e hábitos alimentares nas diversas regiões do Brasil. Houve também a oficina temática “Desvendando a presença de vitamina C nos alimentos”, e palestras sobre “Frutas Tropicais na região Sul da Bahia”, proferida pelo professor doutor Célio Kersul do Sacramento, e sobre o tema “Pesquisa e desenvolvimento na indústria de alimentos”, com a doutora Ana Carolina Bomfim Silva. Nos dois dias do evento foi exibido o filme “Super Size Me – A Dieta do Palhaço”, que, de forma crítica e irreverente, enfoca os hábitos alimentares norte americanos. A Feira foi coordenada pelas professoras Mara Eugênia Ruggiero de Guzzi e Arabella Varjão Damaceno Vital, do curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *