Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitos formam comissão para garantir manutenção do aeroporto

Terminam amanhã inscrições para 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem

Grupo Cultural Dilazenze desenvolve oficina de dança afro em Ilhéus


Prefeitos formam comissão para garantir manutenção do aeroporto

“Faremos uma marcha até Brasília se for preciso”. Esta foi a afirmação feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na tarde da última segunda-feira, dia 20, durante reunião no auditório da Justiça Federal para discutir quais medidas emergenciais serão tomadas para retomar a normalidade do Aeroporto Jorge Amado. O tom de busca por celeridade predominou durante toda a rodada de discussões, que contou com a presença de diversas autoridades da região e de representantes da sociedade civil organizada.
Integraram a mesa o prefeito de Buerarema e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e sudoeste – AMURC, Orlando Filho; o deputado federal Roberto Brito; a deputada estadual Ângela Souza; o representante regional da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens – ABAV, Alfredo Landim; o presidente do Sindicato das Indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus – SINEC, Gentil Pires; o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus – ATIL, Luigi Massa, os prefeitos eleitos de Itacaré (Antônio de Anízio), Itabuna (Nilton Azevedo) e Uruçuca (Moacyr Leite), e os prefeitos de Una, David Cerqueira e de Ilhéus, Newton Lima.
Newton Lima também reforçou a urgência de uma nova audiência com o governador da Bahia. “Esse assunto é interesse de todos e uma solução definitiva deve ser encontrada com urgência”, salientou. Já para o deputado federal Roberto Brito, a diminuição no número de turistas e ‘onda de desempregos’ que deve ser gerada pelo problema enfrentado pelo Aeroporto estão entre os pontos mais preocupantes. “Precisamos fortalecer o movimento em prol do Aeroporto para que a economia da região não seja ainda mais prejudicada”, afirmou.
Os prefeitos convidados também fizeram questão de reafirmar a importância do equipamento como vetor de desenvolvimento para a região. “Itacaré já está sofrendo com a diminuição dos visitantes e com conseqüente falta de circulação de dinheiro gerada pelo turismo”, afirmou o prefeito eleito, Antônio de Anísio.
Ao final do encontro, foi formada uma comissão com representantes dos municípios convidados objetivando agilizar audiências com o governador da Bahia, Jacques Wagner e com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, além de encontros com líderes da bancada baiana no Congresso Nacional. “Já na próxima semana devemos nos reunir com o governador, e agendaremos também reunião em Brasília”, afirmou Orlando Filho.
Panorama atual – O aeroporto de Ilhéus vem sofrendo várias restrições determinadas pela Agência Brasileira de Aviação Civil – Anac, já adotou, entre outras medidas, o cancelamento das operações de pouso e decolagens por instrumento, permitindo somente por modo visual, o que ocasionou a redução drástica de vôos com destino à Ilhéus, principalmente à noite. Recentemente, a Anac retirou a Seção de Aviação Civil – SAC do Aeroporto Jorge Amado, que ficará de fora do pacote de investimentos anunciado pela Infraero que prevê a liberação de R$ 95, 6 milhões através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos.
Atualmente, através de parcerias com o Derba e Coelba, estão sendo retirados os 65 obstáculos apontados pela Anac como impedimento para restabelecer o aeroporto Jorge Amado à sua normalidade, a exemplo de corte de árvores, mudança de posteamento, diminuição da altura do Hotel Opaba e retirada do Marco Zero, além de mudanças estruturais em telhados de duas residências próximas ao local.

Terminam amanhã inscrições para 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem

Prosseguem até esta quarta-feira, dia 22, as inscrições para a 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem, iniciativa promovida pela Universidade Livre do Mar e da Mata – Maramata, com o objetivo de recriar o mesmo trajeto percorrido pelo Príncipe Maximilian em 1860. Assim como em todas as edições, um grande público deve participar do evento que o evento também traz a proposta de conscientizar a população sobre a necessidade da conservação ambiental e preservação dos bens culturais e históricos.
A programação do evento será iniciada às 7 da manhã com benção ecumênica. O trajeto tem saída da praia da Maramata, subindo pela baía do Pontal em direção ao Rio Cachoeira, tendo como ponto final o Banco da Vitória. De acordo com o presidente da Maramata, Geerdshon Ribeiro, o percurso, que deve ser concluído dentro de duas horas, será uma ótima oportunidade para exercer a conscientização pública, resgate histórico e para a valorização da cultura.
O trajeto que ficou conhecido como “Viagem ao Mato Virgem” é uma recriação do percurso feito pelo príncipe austríaco Ferdinand Maximilian, em 1860. Na oportunidade, o nobre veio à cidade para alguns estudos sobre as riquezas naturais da região e ao ficar hospedado numa propriedade localizada onde hoje é o Banco da Vitória, o príncipe batizou uma de suas descobertas com seu nome: a Zomicarpa steigeriana Ferdinandus Maximilianus.
A 10ª edição da Canoagem Rumo ao Mato Virgem conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Esportes, Turismo e Administração, através do Corpo de Salva-Vidas. Também estão dando suporte ao evento a Marinha, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e as Colônias de Pesca, Z-19, Z-32 e Z-34. As inscrições continuam sendo gratuitas e podem ser feitas na sede da Maramata e nas Colônias de Pesca Z-19 e Z-32, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Grupo Cultural Dilazenze desenvolve oficina de dança afro em Ilhéus

O Grupo Cultural Dilazenze abriu inscrição para a oficina de dança afro-brasileira. O projeto marca o inicio dos trabalhos para a temporada-2009 e atua como base na preparação de novos bailarinos para o balé afro do grupo e comissão de frente do bloco no carnaval de Ilhéus. A oficina funciona a partir de hoje (21) e vai até o dia 24 deste mês, no salão nobre do terreiro Tombency, sede provisória do grupo, sempre às 19 horas. A inscrição está aberta na sede do grupo fica na avenida Brasil, 512, alto da Conquista, em horário comercial ou pelo telefone (73) 8831-5619.
O presidente do grupo cultural, Gilsonei Rodrigues (Mestre Nei), informa que o número de vagas é limitado. As aulas serão dadas pelas professoras Eliana Vieira e Dandara Tauanne (coreógrafas do Dilazenze), “que na oportunidade estarão colocando em prática todo o trabalho de pesquisa realizado junto a vários estilos da dança afro-brasileira representadas através dos diversos movimentos culturais existentes no Brasil a exemplo do maracatu, coco e jongo que acoplado à dança afro tribal irá completar o conteúdo da nossa oficina”.
Mestre Nei diz que qualquer pessoa pode ser selecionada para integrar o balé afro do grupo. “Participe da oficina de dança afro do Dilazenze e aproveite a oportunidade de ser contemplado com carnê quitado para participar da ala de frente do bloco no carnaval de Ilhéus de 2009”. O Grupo Cultural Dilazenze foi fundado em fevereiro de 1986.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *