Prefeitura Municipal de Ilhéus

Reunião com prefeitos visa fortalecer luta pelo aeroporto

Sede da Assistência Farmacêutica será inaugurada no próximo dia 24

Prefeitura recupera faixa de areia da boca da barra

Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica será neste sábado

Academia de Letras recebe cinzas do Professor Leopoldo Monteiro

Reunião com prefeitos visa fortalecer luta pelo aeroporto

As medidas adotadas pela Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), limitando operações de pouso e decolagem no Aeroporto Jorge Amado, voltarão a ser discutidas por autoridades regionais. Um encontro com prefeitos atuais e os eleitos no último pleito, vai acontecer a partir das 15 horas desta segunda-feira (20), no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus. A reunião foi articulada pelo prefeito Newton Lima e o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Orlando Filho.
Fortalecer a luta contra as sanções impostas pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac) ao Aeroporto Jorge Amado é o principal objetivo do encontro. Deverá reunir os prefeitos de cidades como Itabuna, Una , Uruçuca, Itacaré, Ubaitaba e Coaraci, entre outros municípios que necessitam do aeroporto para assegurar o desenvolvimento. Segundo informação do secretário de Governo, José Nasal Pacheco Soub, a estratégia é reunir o maior número de autoridades regionais em defesa da causa.
Uma das medidas adotadas pela Anac determina que as operações de pouso e decolagem só devem ser realizadas por sistema visual. Este procedimento levou empresas aéreas a reduzir seus vôos com escala ou destino em Ilhéus. Os noturnos foram os mais atingidos e isso já causa alguns problemas econômicos para alguns setores, a exemplo da Informática e turismo.
Durante o encontro será formada uma comissão de prefeitos e demais autoridades dos municípios da região sul do Estado. Agendar audiências e procurar sensibilizar o governador Jacques Wagner, o presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a respeito da regularidade das operações é a estratégia que a comissão irá adotar, tendo em vista a importância da funcionalidade do aeroporto para o desenvolvimento regional.

Sede da Assistência Farmacêutica será inaugurada no próximo dia 24

A sede da Coordenação de Assistência Farmacêutica de Ilhéus será inaugurada no próximo dia 24, em Ilhéus. O local, onde também funcionará a Farmácia Municipal, fica no número 40 da Rua Quatorze de Agosto, próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade. O início das atividades no novo espaço será marcado por solenidade de abertura a partir das 9 horas, com a presença de várias autoridades, entre as quais o prefeito Newton Lima.
Antes da abertura, o imóvel que abrigará a Coordenação de Assistência Farmacêutica está passando pelas últimas adaptações, com instalação de equipamentos e mobiliário. De acordo com o coordenador, Antônio Jorge Marques, a sede é climatizada e com acesso para pessoas com deficiências. “Além de concentramos vários serviços em um só local, ofereceremos conforto e segurança para os usuários”, disse o coordenador.
Na nova sede da Assistência Farmacêutica, estarão disponíveis medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos (Rename), Relação Municipal de Medicamentos (Remune) e da Central Farmacêutica da Bahia (Cefarba). Também serão oferecidos alguns produtos excepcionais, que não estão nestas listas, mas são prescritos pelos médicos. Para orientar os usuários e tirar dúvidas, haverá sempre farmacêuticos no local.

Prefeitura recupera faixa de areia da boca da barra

A faixa de areia da praia da boca da barra, localizada na zona norte da cidade, está sendo recuperada pela Prefeitura de Ilhéus. Com o objetivo de devolver aos banhistas espaços que foram degradados pela falta de manutenção por parte das administrações passadas, os trabalhos são realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos do município. O local, que voltou a ser freqüentado por banhistas do bairro da Barra e de áreas adjacentes, está se tornando uma das praias mais procuradas da zona norte, por oferecer espaços voltados à atividade esportiva, entre outros atrativos.
Além do aumento da freqüência e do aproveitamento da faixa de areia para o desenvolvimento de algumas modalidades esportivas, a iniciativa da Prefeitura procura, ainda, acabar com a infestação de mosquitos no local, o que incomoda à comunidade. Este é um dos muitos problemas enfrentados pelos moradores da localidade ao longo dos anos. A água pluvial se concentrava na areia, criando poças que originavam criadouros de diversas espécies de insetos nocivos à saúde pública.
O problema está sendo solucionado com o auxilio de máquinas e por intermédio da abertura de drenos. O recurso permite o escoamento da água, que é despejada no rio Almada. Esta foi uma das razões que motivou à comunidade a fazer sérias críticas ás administrações passadas, uma vez que se sentia prejudicada com a proliferação dos insetos e de outros animais peçonhentos, a exemplo de ratos e cobras, estes em decorrência do crescimento do mato. A falta de aproveitamento da área também foi citada pela comunidade.
A ameaça de contrair dengue, devido o surgimento de criadouros no interior de pneus, vasos e das garrafas que eram deixadas na área, originou protestos da comunidade. Com o avanço das máquinas sobre a faixa de areia tomada pelo mato, os problemas estão se acabando, segundo Rosa Ferreira, moradora há mais de 35 anos da avenida Ubaitaba.

Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica será neste sábado

A Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza neste sábado (17) o Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica. Das 8 às 17 horas, postos fixos e volantes estarão espalhados por vários bairros da cidade, com profissionais imunizando cães e gatos com mais de um mês de vida. A mobilização contará ainda com o apoio dos alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), enfermeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra.
A meta da Campanha Municipal de Vacinação Anti-Rábica é que, até o dia 27 deste mês, sejam imunizados mais de 80% dos mais de 30 mil animais de Ilhéus. A zona rural já foi coberta, atingindo 96% da meta estabelecida. Durante três semanas, 10 equipes percorreram vilas, povoados e distritos do município, imunizando cães e gatos.
A vacina anti-rábica não possui contra-indicações, podendo ser administrada em fêmeas gestantes ou animais idosos. Para diminuir o tempo de espera, os proprietários devem levar o cartão de vacina de seus mascotes. Outra orientação é que os cães sejam conduzidos apenas por pessoas que tenham força suficiente para contê-los. E, caso sejam muito grandes, é recomendável o uso de focinheira. Como são muito ágeis, os gatos devem ser levados dentro de sacos ou fronhas de travesseiro.
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aloísio Correia Leite, o sucesso da campanha depende muito da colaboração da comunidade. “Imunizando os animais, os seres humanos também ficam protegidos, pois o vírus deixa de circular, diminuindo as chances de contaminação. Por isso, todos devem se conscientizar e não deixar de vacinar seus cães e gatos”, declarou.
A raiva, ou hidrofobia, não tem cura e mata assim que aparecem os sintomas. A única maneira de prevenir é através da vacina. A doença é passada aos seres humanos através da saliva de cães ou gatos contaminados, através de mordidas, lambidas ou arranhões. Por isso, em caso de algum tipo de agressão, imediatamente é preciso lavar o ferimento com água e sabão, já que o vírus fica envolto numa espécie de bolsa de gordura. Também é necessário procurar atendimento no CAE III (antigo Sesp) e comunicar o CCZ, através do telefone (73) 3634-4434.

Academia de Letras recebe cinzas do Professor Leopoldo Monteiro

Na tarde da última quinta-feira, dia 16, uma comitiva formada por parentes, amigos, ex-colegas e ex-alunos prestaram suas últimas homenagens ao professor Leopoldo Campos Monteiro, cujas cinzas foram trazidas de Brasília por seu filho, Johnson Bernadino da Silva Monteiro, que desembarcou no Aeroporto Jorge Amado. Entre os que integraram a comitiva estavam o presidente da Academia de Letras de Ilhéus, João Higino; o secretário municipal de Governo, José Nazal Soub e os professores Árleo Barbosa e Dorival de Freitas.
Antes de ser levada à Academia de Letras de Ilhéus – ALI, a caixa com as cinzas fez parada na sede do Lions Clube Ilhéus Pontal, local cujo Leopoldo foi um dos fundadores. Durante a passagem pelo clube, Johnson Bernadino afirmou que estava realizando um desejo de seu pai ao trazer suas cinzas para a cidade. “Meu pai amava esta cidade e tinha muito orgulho por esta terra. Seu último pedido foi o de retornar para aqui viver eternamente”, afirmou. Logo após, as cinzas foram trazidas pela viatura do Corpo de Bombeiros até o Palácio Municipal, onde uma nova homenagem foi prestada.
Durante a solenidade, que contou com as presenças da presidente da Fundação Cultural, Eugênia Célia e dos secretários Paulo Goulart (Planejamento e Obras), Eduardo Salomão (Saúde), João Fraga (Administração) e Sebastião Maciel (Educação), José Nazal lembrou que a semente plantada por Leopoldo Monteiro germinará por muitas gerações. “A educação é o maior bem que o cidadão pode ter e seu empenho em fazer o melhor pela nossa cidade e pela melhoria da nossa educação continuarão a nos incentivar”, afirmou Nazal.
Logo após, as cinzas foram levadas para a Academia de Letras onde foi realizada uma nova cerimônia com a presença de diversas autoridades e membros da Academia de Letras, local onde as cinzas permanecerão. O professor Leopoldo Campos Monteiro foi o idealizador da Bandeira e do Brasão municipais, além de membro da ALI, colaborador dos Jornais Diário da Tarde e Diário de Ilhéus, catedrático do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *