Força tarefa vai ajudar a renegociar dívida de agricultores familiares

Para renegociar as dívidas dos agricultores familiares inadimplentes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Crédito Fundiário e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vai realizar uma força tarefa junto com os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Nordeste, do Brasil e da Desenbahia.

A meta é zerar ou diminuir, consideravelmente, o número de inadimplência nos programas e beneficiar 137 mil agricultores familiares, atendidos pelo Banco do Nordeste e 30 mil pelo Banco do Brasil. A idéia é mobilizar os agricultores para que assinem o aditivo e não percam a oportunidade de efetuarem novas transações financeiras, estimulando-os a produzir.

Os técnicos da EBDA, representantes dos movimentos sociais e agentes financeiros, de cada localidade, irão se reunir, no início desta semana para elaborar um planejamento com agenda, diária, de ação no campo.

O prazo para aderir à renegociação das dívidas de operações dos programas foi prorrogado até o dia 14 de novembro. Após o prazo de adesão, os bancos farão análise do caso de cada agricultor para que, até 31 de dezembro, seja informado sobre sua situação e possa optar pelo pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *