Correios apresentam oportunidades de negócios

Dos mobiliários adquiridos pelas empresas dos Correios, atualmente, apenas 4% são de micro e pequenas empresa. A informação é da gerente nacional de Normas e Padrões das Empresas de Correios e Telégrafos (ECT), Tânia Regina Texeira Munari. Ela falou na tarde desta sexta-feira (26) a empresários do setor moveleiro. O grupo participa do último dia do Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, o Fomenta, que acontece em Brasília.

De acordo com Tânia, a área de mobiliário dos Correios representa uma grande oportunidade de negócios para as micro e pequenas empresas, visto que apenas 4% são explorados por esse segmento de empresas. No período de julho de 2007 a julho de 2008, os Correios acumularam no geral um montante de contratação de R$ 1,3 bi. Desse valor, as micro e pequenas empresas representam cerca de 10%.

Os números são expressivos, porém podem crescer ainda mais. Hoje, os Correios estão presentes em todos os municípios e estados do País. São 12.150 agências, distribuindo diariamente 45 milhões de objetos postais. Em cada município, há uma caixa postal ou uma agência comunitária dos Correios.

Jorge Domingos, que veio representando a empresa KO Indústria de Móveis Metalurgia Ltda. de Mato Grosso, ficou animado com os números que ouviu. A empresa onde trabalha já foi fornecedora de armários para os Correios. “Os Correios têm duas importantes características. A primeira é pagar o fornecedor no prazo e a segunda é ser rigorosa nas especificações técnicas do produto solicitado”, disse Jorge.

“Produzimos móveis para lojas comerciais. Porém, quando a produção está defasada, procuramos atender órgãos públicos. É vantajoso investir em compras públicas, porque as especificações do produto são dadas previamente”, explica.

Jorge conta que a empresa já ganhou licitações, por meio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Em uma licitação ficamos empatados com uma empresa de grande porte. O valor que apresentamos estava dentro da margem dos 10% sobre o valor da concorrente, o que nos permitiu apresentar novo orçamento e cobrir o menor valor da outra empresa”. Atualmente a empresa fornece armários para a Secretaria de Administração de Mato Grosso.

A agência nacional dos Correios fica em Brasília e é responsável por comprar os itens estocáveis, que depois são distribuídos aos estados. E existem as agências dos Correios regionais, que também fazem suas compras de acordo com as necessidades locais. “Desta forma as micro e pequenas empresas têm duas oportunidades de negócio, uma na esfera nacional e outra na regional, em cada estado”, afirma Tânia Regina.

As micro e pequenas empresas podem fornecer para os Correios por meio de duas modalidades: Pregão Eletrônico e Dispensa de Licitação. No Pregão Eletrônico, as micro e pequenas empresas da Região Sudeste já correspondem a 28% das contratações do Correios, seguida da Região Nordeste, com 21%, Região Sul, com 19%, e regiões Centro-Oeste e Norte, com 18%.

“O micro e pequeno empresário tem que investir em informática, para poder participar com maior freqüência e eficiência dos pregões eletrônicos. A tendência é que cada vez mais as compras sejam informatizadas. O conselho é: invistam em informática”, afirma Tânia.

A outra modalidade, que é Dispensa de Licitação, pode ser feita via internet ou presencial, na agência nacional ou nas regionais. Esta modalidade é utilizada pelos Correios para realizar pequenas compras de objetos comuns e contratação de serviços, com valor até R$ 16 mil, e para obras e engenharia de até R$ 30 mil.

É vasta a lista de mobiliário de que os Correios necessita. São desde cadeiras para escritório e agências até sofás, estações de trabalho para escritório e agências, balcões de atendimento, gaveteiros, estantes e armários para escritório e agências, arquivos deslizantes, painéis de informação, mesas de reunião, mesas de carimbação, balcões de agência, entre outros.

Os Correios identificaram os principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas em processos de licitação e perceberam: falta de acesso à internet de qualidade e pouco domínio das ferramentas de informática; documentos de habilitação; cadastro e atualização documental no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf); cumprimento de prazos; conhecimento da legislação sobre Licitações e Contratos; a qualidade dos produtos, serviços e atendimentos; administração profissional; conhecimento e entendimento sobre a forma de processamento dos negócios públicos entre outros.

Como vender

O empresário interessado em ser fornecedor dos Correios deve buscar no site dos Correios as informações sobre as licitações a serem abertas e seus respectivos editais, atentando para a documentação de habilitação exigida – www.correios.com.br.

Outro passo importante é providenciar cadastro e senha de acesso ao sistema Licitações-e do Banco do Brasil, ambiente virtual no qual ocorrem os pregões eletrônicos – www.licitacoes-e.com.br. Por fim, o empresário deve efetuar cadastro no Sicaf, obrigatório pelo § 1º do Art. 25 do Decreto n.º 5.450/2005 – www.comprasnet.gov.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7153 / 2107-9362 / www.agenciasebrae.com.br

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