Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura urbaniza Luiz Gama e outros altos da cidade

Prefeitura reforma cemitério localizado em Banco da Vitória

Cães e gatos de Ilhéus são imunizados contra a raiva

Escola Heitor Dias apresenta peça sobre historia do cacau nesta terça

Creas Sentinela de Ilhéus realiza festa em homenagem às crianças

Prefeitura urbaniza Luiz Gama e outros altos da cidade

A Prefeitura de Ilhéus mantém cronograma de obras para contemplar as partes mais elevadas da cidade, com a proposta de melhorar as condições de moradia e o acesso das famílias carentes que residem em locais íngremes e sem infra-estrutura urbana. A comunidade do alto Luiz Gama, localizada entre o alto do Basílio e a avenida Itabuna, está sendo beneficiada com pavimentação, drenagem pluvial e contenção de encostas, além de ligações domiciliares e esgotamento sanitário. As obras são tocadas com recursos do próprio município e atendem solicitação de moradores.

Os moradores aguardam esta iniciativa há mais de 20 anos e só agora estão recebendo as obras da atual administração municipal. Um dos pontos levantados pela comunidade, em relação aos serviços, trata da questão da possibilidade do acesso de carro ao alto, uma vez que isso vai ajudar muito no traslado de enfermos. No trecho mais íngreme da ladeira foi necessário fazer o nivelamento e isso exigiu a retirada de pedras, em razão da formação do terreno, o que dificultou o avanço dos trabalhos. Mais da metade do trecho da via de acesso ao Luiz Gama já recebeu pavimentação à base de placas de concreto. As ligações domiciliares de água e a rede de esgoto sanitário foram instaladas anteriormente.

Os passeios residenciais são construídos de acordo com a progressão da pavimentação e isso dá uma idéia de como ficará a obra depois de pronta, como informou representantes da empresa que está executando os serviços. Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Engenharia e Obras e de Serviços Urbanos já estão facilitando a locomoção da comunidade do Luis Gama.

A contenção prevista no projeto também foi construída e outros recursos serão utilizados com o propósito de impedir que a terra deslize em dias de chuvas, causando prejuízos materiais para as famílias que residem em áreas de risco. A medida pretende evitar que essas famílias fiquem expostas ao perigo.

Com as obras, a Prefeitura de Ilhéus promove serviços de infra-estrutura urbana para a comunidade e evita uma série de problemas, a exemplo daqueles relacionadas à mobilidade, acesso e segurança, entre outros que facilitam a vida das pessoas. Assegurar tranqüilidade é outra preocupação da Prefeitura com a obras, uma vez que todo trecho da ladeira receberá postes com iluminação. Isso vai permitir que a comunidade tenha mais segurança à noite, uma vez que a iluminação inibe a ação de marginais.

Diferentes – Em outros locais distintos e longe da Luiz Gama a Prefeitura de Ilhéus continua avançando com obras de infra-estrutura urbana. Na zona sul o destaque do projeto de melhoria das áreas íngremes da cidade fica por conta das obras que estão contemplando o alto do Mambape, comunidade carente que fica entre o Nelson Costa e o Hernani Sá.

No centro da cidade, as obras do alto do Boa Vista, conhecido ainda como Pacheco, foram retomadas. Neste caso, não se trata de uma comunidade carente, mas os trabalhos vinham sendo reivindicados há vários anos, sem que houvesse qualquer tipo de resposta por parte dos administradores anteriores. A via é um importante acesso ao Boa Vista e vai melhorar o tráfego de veículos e pedestres.

No Nerival, a Prefeitura constrói escadaria de acesso ao alto, que fica localizado no bairro da Barra, zona norte de Ilhéus. Outros trabalhos de infra-estrutura urbana estão sendo realizados nesta localidade, a exemplo de pavimentação, drenagem e construção de encostas. Os trabalhos mantêm o ritmo em outros altos.

Prefeitura reforma cemitério localizado em Banco da Vitória

A Prefeitura de Ilhéus realizou obras de reforma no cemitério do Banco da Vitória, bairro localizado na zona oeste, a cinco quilômetros da sede do município. Os trabalhos fazem parte da estratégia da Secretaria de Serviços Urbanos, no sentido de preparar o espaço para o Dia de Finados, 2 de novembro. A medida se estenderá para as demais unidades localizadas na grande faixa territorial de Ilhéus e visa oferecer bem-estar para familiares e amigos que visitam sepulturas de entes queridos.

Para melhorar o aspecto do cemitério do Banco da Vitória e dotá-lo de estrutura para a realização de sepultamentos, foi preciso construir uma capela, muro, alvenaria de contenção e passarela para facilitar o acesso. O espaço recebeu nova pintura e sua entrada, melhoramentos. A construção do muro foi necessária para impedir o trânsito de animais no interior da unidade. Como não existia caixa para o depósito de ossos, a Prefeitura mandou instalar este tipo de recurso, como informou o gerente de Cemitérios, Marcos Clement.

As instalações do cemitério do Banco da Vitória se encontravam em péssimo estado de conservação, devido ao descaso por parte das administrações anteriores, Sensibilizado com as condições do espaço, a atual gestão municipal autorizou a reforma, que correspondeu às expectativas de moradores do bairro, principalmente aqueles que possuem entes queridos sepultados no local.

Outros – Os trabalhos de limpeza no Cemitério do Basílio, este situado no bairro do Malhado, zona norte da cidade, já terminaram, e o espaço está passando por processo de pintura em sua capela. Até o Dia de Finados, quando os cemitérios recebem mais visitantes, a Secretaria de Serviços Urbanos se empenhará para deixá-los em condições de oferecer comodidade aos visitantes.

Trabalhos de limpeza são feitos normalmente nas unidades da Vitória e Barreira, ambas localizadas no perímetro urbano. A gerência de Cemitérios do município informou que a unidade do Salobrinho se encontra em boas condições de receber visitantes, mas antes do Dia de Finadas passará por serviços de limpeza e pintura. Outras unidades da zona rural terão este mesmo tipo de tratamento por parte da administração municipal.

Cães e gatos de Ilhéus são imunizados contra a raiva

Mais de 30 mil cães e gatos de Ilhéus deverão ser imunizados contra a raiva, cuja campanha de vacinação foi iniciada na última segunda-feira (22). O ponto alto dos trabalhos será no dia 18 de outubro, Dia Municipal. Na ocasião, a vacina estará disponível em postos fixos e volantes espalhados pela zona urbana de Ilhéus. “A vacina é de boa qualidade e só ela pode proteger os animais contra a doença, que não tem cura emata”, disse o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aloísio Correia Leite.

A Campanha Municipal de Vacinação Anti-rábica, que segue até 27 de outubro, começou pela zona rural do município, que é muito extensa. Para cobrir vilas, povoados e distritos, foram mobilizadas 10 equipes com vacinadores e motoristas. Além disso, os proprietários de cães e gatos da zona urbana podem levar seus animais para serem imunizados na sede do CCZ, localizada na entrada do bairro Teotônio Vilela, ou no CAE III (antigo Sesp), na Avenida Canavieiras.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que o proprietário leve o cartão de vacina de seus mascotes. Não há qualquer restrição, nem em caso de gestação ou idade avançada. “Contamos com a parceria da população, pois protegendo os animais da raiva, os seres humanos também são beneficiados”, disse o coordenador CCZ, Aloísio Correia Leite.

Os vacinadores e registradores que trabalharão na Campanha de Vacinação Anti-rábica participarão de um treinamento técnico, na próxima terça-feira (30). A capacitação começa às 9 horas e será realizada no auditório da Justiça Federal. Os profissionais aperfeiçoarão seus conhecimentos sobre o que é a doença, as técnicas de aplicação e conservação da vacina, que deve ficar na temperatura correta.

Escola Heitor Dias apresenta peça sobre historia do cacau nesta terça

A peça teatral “A história do ouro marrom” será apresentada em três sessões nesta terça-feira (30), no Teatro Municipal de Ilhéus. Fruto da idéia de dinamizar as aulas sobre a história de Ilhéus para turmas do ciclo II – fase I (equivalente à terceira série do Ensino Fundamental) da Escola Heitor Dias, a montagem poderá ser conferidas às 9, 15 e 2 horas e as entradas custarão um quilo de alimento não perecível.

O espetáculo conta a história desde como o cacau chegou à região, trazido da Amazônia, até sua decadência, com a vassoura-de-bruxa. “Esperamos que, através da peça, os alunos possam se interessar ainda mais sobre a história do nosso município”, disse a professora Ildemir dos Santos, responsável pela coordenação pedagógica de “A história do ouro marrom” junto com Ana Angélica Lima.

Escrita pela professora Maria Elizabeth Berhmann, a montagem conta com a participação de alunos, dos professores José Castro, Nilton Borges, Rita Santos, o funcionário Paulo César Reis e das ex-funcionárias Nilza Domiciano e Lucicleide Cruz. A vencedora do troféu Candango de melhor atriz coadjuvante com o filme “Eu me lembro” e avó de um dos estudantes da Escola Heitor Dias, Valderez Freitas, também faz parte do elenco.

Creas Sentinela de Ilhéus realiza festa em homenagem às crianças

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela de Ilhéus vai realizar um dia inteiro de atividades voltadas às crianças que acompanha. Nesta quarta-feira (1º), das 9 às 16h30min, na Associação de Funcionários da Ceplac (AFC), na rodovia Ilhéus-Olivença. Serão oferecidas refeições, lanches, brindes, além de brincadeiras e encenação da parte musical do espetáculo infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta”, da Cia. Boi da Cara Preta.

De acordo com a coordenadora do Creas Sentinela, Vânia Darri, o dia especial foi pensado como uma forma de oferecer experiências diferentes às crianças acompanhadas. “Com a proximidade do Dia das Crianças, planejamos uma festa que permitisse que elas saíssem do seu cotidiano, participando de atividades novas, incentivando a imaginação e elevando a auto-estima”, afirmou a coordenadora.

Para realizar a festa especial, o Creas Sentinela contou com o envolvimento de toda sua equipe, além da parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, empresários, lojistas e voluntários. As crianças receberão camisetas e serão levadas, gratuitamente, para o local das atividades.

Estão sendo esperadas cerca de 70 crianças para a festa especial organizada pelo Creas Sentinela. “Além de terem um histórico triste, grande parte dos pequenos é de baixa renda e nunca teria acesso às atividades que iremos proporcionar. Por isso nossa equipe está se empenhado para oferecer o melhor”, declarou Vânia Darri.

Atendendo crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, o Creas Sentinela oferece atendimento não só aos menores de18 anos, mas também às suas famílias. Também é realizado o trabalho preventivo, com palestras gratuitas e distribuição de material informativo. A orientação maior é que, para denunciar crimes sexuais ou maus tratos, basta ligar gratuitamente para o disque 100.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *