Na manhã desta Sexta-feira (26) o programa O Tabuleiro, em parceria com o Jornal do Radialista e da Rádio Conquista FM 105.9, promoveu debate entre os prefeituráveis do Município de Ilhéus. O evento, mediado pelo radialista Vila Nova, contou com a presença dos candidatos André Luis (Psol), Cacá Colchões (PR), Dr. Espírito Santo (DEM), Dr. Ruy (PT). O atual prefeito e também candidato a reeleição, Newton Lima (PSB), não compareceu ao debate e nem justificou o motivo da ausência.
O programa, que teve duração de 2 horas, constou de seis blocos. No primeiro momento, foi dado 1 minuto para que cada candidato pudesse expor suas expectativas e abordar a importância do debate. No segundo bloco, os candidatos responderam a uma mesma pergunta (Sendo eleito, quais as suas prioridades e qual a sua medida de impacto assim que assumir?), e tiveram direito a 2 minutos de resposta.
No terceiro bloco, os prefeituráveis responderam, mediante um sorteio, a temas surpresas com direito a 2 minutos de resposta. No quarto e quinto bloco, a temperatura do debate começou a esquentar. Através de um sorteio, o candidato selecionado deveria elaborar em 30 segundos uma pergunta, com temática livre, para um concorrente de sua escolha. A discussão foi permeada com temas sobre saúde pública, finanças e dívidas da administração local, propostas utópicas, e sobre o debate ocorrido ontem na Uesc.
O evento ocorreu em um clima extremamente satisfatório, com uma postura respeitosa por parte de todos os candidatos presentes, mesmo havendo momentos de debates mais intensos. Os candidatos elogiaram a realização deste debate, que foi o primeiro a ser realizado por uma rádio ilheense. É importante ressaltar que a produção do evento, repudiou a ausência do candidato Newton Lima, por acreditar que o debate é um espaço democrático, no qual os candidatos podem expor suas propostas para a análise dos eleitores.