Três líderes nordestinos de tribos começam nesta quinta-feira (25) campanha para mostrar para o mundo a situação dos índios no Brasil. A manifestação de paz começa por Paris, na França, e depois vai para a Bélgica. Os indígenas lutam pelo direito à terra, o respeito à natureza, o acesso à água e o reconhecimento de sua cultura.
Yakuy Tupinambá saiu do sul da Bahia para ser o porta-voz de sua tribo ante as autoridades federais brasileiras. Para ele, o movimento é uma ‘questão indígena, mas envolve também toda a Humanidade e, por isso, acaba sendo uma campanha de paz.’
Mesmo com o avanço nas leis para o reconhecimento da cultura indígena, eles alegam que muitas das leis não são cumpridas. Segundo os líderes, parte da culpa está nos privilégios dos grandes proprietários de terra que além de devastar as florestas e o meio ambiente, amedrontam e assassinam os índios.
Na agenda européia, os dirigentes indígenas vão estar no dia 8 de outubro na sede da Assembléia Nacional da França para falar com deputados e dirigentes de ONGs. No dia 13 de outubro, comparecem ao Parlamento Europeu em Bruxelas para participar de uma reunião da subcomissão dos Direitos Humanos.
FRANCE PRESSE