Prefeitura Municipal de Ilhéus

Donos de carros de som devem renovar alvarás até esta sexta

Setur lança edição de setembro do informativo Ilhéus Acontece

Campanha contra rubéola termina nesta sexta-feira

Prefeitura de Ilhéus constrói e recupera praças e jardins


Donos de carros de som devem renovar alvarás até esta sexta

Para estarem habilitados a realizar propaganda sonora comercial em Ilhéus, os proprietários de carros de som têm até esta sexta-feira (12) para a regularização de alvarás, feita pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans). Os interessados devem comparecer ao Setor de Protocolo da Prefeitura, localizado no térreo do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, Centro. O horário de atendimento é de meio-dia às 18 horas.

Para regularizar os alvarás do carro de som, é preciso apresentar a documentação seguinte: cópia do documento do veículo e certidão negativa de débitos municipais. Também são necessários certificado de antecedentes criminais, cópias da carteira de habilitação e comprovante de residência do proprietário do veículo e do condutor.

Após dar entrada na regularização do alvará no Protocolo, os veículos utilizados para propaganda sonora comercial são submetidos à vistoria. A inspeção é feita na sede da Setrans, que fica no Centro Administrativo, localizado na Avenida Itabuna, número 2222. Durante a inspeção, são verificados itens de segurança e condições dos automóveis. Caso não passem por este procedimento, os proprietários ficam sujeitos à penalização.

Setur lança edição de setembro do informativo Ilhéus Acontece

Trazendo os principais eventos da cidade e várias opções de lazer, a Secretaria do Municipal do Turismo já disponibiliza a edição de setembro do guia eletrônico Ilhéus Acontece. Distribuído via e-mail para hotéis, pousadas e pessoas ligadas ao trade, o informativo também pode ser conferido no site: www.ilheusdabahia.tur.br. Assim, nativos e turistas podem se programar antecipadamente para aproveitar os principais eventos e atividades promovidas na cidade.

O destaque da edição de setembro é 8º Festival do Camarão, iniciado na quarta-feira (10) e segue até o domingo (14). Idealizado pela Associação dos Cabaneiros de Praia de Ilhéus (ACPI) o evento acontece no estacionamento Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Além de pratos variados tendo como base o camarão, o Festival também possui programação dinâmica, com shows musicais, mostra cultural e atrações para o público infantil.

Na seção “Cultos e Missas”, o Ilhéus Acontece apresenta contatos de igrejas de diferentes religiões, com horário de visitação e atividades. Para setembro, há ainda o Seminário para Casais da Igreja Assembléia de Deus, entre os dias 18 e20, e a reunião de Batismo, no Morro de Pernambuco, no dia 27, também da Assembléia de Deus. E a Igreja Batista Lindinópolis realiza, nos dias 27 e 28, o Intercâmbio com a Primeira Igreja Batista de Porto Seguro.

O guia Ilhéus Acontece disponibiliza a programação completa do Teatro Municipal de Ilhéus, cujos destaques são o Festival Gospel de Música, que acontece até sábado (13), às 19h30min e o 5º Festeatro, que será realizado entre os dias 22 e 25 deste mês. As atrações semanais estão disponíveis no Disque Teatro (73) 3634-6183. Há ainda as atividades e espetáculos que estarão em cartaz na Casa dos Artistas. Os amantes da sétima arte podem conferir também os filmes exibidos no Cine Santa Clara, ligando para (73) 3231- 5409.

Quem estiver disposto a um passeio cultural pode conhecer o horário de visitação de alguns espaços culturais disponíveis no guia Ilhéus Acontece. Há informações sobre a Casa de Cultura Jorge Amado, do Museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade, da Biblioteca Municipal Adonias Filho e do Arquivo Público João Mangabeira.

A seção “Cursos e Aulas de Esportes” foi criada pensando naqueles que desejam cuidar mais do corpo. Nela estão disponíveis alguns locais que oferecem aulas de várias modalidades esportivas como: surf, canoagem, capoeira, futebol, tênis, vela, capoeira e musculação. Mas se a intenção é curtir uma música ao vivo, os leitores podem ficar atualizados sobre a programação de diversos bares, restaurantes e pizzarias que oferecem o serviço. O guia traz os telefones, endereços e programação dos estabelecimentos comerciais.

Os principais shows e eventos que acontecerão na cidade durante o mês têm uma seção especial no informativo da Secretaria do Turismo. Em setembro, os principais são a festa de 10 anos do Inferninho, neste sábado (13), a partir das 16 horas, em frente a Uesc. No dia 27, será a vez da banda carioca “O Rappa”, no Batuba Beach. E, a partir das 14 horas do dia 28, a Avenida Soares Lopes será palco da descontração e irreverência da 4º Parada Gay da Diversidade. O evento terá como atividade preliminar a “Mostra de Cultura, Educação Sexual e Cinema GLBT”, no dia 26, no Teatro Municipal.

Para ter sua programação inserida, gratuitamente, no informativo Ilhéus Acontece, os organizadores de eventos e empresários devem as informações até o dia 28 de cada mês, pelo e-mail seturilheus@hotmail.com, ou procurar a Secretaria do Turismo. Para mais informações, basta ligar para 3634-6008.

Campanha contra rubéola termina nesta sexta-feira

Homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos que ainda não se vacinaram contra a rubéola, devem procurar a unidade de saúde mais próxima até esta sexta-feira (12). A Secretaria de Saúde de Ilhéus pede que ninguém deixe de ser imunizado, uma vez que o objetivo é erradicar a doença não só do país, mas também do continente. O Brasil se comprometeu junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas) a acabar com a rubéola até 2010.

A campanha de vacinação contra a rubéola foi iniciada no dia 09 de agosto e teve como ponto alto o Dia Nacional, no último dia 30. Até o início desta semana, a Secretaria de Saúde havia imunizado mais de 51 mil pessoas receberam a dupla viral, que também protege contra o sarampo. “As equipes de vacinadores intensificaram os trabalhos para atingirmos a meta de 75.668 homens e mulheres”, declarou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.

Para imunizar o maior número de pessoas, a Secretaria de Saúde de Ilhéus dividiu a cidade em quatro sub-comandos e montou várias estratégias, unindo o Departamento de Atenção Básica, a Coordenação de Imunização e a Vigilância Epidemiológica. Equipes de vacinadores deixaram os limites das unidades de saúde e foram a campo, visitando escolas, cursos, igrejas, agências bancárias, associações e comércio. Também foram montados postos extras na Central de Abastecimento do Malhado, na Avenida Soares Lopes, durante o desfile cívico de 7 de Setembro e nos shows de Keketa e Nando Reis

Com o sucesso da campanha de vacinação contra rubéola, pretende-se acabar com a Síndrome da Rubéola Congênita que, adquirida no primeiro trimestre da gestação, pode causar aborto ou seqüelas graves nos bebês, como cegueira e doenças cardíacas. “Se todos não forem imunizados, o vírus continuará circulando e a doença não será erradicada”, alerta Cássia.

Ao vacinar todos os homens e mulheres contra a rubéola, o vírus não encontrará hospedeiros e deixará de se reproduzir. Transmitida pelo ar, a doença apresenta sintomas parecem com a gripe, causando de febre baixa e dores no corpo. Também são comuns manchas vermelhas pelo corpo e ínguas no pescoço e nuca. A única forma evitar o contágio é através da vacina dupla viral, que é injetável e também protege contra o sarampo.

Prefeitura de Ilhéus constrói e recupera praças e jardins

A Prefeitura de Ilhéus está recuperando e construindo praças em vários bairros do perímetro urbano e o objetivo é oferecer espaços de lazer e entretenimento à população, além de humanizar áreas abandonadas pelas administrações anteriores com jardins. Em alguns bairros as obras foram concluídas, em outras áreas estão em fase de execução. Nos demais locais, os trabalhos serão iniciados de acordo com o cronograma da Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela coordenação das obras de urbanização e mudança de aspectos visuais da cidade.

Técnicos ligados ao setor informaram que até a conclusão da primeira fase do projeto de humanização de espaços urbanos, a cidade vai contar com mais 21 praças. Deste total, algumas foram reformadas para devolver espaços à população que entraram no desuso devido à falta de manutenção por parte dos gestores passados. Destacaram praças construídas e em conclusão nas partes elevadas da cidade, tendo em vista a importância das obras para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

No alto do Amparo, localizado no bairro Malhado, zona norte de Ilhéus, estão sendo construídas duas praça, sendo uma voltada para as lavadeiras, mulheres que sobrevivem ou contribuem com a renda familiar através deste oficio. Também no Malhado, a Secretaria de Serviços Urbanos construiu o jardinete que fica na praça do Tamarindeiro, esse em parceria com a Secretaria de Engenharia e Obras do município. Terminada a estrutura dos canteiros em cimento e tijolos, a Prefeitura vai fazer o plantio de mudas ornamentais, o que vai embelezar e humanizar um pouco mais a área que serve de divisor de pistas de rolamento de automóveis e ônibus.

Em parceria com os moradores do Nossa Senhora das Vitórias, na zona sul da cidade, a Secretaria de Serviços Urbanos construiu uma das praças do local. O novo espaço está sendo bastante aproveitado pela comunidade, já que o bairro não possui áreas de lazer e entretenimento para atender a demanda. Também uma quadra esportiva foi construída para beneficiar moradores e estudantes da Escola Fé e Alegria.

Como parte do cronograma de obras da Secretaria de Serviços Urbanos, o bairro universitário do Salobrinho, comunidade localizada a um pouco mais de 20 quilômetros da sede do município, também será contemplado com praça. Os serviços de jardinagens que estes espaços recebem são de fundamental importância para embelezar e humanizar as praças da cidade.

No centro da cidade, a praça Castro Alves, uma das mais antigas do centro histórico de Ilhéus, foi totalmente recuperada. Com as obras envolvendo reposição de pedras portuguesas, colocação de bancos novos e serviços de jardinagens, o espaço passou por uma mudança radical, deixando satisfeito o publico que costuma freqüentar a área nos finas de tardes, para comer acarajé e outros petiscos, jogar conversa fora e botar o papo em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *